Neste post vou ensinar como congelar fruta da forma fácil. A fruta fica solta e pronta a usar em qualquer batido ou papa de fruta.
No verão existe uma enorme quantidade e variedade de frutas. O problema é que como a fruta tem um prazo de validade reduzido acabamos por não conseguir consumir todas pois ficam muito maduras e acabam por se estragar.
Congelar fruta é uma óptima opção pois:
- Permite prolongar o prazo de validade
- Conseguimos ter frutas maduras prontas a consumir (em batidos, papas de frutas, gelados e sobremesas)
- Conseguimos conservar a fruta da época para outras alturas do ano (como mirtilos, morangos, amoras, framboesas, groselha)
Por isso, nesta altura do ano tenho sempre fruta congelada. Simplesmente adoro chegar a casa cheia de calor e comer um gelado de frutas feito na hora é muito mais saudável, refresca e ajuda a controlar os desejos por outros doces.
Claro que quase todos sabemos congelar fruta: basta descascar, cortar, colocar num saco ou tupperware e levar ao congelador. Pelo menos era assim que eu congelava a fruta.
No entanto, esse método tem um problema: se quisermos tirar pequenas porções de fruta a tarefa não será muito fácil pois quase de certeza vai ficar toda colada. E por essa razão vou mostrar a forma como costumo congelar a fruta.
E para esse processo decidi gravar um video com o passo a passo onde explico como congelo a fruta (e é também o primeiro video que apareço a falar 😉 ):
Como congelar fruta:
- Congelar a fruta numa travessa ou tabuleiro tentando não sobrepor muito os pedaços de fruta e depois de estar congelada basta
- Descolar e colocar num saco ou tupperware de congelação. É muito simples mas faz toda a diferença. Costumo também aplicar o mesmo procedimento em alguns legumes como pimentos, curgete..
Com esta forma de congelar conseguimos:
- Ter sempre porções individuais e prontas a usar (é muito mais pratico na hora de usar, apesar de dar um pouco trabalho a congelar e a descolar)
- Poupar espaço no congelador (pois conseguimos dispor os sacos em qualquer posição)
- Poupar dinheiro pois fruta de época e em quantidades fica bem mais em conta
Também costumam congelar a fruta desta forma?
Receitas onde usar fruta congelada:
Be Healthy*Be Conscious*Be Happy
Vânia
Olá Vânia. Adorei. Também congelo fruta, mas primeiro trituro e depois ponho nas covetes para fazer gelo. É só retirar da covet e pôr no batido. ?
Boa ideia. Vou testar
Obrigada
Vânia
Olá Vânia
Olá pelo post, parece básico mas é muito útil.
Gostaria de perguntar se é possível fazer um vídeo sobre como congelar legumes e outro sobre congelar refeições para a semana?
Gostava de poder cozinhar no domingo às refeições todas para a semana, mas fico com dúvidas em relação a certas comidas que depois de descongeladas já não sabem tão bem…
Obrigada
Nicola
Olá Nicola,
Boa tarde.
Obrigada pela sugestão.
O meu programa online “Marmitas para a Semana – Edição Outono/Inverno”, ensina como congelar e descongelar assim como preparar as refeições para a semana através do método batch cooking que consiste em cozinhar em maior quantidade para ir comendo ao longo da semana.
É possível congelar anona, pêssego, abacaxi e pera abacate com este mesmo processo ?
Grata ?
Olá Zuleica,
Com abacaxi e pêssego funciona sim que já experimentei. Com o abacate não sei, tenho receio que oxide. Anona nunca experimentei.
Beijinhos
Olá gostaria de saber se é possível congelar Kiwi?
Sim é possível, pode ser usado em batidos ou para puré de fruta.
Estas dicas são sempre bem-vindas 😉 Adorei o vídeo! Beijinhos Vânia
Olá Raquel
irei fazer mais dicas 😉
Beijinhoooos
Vânia
Olá Vãnia!
Que excelente post, muito obrigada por esta preciosa dica. Costumo congelar muita fruta e a partir de agora vou fzê-lo da forma que aqui ensinas. Sem dúvida uma forma muito pais prática e eficaz.
Aproveito também para te dar os parabéns pelo teu blog, embora não costume comentar, sou leitora assídua.
Beijinho e bom fim de semana.
Olá Catarina
É sem duvida bastante mais eficaz 😉
Beijinhos e grata pelo comentário tão carinhoso 🙂
Vânia