Quem segue o Blog, sabe que não como qualquer tipo de carne e desde que pensei criar este Blog que queria trazer receitas vegetarianas, e a realidade é que todas elas são vegan (sem qualquer produto de origem animal), pois para além de ser um estilo de alimentação que adoro e sigo maior parte do tempo, quero mostrar que é possível ter pratos equilibrados, saudáveis e deliciosos!
A receita que trago hoje é uma espécie de massa chinesa, composta por vegetais e noodles de arroz com um molho agridoce. É leve e ideal para o tempo mais quente. É uma receita que já faço cá em casa há algum tempo e quando o tempo começa a aquecer recorro muitas vezes a ela, nem sempre uso os mesmos legumes mas o bom da cozinha é isso mesmo, poder variar.
Este tipo noodles de arroz (rice vermicelli) costumo comprar em casas asiáticas (quem for de Lisboa encontra no Martim Moniz) e são muito práticos pois não precisam de cozer, compram-se em embalagens de 500 grs e os ingredientes são arroz e água. Simples assim.
O trabalho que dá a fazer esta receita é mesmo cortar e preparar os legumes, pois o tempo que demoram a saltear é quase nenhum, sendo que os legumes ficam semi crus.
O segredo aqui é mesmo o molho. Para quem preferir uma receita totalmente sem gluten pode usar Tamari em vez de Shoyu. Nesta receita utilizo xarope de ácer ou também conhecido como maple syrup (um adoçante natural proveniente da seiva da árvore do género acer, daí o nome). Mas pode-se usar mel em substituição para quem não for vegan ou então não usar este ingrediente. É opcional mas é aquele ingrediente que dará o sabor agridoce aos legumes tão característico deste tipo de pratos.
Este prato é simplesmente delicioso!
Ideal para se comer numa tigela, com pauzinhos chineses, regado com sumo de limão, coentros e sementes de sésamo.
A receita para esta deliciosa refeição encontra-se abaixo e o video no final da página.
Noodles com vegetais
Ingredientes:
- 200 grs noodles de arroz
- 1 c.sopa óleo de coco
- 2 dentes alho esmagados
- 1 c.sopa xarope ácer ou outro adoçante natural (opcional)
- 2 c.sopa vinagre de maça
- 1 c.sopa molho shoyu ou tamari molho de soja sem gluten
- 1 c.sopa gengibre fresco ralado
- 1 alho francês cortado em rodelas
- 2 chávena de couve chinesa cortada em juliana
- 2 chávena feijão mungo usei rebentos
- 2 cenouras cortadas em tiras finas
- 1 curgete cortada em noodles ou fatias finas
- coentros a gosto - opcional
- sementes de sésamo pretas e brancas - opcional
Como fazer:
- Comece por colocar os noodles de arroz numa taça grande e cubra com água a ferver. Deixe ficar assim por uns minutos até os noodles estarem macios. Coe a água e reserve os noodles
- Num wook coloque o óleo de coco e o alho esmagado e salteie em lume baixo/médio (cuidado para não queimar o alho). Junte o xarope de ácer, o molho de soja, o gengibre ralado, o vinagre de maça e o alho francês. Deixe saltear por 1 minuto.
- Junte os noodles de courgete, as cenouras, a couve e os rebentos, deixe saltear apenas 1 ou 2 minutos e envolva bem (não coza de mais) os vegetais devem ficar estaladiços. Apague o lume.
- Junte os noodles de arroz aos legumes e envolva bem
- Por fim junte os coentros picados
Video
Notas:
Informação nutricional:
Até breve
Vânia
0 comentários