Admito, adoro chocolate! Sempre preferi o doce ao salgado.
Quando comecei a adoptar uma alimentação mais saudável aquilo que mais me custou foi reduzir os doces ou melhor o açúcar refinado.
Há vários estudos que afirmam que o açúcar é altamente viciante. Há um video How sugar affects the brain que ajuda a perceber o porque. (o video está disponível com legendas em português, basta activa-las)
Sempre que tenho desejos de algo doce ou com chocolate recorro a esta receita. Há varias versões desta receita pela Internet, chamam-lhe bolas “energéticas” ou trufas.
Porque tâmaras?
A tâmara para além de ter um sabor doce é um fruto muito rico a nível nutricional. São ricas em hidratos de carbono, fibra, minerais e vitaminas.
Cerca de 70% da sua composição são hidratos de carbono simples e complexos, sendo muito energético.
É rica em fibra, nomeadamente celulose (ideal para quem sofre de problemas intestinais, funciona com ligeiro laxante).
Para além disso é rica em vitaminas, como a vitamina C (sabia que a tâmara tem 100 vezes mais vitamina C em relação à banana e 17 vezes mais do que a laranja?)
É também rica em vitamina B5 (esta vitamina ajuda a regular os níveis de energia, funcionada como tranquilizante e relaxante e estimula a formação de melatonina, contribuindo para um sono tranquilo).
É rica em minerais como ferro (bom para quem sofre de problemas hepáticos e anemias), potássio (ajuda na manutenção da estrutura ossea e regula a pressão sanguínea.
Pessoas com funções renais anormais devem ter atenção no consumo, pois o excesso de potássio é eliminado pela urina).
Cacau cru em pó Vs Chocolate em pó
O cacau é conhecido por todos nós como benéfico para a saúde. Ele é considerado o alimento com maior concentração de magnésio e antioxidantes flavonóides (14 vezes mais do que o vinho tinto e 21 vezes mais do que o chá verde), sendo considerado como um superalimento.
Para além disso é considerado como um antidepressivo natural pois é composto por vitaminas do complexo B e uma fonte de neurotransmissores seretonina, dopamina e feniletilamina.
O cacau cru é extraído das amêndoas de cacau, através de moagem com temperatura inferiores a 40ºC. Esta elevação da temperatura ocorre apenas pela fricção dos grãos com a maquina.
Este processo permite manter todos os nutrientes e antioxidantes deste alimento. Desta moagem resulta uma pasta parcialmente liquida.
Para transformar em pó é necessário separar a parte liquida (manteiga de cacau), produzindo-se então uma massa sólida (chamada torta de cacau) que é então pulverizada e transformada em cacau cru em pó.
Já o chocolate em pó que se compra nos supermercados, passa por um processo semelhante, mas os grãos de cacau são torrados a temperaturas de 130ºC (processo que torna as gorduras saudáveis do cacau em gordura saturada, perdendo vitaminas e outros minerais).
Para além disso é adicionado depois ao chocolate em pó compostos químicos alcalinizantes e açúcar para o tornar mais agradável.
Este tipo de cacau cru em pó encontra-se à venda em lojas como celeiro, produtos naturais ou outras da especialidade. Já são várias as marcas que as comercializam como: Iswari, bioSamara, pronatural entre outros que certamente existirão.
Este snack é muito simples de fazer e fica delicioso é o ideal para se comer entre as refeições ou quando temos desejo por algo doce
Nesta receita fiz 3 coberturas (com coco, cacau cru em pó e bagas de goji trituradas), mas pode fazer como mais gostar.
Cá em casa o que mais gostamos é o de cacau cru. Para armazenar pode colocar num recipiente de vidro e levar ao frigorífico, para além de ficarem mais firmes, conservam-se por mais tempo.
Abaixo fica a receita e o video destas trufas deliciosas e super fáceis de fazer!
Trufas de Tâmaras e Cacau
Ingredientes:
Para as trufas
- 20 tâmaras
- 2 c.sopa cacau
- 1 c.sopa manteiga de amêndoa também pode ser de amendoim
- nozes opcional
Para a cobertura
- cacau
- coco ralado
- bagas de goji trituradas
Como fazer:
- Comece por retirar o caroço às tâmaras.
- Coloque as tâmaras num processador de alimentos (também dá com um liquidificador), o cacau e a pasta de amêndoas. Triture na velocidade máxima até obter uma pasta.
- Retire a mistura para um prato.
- Corte as nozes em pedaços pequenos (as nozes são opcionais, mas dão um crocante às trufas) e misture juntamente com a pasta de tâmaras e cacau
- Agora é altura de fazer o formato das trufas. Com as mãos molhadas retirar um pedaço de pasta (pode ser com a ajuda de uma colher) faça bolas com a massa. Repetir o processo até terminar toda a pasta.
- Para a cobertura das trufas utilizei cacau cru, coco ralado e bagas de goji trituradas (pode usar o que mais gostar).
- Para as conservar coloque num recipiente de vidro e leve ao frigorífico (vão ficar mais firmes)
Video
Informação nutricional:
Vânia
Fontes consultadas:
http://planetacacau.com.br/nosso-produto/index.php
Olá Vânia,
Acha que dá para substituir a manteiga de amêndoa/amendoim por caramelo liquido?
Adoro o seu blog!!
Olá Ana, nunca experimentei
Boa noite Vania.
Acabei de comer a primeira trufa. Muito boa!
A cobertura fiz de amêndoa ralada que era o que tinha em casa.
Parabéns pelo site, vi hoje pela primeira vez, e fiz logo uma receita fantástica.
Obrigada
Sónia Carvalho
Olá Vânia,
Queria fazer esta receita mas com figos secos como substituto das tâmaras. Acha que poderá resultar bem ? Talvez tenha que “amolecer” os figos para que funcionem como aglutinadores de todos os restantes ingredientes desta receita.
Obrigada
PS: gosto muito do seu site/blog. : )
Olá Leonor
Não testei com figos secos mas deve dar sim.
Obrigada pelo carinho
Vânia
Estas trufas são super deliciosas e tão simples de fazer. Queria só pedir uma recomendação. Existe algum ingrediente que se possa utilizar para substituir manteiga de amêndoa ou amendoim? O meu filho é alérgico a sementes e frutos secos e queria fazer também de forma a que ele possa experimentar.
Obrigado!
Olá João
Pode substituir por um pouco de batata doce cozida ou alguma gordura como óleo de coco. O papel das manteigas de frutos secos é dar a liga entre os ingredientes.
Beijinhos
Vânia
ola Vânia,
se usar pasta de tamaras, qual é a quantidade?
obrigada
Olá Ana
20 Tâmaras correspondem mais ou menos a cerca de 200grs, por isso será o mesmo peso em pasta.
Beijinhos
Olá
Eu tenho uma dúvida, eu coloco as tâmaras, a manteiga de amêndoa e o cacau no processador mas não fica uma pasta como mostra no video.
As tâmaras não foram demolhadas.
Agradecia a sua ajuda,
Obrigada
Olá Lurdes,
nesse caso basta juntar um pouco de água que vira uma pasta 😉
beijinhos
Olá
Obrigada por me responder, vou tentar de novo.
Gosto muito do seu blog e espero que possa continuar. Felicidades.
Beijinhos
Parabéns.
Gostei bastante da receita. Apenas queria salientar que o cacau em pó não tem as propriedades benéficas que o cacau cru tem antes de ser separada a manteiga de cacau. Na realidade as propriedades que tornam o cacau cru um “superalimento” estão apenas presentes na parte gorda do cacau, a manteiga. Não querendo parecer presunçoso, mas sei do que falo. Importo cacau de S. Tomé e Príncipe.
Olá João,
Muito Obrigado pela informação! estamos sempre a aprender 😀
Boa noite,
Gostaria de dar estas trufas num cabaz de Natal. Sera que duram forado frigorifico pelo menos a noite de Natal (enquanto nao se da a prenda e ate a pessoa chegar a casa). E gostaria de saber quanto tempo duram as trufas. obrigada 🙂
Olá Andreia, elas aguentam perfeitamente algumas horas fora do frio. Eu costumo fazer estas trufas no verão como snack.
beijinhos
Já fiz e já comi! Muito boas 😀
😀
Olá Vânia,
Estou a gostar imenso do seu blog, cheio de coisas muito boas 🙂
Em relação a esta receita, será que dá para substituir o cacau, por alfarroba?
Obrigada e continuação de boas receitas 🙂
Beijinho
Olá Ana,
Dá sim eu ás vezes também faço com alfarroba e fica uma delicia 😉
Beijinhos
Vânia
Já experimentei e ficaram muito boas!
Simples. rápido e muito bom!
Ola diga-me uma coisa,devemos demolhar as tamaras em agua?E na bimby qto tempo tritura?Ja as fiz e achei que ficaram muito duras…tipo plastilha elastica…se calhar triturei mto…
Obg 😉
Olá Daniela,
Se as tâmaras estiverem secas é necessário demolhar em água para as hidratar, eu costumo deixa-las em água quente/morna por 30minutos. 😉
Beijinhos
Vânia
Estás trufas são das coisas mais espectaculares que existem, rápidas, práticas e deliciosas :p
Olá Rita..
São deliciosas mesmo 😉
Beijinhos
V.
Boa noite, Vânia 😊 já fiz estas trufas algumas vezes e por cá somos fãs, pelo que elas desaparecem num instante! Desta vez preciso que durem mais tempo. Durante quanto tempo as podemos guardar no frigorífico?
Obrigada pelas receitas, pelas dicas, pela dedicação e simpatia 😉
Olá Cristina, cerca de 2 semanas, mas também podem ser congeladas por 4 a 5 meses
Olá Vânia!
Descobri hoje o seu blog e estou a adorar. Acho fantástico os vídeos!
Esta receita leva manteiga de amêndoa, onde se encontra este produto, há alguma marca específica?
Obrigada pela atenção. 🙂
Olá Anabela 🙂
Antes de mais Obrigada pelo comentário.
Eu faço a manteiga de amêndoa em casa, tenho um post e video sobre isso: http://madebychoices.pt/manteiga-de-frutos-secos-nut-butters/ no entanto se não quiser fazer a manteiga pode comprar em lojas biológicas ou mesmo nas lojas Celeiro, em relação à marca pode ser qualquer uma desde que os ingredientes sejam apenas “amêndoa”. Se não quiser usar manteiga de amêndoa pode utilizar outra manteiga de frutos secos 😉
beijinhos
Vânia