Hoje a sugestão é doce, com chocolate e é um clássico, mas numa versão 100% vegetal ou vegan.
Mousse de chocolate vegan (sem ovos e sem manteiga), mas com a mesma textura da receita original e com apenas 2 ingredientes.
Impossível?
Não, e garanto que ficam com uma sobremesa de mousse de chocolate cremosa, igual à mousse de chocolate tradicional.
Há uns meses partilhei uma receita de mousse de chocolate saudável com abacate, banana e cacau, um clássico e uma boa alternativa à receita tradicional.
Esta receita é diferente.
Mas como? pois bem tem aquele ingrediente estranho que possivelmente já ouviram falar. Aquafaba, e este ingrediente é sem duvida o diferencial nesta receita.
O que é Aquafaba?
Aquafaba, vem do latim aqua (água) + faba (feijão ou grão) = Água de cozer o grão (há quem diga que também funciona para outras leguminosas).
Nada mais é que aquela água que vem nas latas do grão e/ou a água que fica na panela depois do grão-de-bico estar cozido.
Esta descoberta foi feita pelo Joël Roessel em 2014 (um tenor, vegano e apaixonado por culinária), onde em experiências de gastronomia molecular.
Ele descobriu que era possível fazer espuma com consistência de “claras em castelo” após bater por alguns minutos a água que resultava do cozimento do grão-de-bico.
Assim, mais tarde em 2015 Goose Wohlt, publicou a primeira receita de merengue vegano através da aquafaba.
Começou assim a revolução das sobremesas veganas como a mousse de chocolate vegan feitas com este ingrediente inusitado(1)
Por isso esta receita de mousse de chocolate vem de um destes autores e já se expandiu e foi replicada por muitas pessoas.
Confesso que já tinha experimentado fazer outras receitas com aquafaba, mas o resultado não tinha sido muito positivo.
Portanto, o resultado é surpreendentemente agradável, leve e garanto que não sabe a grão-de-bico.
Aliás fiz a primeira experiência com um apreciador de mousse de chocolate (o filho do meu marido que tem 13 anos), ele não é vegetariano e nem pensar experimentar coisas estranhas ou diferentes.
Claro que não lhe disse os ingredientes e o resultado?
“Uau, esta mousse é tão boa!, podes fazer mais?” já fiz para mais pessoas e todas gostaram, por isso acho que passou no teste.. resta experimentarem aí em casa 😉
Vamos à receita da mousse de chocolate vegan?
Mousse de chocolate vegana
Ingredientes:
- 100 grs chocolate preto – usei 70% cacau**
- 150 ml aquafaba*
Como fazer:
- Começar por cortar o chocolate em pedaços mais pequenos e derreter lentamente em banho-maria.
- Enquanto o chocolate derrete vamos bater a aquafaba numa batedeira, ou na bimby com o acessório borboleta (usei água de cozer o grão em casa. Se usar de lata tenha atenção à quantidade de sódio presente).
- Nota: Pode deixar a aquafaba alguns minutos no frio antes de bater (mas é opcional).
- Bater a aquafaba até virar “claras em castelo”. O tempo pode variar com a potência da batedeira, normalmente consigo obter o ponto em 5 minutos. O ponto ideal é quando a aquafaba fica bem firme e não cai da colher (ponto merengue).
- Nota: não adicionei açúcar, pois usei chocolate com 70% de cacau (já tem açúcar), se quiser juntar algum adoçante (totalmente opcional), deverá fazer na fase antes de dar o ponto.
- Quando o chocolate estiver derretido juntar ¼ de aquafaba batida e envolver muito bem no chocolate (isto permite arrefecer um pouco o chocolate e não ganhar grumos).
- Transferir todo o chocolate para a taça onde esta a aquafaba e envolver tudo muito bem de forma gradual, até estar homogéneo.
- Transferir para taças individuais.
- Levar ao frigorífico por pelo menos 4 horas.
- Devorar!
Video
Notas:
– Para fazer aquafaba caseira: Demolhar o grão-de-bico seco no triplo de água por cerca de 12 horas. Passado esse tempo descartar a água, lavar o grão e colocar numa panela de pressão com 2 dedos de água (acima do grão), juntei um pouco de sal marinho (sem exageros!), cozer o grão por 20 minutos (após a água começar a ferver). Deixar o grão arrefecer completamente dentro da panela. separar a água do grão, deixar a água no frigorífico e está pronto a usar. Há quem ferva essa água até reduzir de volume, mas eu não acho necessário.
**usei 70% cacau, mas podem usar com menor percentagem.
– Conservar no frigorífico até 4 dias
Informação nutricional:
Livro Made by Choices – O Menu da Semana
Mais receitas de sobremesas:
- Mousse de abacate e chocolate
- Mousse de coco e chocolate
- Mousse de tofu e chocolate
- Sobremesas saudáveis
até breve
Vânia
(1) – Fonte onde retirei a informação sobre os autores da aquafaba
O meu ficou aguado em baixo dos potinhos. Pq será?
Olá Andreia, a aquafaba ficou no ponto de claras em castelo?
Olá, fala na possibilidade de usar com água de cozer outros grãos, já experimentou com a água de cozer feijão para saber como fica ou melhor é com água de cozer grão-de-bico?
Ja recebi algum feedback de pessoas que fizeram com feijão azuki e que bateu.
Não queria acreditar que ficaria assim tão cremosa… mas fiquei rendida…
E eu que deitava fora a água do grão… agora tenho como a aproveitar 🙂 muito obrigada
funciona super bem ?
Oi, pode usar chocolate em pó caso não tenha o chocolate em barra?
Olá Fernanda, nesta receita é preciso ser em barra devido à manteiga de cacau (gordura) que dá consistência.
Fiz esta mousse e ficou um espectáculo 🙂 fiz com água de grão de bico comprado que vem em garrafa de vidro e até juntei um pouco de água fria pois só tinha 100ml de aquafaba eu acho que o segredo para bater mais rápido é estar bem fresca pois nem demorei 2 min a atingir o ponto de claras em castelo, confesso que usei um chocolate culinária com 53% de cacau da marca DIA por ser mais baratuxo pois estava com medo de não dar certo, mas ficou mesmo ótima, para a próxima faço com um chocolate com mínimo de cacau de 70%, agora será a mousse que vou passar a fazer sempre, obrigada pela partilha!
Hoje é dia de Natal, por isso desejo-lhe Feliz Natal ?e resolvi fazer a mousse de aquafaba, seguindo à risca a sua receita, mas com a água da lata de grão Ainda está no frigorifico, mas até que correu bem. Como usei chocolate 70% ao provar antes de colocar no frio, achei demasiado amarga. Gostaria de para a próxima vez adicionar um adoçante, mas de que tipo é
a minha dúvida. Pode ajudar-me?
Muito obrigada
Pode fazer com um chocolate (de menor percentagem de cacau) ou juntar algum doce na aquafaba por ex.
Oi! Eu fiz, mas não endureceu na geladeira! Deixei até mais que 4 horas, mas juntou água no fundo e não endureceu. Sabe o posso ter feito errado?!
Olá Bruna
Possivelmente a aquafaba não ficou bem batida em claras. Eu demorei 5 minutos na batedeira que uso mas pode demorar um pouco mais dependendo da potência. Outro truque é ir juntando lentamente o chocolate com as claras como mostro no video.
Beijinhos
Boa noite em que velocidade coloca na bimby?
Obrigado.
Olá Marcia, na velocidade 6-7 ?
Não consegui bater bem a Aquafaba. O que pode ter corrido mal?
Olá Carla
Experimente deixar a água do grão no frigorífico por algumas horas.
Beijinho
Vânia
Olá! Se eu fizer esse mousse pra usar em uma torta que deve ir ao congelador e ficar bem congelada, quando descongelar, ele mantém a textura?
Olá Mónica,
Nunca experimentei congelar, por isso não sei responder à questão. Caso experimente pode partilhar o resultado 🙂
Beijinhos
Olá Vânia, quero utilizar o chocolate 70% de cacau por ser mais saudável mas gostava de juntar um pouco de geleia de arroz, para ficar mais docinho. É possível? Ou vai alterar a consistência? Muito obrigada pela ajuda!
(esta receita tem imensos comentários! ) 😉
Olá Ana,
Por acaso nunca experimentei usar adoçante liquido nesta receita, mas se colocar penso que deve funcionar (se não for muita quantidade).
Beijinhos
O chocolate preto usado nesta receita pode ser sem açúcar ou é´melhor não? É que duas das tabletes de chocolate preto que tenho em casa são destas e a outra é com frutos vermelhos…
Olá Nuno, sim pode ser sem açúcar 😉
Olá, Vânia! Gosto muito das suas receitas! Tu poderias dizer-me a quantidade chocolate em chávenas, por favor?
Olá, Vânia! Gosto muito das suas receitas! Tu poderias dizer-me a quantidade chocolate em chávenas, por favor?
Qual a quantidade de chocolqte?
100grs
Olá, Vânia! Feliz ano novo!
E muitos parabéns pelo blog, que eu adoro!
Não cozendo o grão numa panela de pressão mas sim num tacho, qual é a quantidade de água e o tempo de cozedura apropriados, por favor?
Muito obrigada e continue a alegrar os nossos dias!
Olá Ana,
Num tacho normal leva muito mais tempo, nesse caso deve colocar o dobro em água e ir vigiando até cozinhar.
beijinhos
Olá Vânia!
Estou a descobrir todo um mundo zero-waste e a aprender a criar e a apreciar novas receitas e paladares…
Ontem cozi feijão-vermelho, mas lembrei-me de guardar a água para a dita “aquafaba”.
Será que para fazer esta mousse deliciosa posso usar esta água em vez da de grão de bico?
Muito obrigada por todas as partilhas!
Bem-haja!
Nunca experimentei com feijão vermelho ,mas já me li que o feijão azuki dá para fazer a aquafaba.
Beijinhos
Vânia
Oi! Posso colocar Agar Agar pra firmar ele mais? Preciso fazer um entremet e ele precisa ficar cremoso, porém mais estável.
Olá Mónica,
Nunca experimentei com agar agar.. mas é capaz de ficar com uma consistência de pudim, mas é uma questão de experimentar.
beijinhos
Olá gostaria de dizer que tentei seguir a receita mas não obtive o resultado esperado, talvez a receita ficou um pouco vaga no quesito quantidade de grão de bico e água na panela.No momento estou tentando concentrar a solução fervendo a água de grão de bico, vou ter que esperar resfriar para tentar novamente.estou no caminho certo?
Olá Luiz, a quantidade no grão a usar é a gosto.. quanto à água para cozer deverá ser dois dedos acima da grão. Depois de cozer deve esperar arrefecer completamente a água com o grão e só depois bater. beijinhos
Se te ajudar, achei uma receita bem detalhada de Aquafaba: http://www.casaecozinha.com/2016/04/receita-facil-aquafaba-o-que-e-para-que.html
Adorei a receita!
Posso usar cacau em pó de vez de chocolate derretido?
Olá Dandara,
infelizmente nesta receita não funciona com cacau em pó.. necessita da gordura (manteiga de cacacu) para ganhar consistência.
Beijinhos
Quais são as folhas que estão na foto guarnecendo a mouse?
Olá Luiza,
São folhas de hortelã.
Beijinhos
Olá!! Obrigada pela receita. Tenho uma pergunta: minha nousse ficou aerada mais a textura ficou arenosa e não cremosa. Provamelmente porque o chocolate derretido se misturou com um 1/4 da mistura batida em neve e solidificou. É esse mesmo o resultado ou fiz alguma coisa errada quando fiz esse processo?
Olá Pollyanna,
O chocolate não deveria solidificar com 1/4 da mistura.. estava muito quente ou a aquafaba muito fria? beijinhos
Olá Vânia sabe dizer-me quanto tempo a água de cozer o grão aguenta no frigorífico?
Bjs, Patrícia
Olá Patrícia,
A água no frigorífico não aguenta muitos dias, 2 a 3 no máximo.
Beijinhos
Olá.
Essa receita não é original do Heston Blumenthal? Ainda que um pouco diferente, acho que a “ideia” inicial é dele, ou não? Se não estou em erro a receita dele surge em 2007.
Vou experimentar.
Parabéns pelo blog!!
Olá Hugo,
É capaz.. posso ter visto mal quando andei a pesquisar.. mas.. independente de quem a inventou.. é de génio 😀 hihi
Beijinhos
Vânia
Olá, precisava memso de ajuda, queria tentar fazer a receita hoje.
Usei agua de lata de vidro do grao de bico, pus 5m na liquidificadora, mas nao ta a ficar com a consistência. Tou a fazer alguma coisa errada?
Obrigada !
Olá Nadine,
Peço desculpa pela demora.. colocou um pouco no frio? normalmente a água do frasco ou de lata bate sempre certo..
beijinhos
Experimentei fazer ontem. Um sucesso. Ficou pronta em menos de 10 minutos. A Aquafaba em 3 minutos na bimby ficou estupenda, e nem foi necessário meter antes no frigorífico. A Mousse ficou super cremosa. Nunca tinha feito uma mousse tão boa. Recomendo 🙂
Olá Vânia
Tentei fazer a mousse mas não correu bem. A aquafaba não ficou em claras em castelo. Ficou líquida .Usei a água de cozer o grão e programei 6minutos, vel. 4 na bimby. O que terei feito mal?
Parabéns pelo blog.
Carla
Olá Carla,
Fez todo o processo como indiquei? “Para fazer aquafaba caseira: Demolhar o grão-de-bico seco no triplo de água por cerca de 12 horas. Passado esse tempo descartar a água, lavar o grão e colocar numa panela de pressão com 2 dedos de água (acima do grão), juntei um pouco de sal marinho (sem exageros!), cozer o grão por 20 minutos (após a água começar a ferver). Deixar o grão arrefecer completamente dentro da panela. separar a água do grão, deixar a água no frigorífico e está pronto a usar”.
beijinhos
FICOU DELICIOSA.OBRIGADA..E SUPER FÁCIL E SAUDÁVEL
Olá Vânia,
Tentei fazer esta receita por duas vezes e não correu bem. A aquafaba demorou imenso tempo a ficar em “claras em castelo” e depois de a mousse ir ao frigorífico nunca ficou sólida. Dá-me a sensação que a aquafaba é demasiado líquida.
Obrigado e parabéns pelo blogue.
Olá Tiago,
A água que usou foi de cozer o grão em casa ou de lata?
Foi de cozer o grão em casa. Cozo todas as leguminosas em casa.
Que quantidade usou para cozer o grão? a água para cozer não deve ultrapassar os 2 dedos acima.. depois de cozido deve deixar ficar o grão na água até arrefecer (para criar mais goma) e só depois bater.. nem sempre é fácil dar o ponto da aquafaba.
Espero que ajude
beijinhos
Eu tive sucesso à segunda tentativa. Acho que o truque é mesmo a quantidade de água que se utiliza para cozer o grão de bico. Se for demasiada água vai ser difícil obter o ponto. Obrigado pela receita Vânia 🙂
Não precisa por essência de baunilha na aquafaba ou açúcar?
Olá Larissa, pode colocar, mas é opcional. Beijinhoos
Olá! Tenho de agradecer esta dica. Eu fiz hoje uma ligeira evolução a esta receita pois fiz mouse de cacau e sem açúcar, com geleia de arroz. As quantidades certas ainda não tenho pois estou a ajustar. Mas posso deixar aqui o que fiz, e se alguém acertar nas quantidades agradeço também :D.
100gr cacau, 250gr geleia de arroz, 5gr óleo grainha uva, 20gr leite de arroz, 1cc extrato de baunilha. Derreter em lume brando. Por aqui temos um sabor aproximado ao chocolate basta ajustar o doce com geleia. Depois de estar pastoso fazer o processo conforme descreves e fica espectacular. Utilizei cerca de 300ml de aquafaba. Pormenor: ficou um pouco líquido por baixo mas cremoso em cima. Sugestão: evaporar um pouco a geleia de arroz depois juntar os restantes ingredientes para fazer a pasta de forma a ficar sem líquido no resultado final. Completamente vegan ;D Boa sorte. Quando acertar na receita pretendo divulgar no Facebook e a receita neste link. Muito obrigado
onde encontro geléia de arroz? ou como faço? nunca vi isso aqui no Brasil
Olá Rebeca,
Não sei se existe com esse nome no Brasil.. talvez mel de arroz? compro em lojas de organicos
beijinhos
Minha aquafaba está na geladeira. A noite prepararei a receita. Deve mesmo ficar ótimo!!! Depois volto para contar!
Sarah
http://www.acasadaritablog.blogspot.com.br
Boa tarde,
Pelo que eu percebi também é possível fazer esta receita com água de cozer o feijão certo?
Obrigada,
Madalena
Olá Madalena,
Sim é possível (tenho algumas leitoras que já experimentaram fazer e dizem funcionar 🙂 )
beijinhos
Vânia
Sera que da para fazer esta receita com cacau cru em pó?
Olá Ana,
Com cacau em pó não funciona pois precisa da manteiga de cacau para ter consistência.
Beijinhos
Uma pergunta, estou hoje a cozer o grão mas só vou conseguir ter chocolate amanha. Posso guardar a água no friogorifico e só bater amanha? Muito obrigada
Olá Filipa, sim sem problemas 😉
Bom dia,
Eu fiz e coloquei no congelador da geladeira e como de se esperar, congelou hahaha então não era para colocar no frigorífico, e sim na geladeira? Acabei de tirar e coloquei na geladeira, espero que não desande ?
Olá Ingrid,
eheheh nós em Portugal chamamos frigorífico (à geladeira) 😉 e congelador ao (freezer)..
beijinhooos
Bom diia!!!
Eu interpretei errado hahaha mas tirei do freezer e ficou muito gostoso mesmo assim!
Obrigada!!!!
Bjs
Olá Vânia, desde já dou-te os parabéns pelo excelente blog!
Em relação a esta receita tenho uma dúvida: quanto tempo pode a água de cozer o grão, permanecer no frigorífico?
Obrigada
Olá Sara,
Pela minha experiência até 5 dias (no máximo). Já deixei uma semana (porque me esqueci) e já estava estragado.
Beijinhos
Eu fiquei com uma dúvida, se na receita usa chocolate, entao nao é vegan, pois chocolate, mesmo 70% tem leite na composição, é isso ou eu entendi errado? No caso eu poderia substituir o chocolate por cacau em pó orgânico?
Desde ja muito obrigada
Olá Lucuana,
Existem chocolates no mercado 70% sem leite. Já há marcas que fabricam com certificação vegan. Normalmente os chocolates com uma elevada percentagem de cacau não têm leite na sua composição.. mas muitos dizem “pode conter vestígios”, por serem feitos nas mesmas instalações.
Eu por acaso experimentei noutro dia e fiquei admirada com o resultado 🙂 Ficou muito boa e aprovada por todos lá em casa 🙂
Obrigado pela partilha 🙂
😉 é realmente surpreendente!
nao precisa de emulsificante? ja vi gente que a aquafaba depois amoleceu
Olá Livia,
O emulsificante costuma ser usado para os suspiros, merengues (quando vai ao forno), para esta receita não é necessário (pelo menos eu não utilizo) 😉
bjs
Vânia
*baba, rios e rios de baba*
Você cozinha o grão de bico na panela de pressão?