A sugestão de hoje é de uma sobremesa: mini cheesecakes, sem qualquer produto de origem animal, sem glúten e açúcar refinado. Esta é uma receita relativamente simples e que pode incluir qualquer fruta como topping. Para toppings escolhi morangos e manga e sinceramente não sei qual o meu preferido, ambos funcionam na perfeição e o difícil é comer apenas um, são simplesmente deliciosos.
Esta receita foi inspirada do site minimalist baker no qual fiz algumas alterações e dei o meu toque pessoal com a fruta fresca. Já fiz várias vezes cá em casa e tem sempre muito sucesso e claro que tinha de partilhar aqui no blog (receitas destas têm mesmo de ser partilhadas).
Não tenho por hábito comer sobremesas no meu dia a dia, mas de vez em quando sabe tão bem e é das coisas que mais prazer me dá.. um miminho doce! e desenganem-se aqueles que acham que sobremesas doces não podem ser saudáveis.
Estes mini cheesecakes são bastante diferentes dos cheesecakes originais que são feitos à base de queijo creme, natas e leite condensado, mas muito sinceramente esta versão não fica nada atrás em termos de sabor e para além disso são extremamente ricos a nível nutricional (apesar de serem um pouco calóricos devido aos frutos secos e óleo de coco).
Tal como nos cheesecakes originais esta receita é composta por 3 camadas: a base, o recheio e o topping. Aqui o que faz toda a diferença e dá aquele sabor de “queijo” são os cajus, que são simplesmente versáteis e dá tanto para pratos doces como salgados. Há uns tempos atrás partilhei uma receita de molho de caju para servir com batata doce no forno que é simplesmente o meu molho preferido. Caju é igual a versatilidade!!
Para quem se questiona, costumo comprar os cajus ao natural e em embalagens de kilo em supermercados indianos (cerca de 12-14 € o kilo), encontram em Lisboa no martim moniz dentro do centro comercial.
Estes cheesecakes são muito fáceis de fazer mas é preciso seguir algumas dicas:
- A base e o recheio têm de ser congelados para ficar firme e ser mais fácil de desenformar. Se for para ser consumido nas horas a seguir, basta congelar 2 a 3 horas (atenção para não congelar completamente) e deixar 10 minutos no frigorífico antes de servir
- Os toppings são feitos com fruta triturada na hora (pois fica mais saboroso) e não congelados juntamente com a base e o recheio
- Estes cheesecakes podem ficar congelados até 1 mês e na hora de consumir é necessário deixar descongelar no frigorífico (por 1 hora), o óleo de coco dá a consistência firme aos cheesecakes mesmo depois de descongelados.
- Para a base usei as sobras do leite de amêndoas, mas se não tiverem podem usar amêndoas inteiras demolhadas.
- Os cajus devem ficar de molho de 4 a 6 horas (ou durante a noite) pois quanto mais macios estiverem mais fácil será de triturar e obter a consistência desejada para o recheio.
- Para o recheio usei Maple syrup para adoçar, mas podem usar qualquer outro adoçante natural.
Mini cheesecakes (vegan)
Ingredientes:
Base:
- 8 tâmaras cerca de 100grs (usei medjool dates)
- 100grs cup resíduo do leite de amêndoas ou amêndoas demolhadas (por 6 horas)
- 20 grs coco ralado
Recheio
- 210 grs cajus demolhados
- 50 grs maple syrup
- 50 grs óleo de coco
- sumo limão - usei meio limão
- 125 ml leite de amêndoas
Toppings
- 8 morangos triturados
- morangos para decorar
- meia manga triturada
- pedaços manga para decorar
Como fazer:
- Demolhar os cajus por 4 a 6 horas (ou durante a noite)
- Demolhar as amêndoas por 6 horas (ou durante a noite), caso não use o resíduo do leite de amêndoas
- Para esta receita pode-se usar formas de queques ou uma forma para bolo pequena (10 a 12 cm de diâmetro)
- Começar por cortar tiras de papel vegetal e colocam-se sobre cada forma de queque (este processo ajuda na hora de desenformar os cheesecakes)
- Base:
- Adicionar as tâmaras, as amêndoas e o coco ralado num processador de alimentos e triturar até virar uma pasta grossa, mas macia.
- Com as mãos retirar pequenos pedaços da massa (cerca de 1 colher de sopa) e forrar o fundo das formas de queques (repetir este processo até terminar toda a massa), dá cerca de 10 mini bases.
- Enquanto se faz o recheio congelar as bases
- Recheio:
- Lavar o processador de alimentos, juntar os cajus demolhados (sem a água), o maple syrup, o óleo de coco, o sumo de limão e o leite de amêndoas. Triturar tudo até formar um creme ou puré.
- Com a ajuda de uma colher, colocar o recheio por cima das bases até um pouco antes do topo das formas (cerca de 2 colheres de sopa cheias).
- Repetir o processo até terminar o recheio.
- Tapar a forma com papel de alumínio (para não criar cristais de gelo no recheio) e levar a congelar por 2 a 3 horas (até se poder desenformar)
- Passado esse tempo desenformar os cheesecakes (guardar num tupperware os que não vamos consumir de imediato e conserva-se no congelador) os que vão ser consumidos de imediato, deixar a descongelar no frigorífico (cerca de 10 minutos)
- Toppings
- Com o processador de alimentos triturar os morangos (colocar o puré numa taça)
- E repetir o mesmo processo para a manga.
- Por fim é só retirar os cheesecakes do frigorífico, adicionar os morangos triturados ou a manga e decorar com fruta a gosto.
Video
Notas:
Até breve
Vânia
Experimentei esta receita e fica divinal. Fiz em tamanho grande e escolhi o topping de morangos biológicos. Vou repetir, com certeza! 5*
Yummi ? obrigada pelo feedback Diana
Uau, muito bom aspecto, tenho de experimentar mais esta receita.
🙂 e é super boa.
Onde se pode adquirir as tâmaras medjool. Pelo que tive a ver nos hipermercado só há as ditas “tâmaras secas”
Obrigada
<3
Olá Adriana 😉
Costumo comprar em supermercados biológicos.. se fores de Lisboa encontras em qualquer um (miosótis, biocoop, amor bio, brio..) até no celeiro (mas lá só têm neglet).
Atenção às dos supermercados pois costumam ter uma camada de glicose (as tâmaras querem-se ao natural 😉 )
Ás vezes também se vê à venda em feiras ou mesmo nos mercados municipais
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia!
Têm muito bom aspecto! Parecem ser deliciosos.
Já fico com água na boca 🙂
Beijos
Eunice
Olá Eunice.. e para alem do bom aspecto são deliciosos 😉
Beijinhos
Vânia