Hoje a sugestão são umas deliciosas Chips de maçã, perfeitas como snack e ideais para quem não tem desidratador.
Quero comprar um desidratador à imenso tempo, pois a grande vantagem do desidratador é que para além de maçãs, podemos desidratar todo o tipo de fruta, ervas aromáticas e a grande maioria dos legumes a baixas temperaturas e com pouca perda de nutrientes. Mas como ainda não comprei o tão desejado desidratador, opto por receitas alternativas, como é o caso destas chips de maçã.
Se há fruta que tenho em abundância cá em casa nesta altura do ano são maçãs, este fim-de-semana trouxe de casa dos meus sogros uma caixa cheia de maçãs biológicas. Por isso agora é a altura ideal para fazer sobremesas e snacks que já partilhei aqui no blog, como a tarte de maçã (uma das preferidas cá de casa), o crumble de maçã e aveia (uma delicia) e maçã com manteiga de amendoim.
Antes de passar à receita é importante referir:
- As maçãs devem ser cortadas (muito finamente) se possível com a ajuda de uma mandolina eu uso a Borner, pois secam mais rápido e ficam mais estaladiças
- Podem retirar o interior (caroço) da maçã ou cortar a maçã inteira, já experimentei das 2 formas e funciona na mesma
- O tempo que as maçãs devem ficar no forno é no mínimo de 1 hora (30 minutos de cada lado) a 130ºC, mas tudo depende do tipo e potência do forno. Cá em casa ficam prontas e estaladiças nesse período de tempo.
- As maçãs depois de prontas duram 1 a 2 semanas em um frasco (apesar de nunca ter testado pois aqui em casa não duram esse tempo.. hihi)
- Podem colocar mais do que 1 tabuleiro no forno com maçãs (3 maçãs ocupam 1 tabuleiro e meio), mas as maçãs que ficam por baixo do tabuleiro precisam ficar um pouco mais tempo no forno
- A canela é opcional, mas faz toda a diferença no sabor final
- Usei maçã Royal Gala, mas podem de outra variedade
Chips de maçã
Ingredientes:
- 2 a 3 maçãs de qualquer variedade
- canela a gosto
Como fazer:
- Pré aquecer o forno a 130C
- Lavar muito bem as maçãs e secar com uma toalha
- Com uma mandolina (borner) cortar fatias muito finas de maçã. (se não tiver uma mandolina, pode usar uma faca)
- Dispor as fatias de maçã num tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
- Adicionar canela a gosto
- Levar ao forno por cerca de 1 hora ou até estarem completamente estaladiças. (virar as fatias de maçã após 30 minutos).
Video
Notas:
Regra geral 1 hora de forno é o suficiente, mas o tempo vai depender da potência de cada forno.
Até breve
Vânia
Olá! Não tenho por hábito seguir blogs mas em busca de receitas saudáveis perdi-me por este durante algum tempo e fiquei fã! Parabéns pela forma simples com que nos transmite as receitas. A verdade é que existem muitas receitas que desistimos de seguir só pelo nome que passa logo a impressão de que é uma receita complicada e no caso deste blog as receitas estão tão bem explicadas (os vídeos são perfeitos…) que da logo vontade de nos enfiarmos na cozinha a testar 🙂 Esta é uma das receitas que vou querer fazer para levar para o trabalho e comer a meio da manhã e da tarde. Fiquei apenas na dúvida se tenho algum acessório de cozinha que corte em rodelas. Os descascadores normais servem? Entretanto estive a explorar o site que indicou mas fiquei na dúvida qual seria o acessório que utiliza. Pode confirmar-me se é este: https://borner.pt/Base-v3-branca-borner-cortador-legumes?
Muito obrigada! Francisca
Olá Francisca, muito obrigada pelo comentários tão positivo. 😀
Sim os descascadores normais costumam funcionar, mas para estas chips aconselho a cortar bem fininho para que seja mais rápido e fiquem crocantes.
Sim é mesmo esse o cortador que costumo usar 😉
beijinhos
Vânia