O que é o cânhamo?
O cânhamo (Cannabis sativa L.) é uma planta da variedade Cannabis. É utilizada de diversas formas. O caule (rico em fibras) é utilizado para a industria (no fabrico de tecidos, papel e cordas..). As folhas e sementes usadas na alimentação. O óleo de cânhamo (que é extraído das sementes desta planta), usado tanto na alimentação como na industria.
Apesar de ser uma planta da variedade Cannabis esta não possui a substância psicoactiva (THC) encontrada noutras variedades, por esse motivo é seguro o seu consumo.
Propriedades e benefícios
As sementes de cânhamo são consideradas como um dos alimentos mais ricos a nivel nutricional e por isso é chamado de super alimento.
- São ricas em ácidos gordos essenciais tendo uma proporção ideal de ómega 3 e 6, com um rácio de 3:1. O que ajuda no sistema imunitário, cardiovascular, neurológico e celular
- É uma fonte vegetal rica em ómega 3 (contém o Ácido alfa-linolénico), que ajuda a reduzir a inflamação
- Rico em vitamina E (poderoso antioxidante), ajuda na saúde cardiovascular, ossos, pele e cabelos.
- Contém todos os aminoácidos essenciais (proteína completa), três colheres de sopa de sementes de cânhamo contêm 11g de proteína.
- As suas fontes proteicas são facilmente digeridas e de alto valor biológico.
- Não apresenta inibidores de enzimas na sua constituição
- Rico em fibras solúveis (ajudam a manter a sensação de saciedade)
- São uma fonte de lecitina que ajuda na função cerebral
- Rico em vários minerais: cálcio, ferro, fosforo, zinco, magnésio..
Tipos de sementes de cânhamo
Podem ser encontradas:
- Sementes de cânhamo com casca: são as sementes no seu estado natural
- Sementes de cânhamo sem casca: é retirada a casca mas a as propriedades da semente permanecem intactas
- Proteína de cânhamo: Sementes moídas onde é retirado todo o óleo: maior concentração de proteína e de fibra, cerca de 50% do seu valor energético total em proteína de elevado valor biológico.
- Óleo de cânhamo: extraído das sementes de cânhamo (rico em vitamina E, omega3 e omega6)
Como usar
Podem ser usadas das mais variadas formas:
- Com casca: podem ser tostadas ligeiramente ou consumir em cru, ideais para germinação, para fazer farinha, para preparação de “leite” ou bebida vegetal de cânhamo
- Sem casca: em cru para: polvilhar em cima de saladas, arroz, massas, sobremesas. Costumo usar em cima das panquecas, em patés, no iogurte, em batidos, em barritas, com fruta, na sopa..
- Em pó: nos batidos, em barritas, em sobremesas..
- Como óleo: deve ser consumido em cru, por exemplo em saladas.
Nota: como as sementes de cânhamo não têm anti nutrientes ou inibidores de enzimas não precisam de ser demolhadas ao contrario de outras sementes.
Sabor
Tem um sabor suave, uma mistura entre pinhão e sementes de girassol.
Onde comprar
O ideal é comprar sempre biológico, por isso encontram facilmente em qualquer loja de produtos naturais, mercados e supermercados biológicos, na zona de dietéticas dos hipermercados e em lojas online. As sementes com casca são mais difíceis de encontrar, costumo comprar em feiras na zona das sementes e frutos secos.
Onde usar:
Costumam usar as sementes de cânhamo?
Vânia
Fontes consultadas:
– J.C. Callawat: Hempseed as a nutritional resource: An overview. Department of Pharmaceutical Chemistry, University of Kuopio, Finland. 2004 Kluwer Academic Publishers
– (1) superfoods for superhealth
Que quantidade é suposto colocar de sementes sem casca?
Olá Ricardo
Uma colher de sopa é suficiente.
Olá
Ofereceram-me sementes de cânhamo mas não sei como descascá-las.
Como fazem?
Obrigada
Olá Carla,
eu costumo triturar e juntar à sopa, saladas, ou até batidos.
beijinhos
Olá.
Muitos parabéns pelo blog, pelo canal de youtube e pelo livro. Graças a todos eles tenho vindo a modificar os meus hábitos alimentares e a adoptar um estilo de vida mais saudável. Experimentei várias receitas e ficaram todas óptimas 🙂 Até o meu marido (que se auto intitula de “carnívoro”) adorou as receitas e tornou-se muito mais receptivo a novos sabores! Além de ter perdido peso!
Tenho sementes de cânhamo com casca em casa. Devo triturá-las para usar? Tostar no forno?
Frigideira?
Obrigada.
Beijinho
Olá Sara
Muito obrigada pelo carinho e pelo feedback. Em relação á questão das sementes de cânhamo com casca aconselho a que triture antes de consumir. Pode colocar na sopa, nas saladas ou nos batidos.
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia,
Conheço as sementes de cânhamo, mas só tenho comprado inteiras (com casca) . Estas costumo demolhar (indicação na embalagem) e junto ao iogurte ou batidos de fruta.
Vou experimentar comprar sem casca.
Desconhecia que não tem anti nutrientes.
Vou experimentar nas barritas de cereais.
Beijinho
Luísa Lima
eu prefiro sem casca, são bem mais práticas 😉 beijnhos
Ola 🙂
Ante demais, parabéns pelo blog! Sou fã! Adoro a forma simples e carinhosa como tratas os ingredientes, as receitas… E tudo tãooooo bom…. 🙂 Obrigada pelo trabalho 😉
Em relação ao post, eu costumo comprar sementes de cânhamo com casca na Sementina (ver Facebook). E tenho gostado. Eles têm imensas sementes, frutos secos, e enviam para todo o país… Assim poupo nas idas as feiras ou mercados bio 😉
Beijinhos!
Olá Elisabete,
Obrigada pela dica, eu conheço a Sementina como costumo comprar mesmo em lojas físicas às vezes até me esqueço destas opções (muito mais fáceis e praticas) 😉
Beijinhos
Vânia