Hoje não trago apenas uma sugestão ou receita, mas sim 5 sugestões de snacks para a praia. Estamos em pleno verão, e é altura de férias, praia e sol.
As sugestões abaixo podem ser totalmente personalizadas e adaptadas aos gostos e necessidades de cada um e estas 5 “receitas” é o que costumo comer habitualmente na praia.
1 | Água aromatizada
Uma forma saborosa e nutritiva para aqueles que não gostam de beber água simples e optam por refrigerantes ou sumos artificias para levar para a praia. Ficam deliciosas e são muito mais saudáveis do que os sumos de pacote.
A minha sugestão:
- 1 laranja cortada em rodelas
- 1 limão cortado em rodelas
- 10 folhas de hortelã fresca
- 1 litro de água
É só juntar tudo num jarro e levar ao frigorífico durante a noite. De manhã é só coar a água, transferir para uma garrafa e armazenar num saco térmico.
Esta mistura de sabores é simplesmente deliciosa e parece uma leve limonada. Se não gostarem desta mistura podem juntar outras frutas e ervas aromáticas a gosto. 😉
2 | Sandes de Manteiga de amêndoa
Sandes é talvez dos snacks mais comuns que levamos para a praia e por isso este snack não poderia faltar na minha lista (mas claro com um toque saudável).
A minha sugestão:
- Pão centeio integral (pão alemão ou PEMA)
- Manteiga de amêndoa (receita aqui)
- Mistura de alface
- 2 rodelas de pepino
Basicamente é só barrar o pão com a manteiga/pasta de amêndoa, juntar as folhas de alface e o pepino, cortar o pão a meio embrulhar num guardanapo e já está.
Se não gostarem de pão alemão podem usar de outro tipo mas de preferência integral.
3 | Salada no frasco
As saladas no frasco são tão práticas e versáteis e são ideais para levar para a praia. aqui o truque é colocar o molho na parte de baixo e um alimento mais pesado que consiga aguentar bem o molho, neste caso usei feijão frade mas podia ser qualquer outra leguminosa, a seguir colocam-se os ingredientes mais pesados mas que não tocam no molho (como os pimentos e o tomate), o ultimo ingrediente é sempre o mais leve, neste caso usei alface e rúcula e juntei sementes.
Para o molho (para 1 frasco):
- 1 colher de sobremesa de mostarda dijon
- 2 colheres de sopa de azeite
- sumo de meio limão
- óregãos a gosto
- se acharem que o molho está muito ácido basta juntar uma colher de café de mapple syrup (mas é opcional)
A salada deve ser guardada no frigorífico na noite anterior. Na hora de comer basta agitar o frasco e tudo se mistura!
4 | Fruta fresca
Aqui a fruta é a gosto, costumo levar 2 variedades diferentes e em bastante quantidade, pois a fruta para além de dar saciedade é refrescante, hidratante (devido ao seu teor de água) e nutritiva (cheia de vitaminas, minerais e fibra)
5 | Cenoura crua
Adoro comer cenoura crua na praia, para além de se rica em vitamina A (ajuda a bronzear e a proteger a pele contra os danos do sol) é crocante, cheia de fibras e é um excelente snack.
Estas foram as minhas 5 sugestões, que podem facilmente ser preparadas na noite anterior e fazem-se em menos de meia hora, por isso não há desculpas para não comer de forma saudável na praia.
abaixo segue o video de como preparar os snacks para a praia.
Até breve
Vânia
Adorámos o vídeo e o post! Achámos pertinente mostrares como conservas os alimentos de um dia para o outro porque por vezes não sabemos muito bem se podemos/devemos preparar as coisas com antecedência! Gratidão por nos ensinares sempre tanto!
A maioria dos alimentos podes conservar de um dia para o outro até porque é mais prático o que faz com que se estraguem é o tempo que ficam conservados (os frescos geralmente têm um prazo mais curto), mas podem ser perfeitamente preparados com antecedência.. depois das férias vou dedicar uns post a esse tema. beijinhos