Com a chegada do verão as refeições querem-se mais leves e frescas. As refeições quentes dão lugar a pratos frios e muitas vezes crus. As saladas viram uma moda nesta altura e ainda bem que assim é. Devemos dar ao nosso corpo alimentos de acordo com a estação.
Este prato é muitas vezes servido como entrada ou aperitivo, mas cá em casa é mesmo com refeição principal. Com 4 ou 5 rolos destes fico cheia e saciada por bastante tempo. Confesso que só experimentei estes rolos há alguns meses e desde essa altura que fiquei rendida, são tão fáceis de fazer, práticos e com tantas possibilidades de sabores que se tornou um prato recorrente.
Esta prato pode não ser conhecido para algumas pessoas pois tem origens asiáticas (não fosse o nome: rolos vietnamitas), bem como a massa que os envolve (papel de arroz). Não é muito comum ver à venda em supermercados, costumo comprar em casas asiáticas. Quem for de Lisboa encontra no Martim Moniz (supermercados asiáticos) ou nos supermercados El corte inglês (é possível que haja noutros locais).
Para prepara os rolos nao podia ser mais simples, o unico trabalho é cortar todos os ingredientes em juliana (tiras compridas). Apesar do video que está no final da página e que explica muito bem todo o processo, tentei fazer um passo a passo também em fotos. Estes rolos têm de ser feitos um de cada vez e aqui o truque é deixar a folha absorver a água quente por alguns segundos. Algumas dicas:
- A água tem de estar bem quente (não deixo ferver pois já me queimei várias vezes), costumo deitar a água num parto raso, mas pode ser num de sopa.
- Depois do papel estar maleavel coloca-se noutro prato ou numa tábua e recheia-se. Cuidado para não encher de mais o que dificulta na hora de enrolar
- Costumo fechar 1º as laterais, mas há quem comece por fechar uma extremidade e só depois as laterais
- Enrola-se até ao final. Não é preciso apertar muito, mas convém juntar os legumes com as mãos para formar um rolo mais perfeito
Os primeiros rolos podem não ficar perfeitos, mas com a prática a coisa dá-se 😉
Estes rolos são uma espécie de crepes todos enrolados e podem ser recheados com os mais variados sabores. A versão que aqui apresento é só com vegetais e fruta, mas também já fiz com tiras de tofu grelhado (fica delicioso). Para quem não for vegetariano pode adicionar outras combinações, é muito versátil!
Estes rolos são geralmente acompanhados com um molho e esta é apenas uma sugestão. Utilizei tamari (molho de soja sem gluten), limão, tahine, água, coentros e cebolinha, mas podem-se usar outras combinações.
A receita encontra-se abaixo e o video no final da página:
Rolos vietnamitas
Ingredientes:
Para os Rolos
- 8 folhas de arroz
- água
- 1 pepino
- 1 pimento vermelho
- 2 cenouras
- 1 abacate maduro
- 1 manga madura
- molho coentros frescos
- 1 beterraba
- 8 folhas alface
- 1 molho rúcula
Para o molho
- cebolinha
- coentros
- tahine
- sumo limão - usei metade
- 3 c.sopa água
- 2 c.sopa tamari molho de soja sem glúten
Como fazer:
- Começar por cortar todos os legumes em tiras compridas
- Aquecer bem a água.
- 1º passo (hidratar a folha de arroz): Num prato grande raso ou fundo, deitar um pouco da água até cobrir o prato
- Colocar a folha de arroz e deixar hidratar por cerca de 10 segundos.
- Passado esse tempo a folha deve estar maleável. Estender a folha num prato limpo ou numa tábua.
- 2º passo (rechear): Colocar os ingredientes no centro da folha (sugestão: 1 folha de alface cortada em 2 pedaços, rúcula, 2 tiras de pepino, 2 tiras de pimento vermelho, 2 tiras de cenoura, 2 pedaços de abacate, 2 tiras de manga, e os coentros).
- 3º passo (enrolar): Dobrar as 2 extremidades laterais e enrolar na extremidade mais próxima, até ao final (para formar um rolo).
- Repetir os mesmos passos até terminar todas as folhas.
- 4º passo (molho): Numa taça dissolver o tahine com o sumo de limão, juntar tamari, a água e misturar e por fim cortar os coentros e a cebolinha em pedaços mais pequenos e misturar no molho.
- Pode-se cortar os rolos a meio (estilo sushi) ou comer inteiro com o molho.
Video
Notas:
Pode ser consumido no dia a seguir
Até breve
Vânia
Olá, esses rolos podem ser conservados no frigorífico por exemplo durante umas 6 horas antes de serem servidos? obrigada
Olá Catarina
Com o passar do tempo os rolos vão secar e depois na hora de consumir têm de ser hidratados novamente e pode não ficar bom.
Vânia
Gostei do que li e do que vi.
Vou experimentar certamente algumas das receitas.
Agradeço a partilha.
Um bem-haja…
Obrigada Joana 🙂
Experimentei esta receita no fim-de-semana passado.
É muito simples de se fazer…
Só tenho uma dúvida, não sei se o molho saiu na perfeição (eu gostei) porque não indica a quantidade de tahine que se deve adicionar…
Cumprumentos
Olá
A quantidade de tahine é a gosto.
Beijinhos
Vânia
I was so excited to see that you have interesting recipes and I wanted to try them but I don’t know Español. I was drawn to the sight because it was in English but o was tricked.i don’t know what I am checking to send it to you.
Hi Saundrea, I have all my recipes in english version too! just scroll down and you will find it. Thanks for your comment. Vânia