Uma versão 100% vegetal da tradicional receita de esparguete com almôndegas e molho de tomate. Um prato delicioso e perfeito para dias atarefados.
Só precisamos de um tacho e alguns ingredientes base para fazer esta comida de conforto.
Adapta-se bem a qualquer altura do ano.
Esta é uma daquelas receitas que acho sempre que a maioria das pessoas sabe fazer. Ela é totalmente adaptada da tradicional receita de esparguete com almôndegas (de carne) com molho de tomate.
Para esta versão apenas troquei as almôndegas (de carne) por almôndegas (vegetais) e funciona na perfeição. É sempre sucesso garantido cá em casa.
Como fazer esparguete com almôndegas e molho de tomate?
Vamos precisa de apenas 1 tacho e os ingredientes:
No final da cozedura da massa, basta juntar as almôndegas vegetais que cozinham em 5 minutos. Aqui o processo é bem diferente das almôndegas de carne.
Sobre as almôndegas de base vegetal (vegan):
Para esta receita em particular usei almôndegas pré-congeladas e cozinhadas, por essa razão elas só são adicionadas ao tacho no final da cozedura do esparguete.
Sugestão de almôndegas vegan (de compra):
Se optares por almôndegas caseiras congeladas podes fazer o mesmo processo de juntar apenas no final da cozedura ou assar no forno e juntar apenas no prato (para que não se desfaçam).
duas sugestões de almôndegas caseiras que funcionam bem nesta receita:
Esparguete com almôndegas e molho de tomate
Ingredientes:
Para esparguete com almôndegas e molho de tomate
- 1 cebola
- 2 c.sopa azeite
- 2 folhas louro
- 250 ml polpa de tomate
- 180 grs massa esparguete
- 1 litro água
- 16 almôndegas vegan*
- 1 c.chá alho em pó
- 1 c.chá pimentão doce
- 1/2 c.chá pimenta preta
- sal a gosto
Toppings:
- coentros frescos
- parmesão vegan
Como fazer:
- Começa por escolher um tacho grande e prepara todos os ingredientes para ser mais fácil na hora de fazer a receita.
- Descasca a cebola e corta em cubos.
- Ao tacho junta o azeite e deixa aquecer.
- Junta a cebola picada e as folhas de louro. Com uma colher de pau envolve bem e deixa saltear em lume alto por alguns minutos ou até a cebola estar dourada.
- Quando estiver dourada junta a polpa de tomate e os temperos. Envolve bem e deixa cozinhar por 2 a 3 minutos para libertar os aromas.
- Se preferires podes ferver a água num jarro elétrico e juntar ao preparado. No entanto podes juntar água fria e deixar ferver no tacho. Funciona das duas formas.
- Quando a água estiver a ferver junta a massa esparguete no centro do tacho e deixa cair para as laterais. Desta forma o calor vai puxar a massa para dentro do molho e cozinhar gradualmente.
- Deixa a massa cozinhar por 10 minutos e vai mexendo para que não agarre ao fundo.
- Nesta fase podes ajustar os temperos a gosto.
- Nesta receita usei almôndegas vegan* pré-cozinhadas e congeladas por isso coloco as almôndegas já na fase final da cozedura da massa e elas cozinham rapidamente em 5 minutos.
- No total a massa cozinha em 15 minutos. Não deixes mais tempo, pois ela tem tendência a empapar. Mesmo que desligues o lume e a massa ainda esteja "al dente" ela acaba por cozinhar no calor residual
- Serve a massa com as almôndegas na hora, com coentros picados e parmesão vegan.
Notas:
- Nesta receita usei almôndegas de proteína vegetal da Ikea, mas outra alternativa são as almôndegas de proteína vegetal da iglo
- Nesta receita também funciona bem almôndegas vegan caseiras como: almôndegas de feijão azuki ou almôndegas de grão e cenoura.
Gostaste desta sugestão? experimenta também estas:
Até breve
Vânia
Gostaria de fazer esta receita com as almôndegas de grão e cenoura, mas tenho uma dúvida. Devo cozinhar as almôndegas no forno e depois juntar ao esparguete? Ou posso adicionar logo, e ficam cozinhadas em 5 minutos?
Olá Teresa
As almôndegas de grão só devem juntar ao esparguete no final da receita uma vez que a consistência é diferente.
Vânia