Hoje a receita é de um prato principal, mais propriamente uma tarte. Muito leve, saborosa e ideal para esta estação da primavera. Esta receita não é nova cá por casa e rapidamente se tornou uma da favoritas. Costumo acompanhar com uma salada de verdes (rúcula, agrião ou alface) e como ainda estamos na época das laranjas gosto de as juntar à salada. fica simplesmente perfeito. Agrião ou rúcula + laranja = D E L I C I O S O!
Esta receita é de uma amiga de faculdade a Sara M. e este post é dedicado a ela. A Sara tinha um Blog maravilhoso de receitas saudáveis e macrobióticas, mas ficou um pouco parado pois nem sempre há tempo para nos dedicarmos ao Blog. Quem tem um sabe todo o trabalho que dá manter um Blog activo.
Esta receita é tão simples que o único trabalho é mesmo fazer a massa. Mas sinceramente vale a pena investir esse tempo ao invés de comprar já feita. As massas de compra estão cheias de gordura, farinha refinada e conservantes. Bem sei que uma das razões que leva as pessoas a desistir de fazer uma determinada receita é a falta de tempo, mas esta é daquelas refeições que se pode fazer ao fim de semana.
A consistência desta tarte é diferente de uma quiche, fica mais solta. Já tentei fazer para um picnic mas como se esfarela muito não é muito prática. Mas no que perde em praticabilidade ganha em sabor.
Já falei noutras receitas nas quais usei tofu e produtos derivados da soja, como o molho de soja. Sempre que compro faço questão que seja biológico e com o mínimo de lista de ingredientes possível. O grande problema da soja é que 80% que é produzida é geneticamente modificada, por isso tenha atenção e prefira soja produzida de modo biológico.
Para esta receita não necessita de mais especiarias para além do molho de soja, pois este já contém sal, mas pode sempre colocar um pouco de pimenta preta ou outro condimento do género.
A receita segue abaixo e o video da mesma encontra-se no final da página.
Tarte de tofu
Ingredientes:
Massa
- 180 grs farinha de espelta
- 125 ml água
- 1 c.sobremesa fermento usei biológico
- 1 c.sobremesa azeite
- pitada sal
Recheio
- 250 grs tofu
- 2 cenouras
- 1 alho francês
- 1 cebola
- 1 c.sobremesa óleo de coco
- molho de soja biológico a gosto
Como fazer:
- Comece por fazer a massa: num recipiente de vidro colocar a farinha, o fermento e o sal e misturar. Juntar o azeite e juntar a água aos poucos. Pode mexer com uma colher ou pode usar as mãos para formar a massa. Vá adicionando a água e se precisar utilize mais farinha. Faça uma bola e reserve.
- Comece por picar a cebola, ralar as cenouras e o alho francês.
- Numa frigideira ou wok, saltear a cebola com o alho francês e a cenoura com um pouco de óleo de coco.
- A parte desfaça o tofu com um garfo e adicione ao wok, mexa e deixe saltear um pouco. Por fim adicione o molho de soja (a gosto), tenha atenção que o molho já tem sal. Prove, mexa mais 1 minuto, desligue o fogão.
- Reserve.
- Estenda a maça um rolo. Forre uma forma de tarte com papel vegetal e disponha a massa estendida por cima de forma a cobrir toda a forma (no fundo e laterais). Pique com um garfo e leve ao forno por 10 minutos ou até a massa alourar.
- Passado esse tempo retire a massa do forno, recheie com o tofu e leve ao forno apenas para ganhar cor
Video
Notas:
Informação nutricional:
Até breve
Vânia
Vânia,
Normalmente não uso fermento na massa. Faço a massa do seguinte modo. 1oogr farinha milho, 150 farinha espelta, 2colher copa água, 1,5 colher sopa de azeite. e sal a gosto.
às vezes no recheio da tarde uso creme de aveia ou de arroz.
Já experimentei a sua receita e também ficou boa. É diferente pelo facto de os ingredientes do recheio ficarem soltos.
Beijinhos
Luísa Lima
Olá 🙂 muitos parabéns pelo seu site!
Tem receitas ótimas. Não sendo vegetariana aprecio bastante e gostaria de aprender mais porque acho que a comida vegetariana fica sem sabor quando feita por mim 🙂 acho que as suas receitas vão ser uma ótima ajuda 😉
Queria saber se o fermento que usa é o que se usa para o pão ou para bolos. A massa tem que levedar?
Obrigada e um beijinho!
Olá Alexandra 😉
Grata pelo feedback, tenho a certeza que com a prática as receitas vão ter cada vez mais sabor. O fermento é de pão, a massa não precisa levedar muito, o objectivo é que fique mais maleável pois é feita apenas com farinha integral e aqui o fermento vai ajudar na hora de esticar a massa 😉
Beijinhos
Vânia