Para quem é vegetariano o tofu não é nenhuma novidade e está presente em muitos pratos, seja pela sua versatilidade, seja pelo seu teor de proteína. Quando cozinhei tofu pela primeira vez a coisa não correu muito bem, ficou algo estranho e sem sabor. Mas o tofu por si só é isso mesmo uma pasta firme, branca e sem sabor.
O segredo para se fazer um bom tofu são os condimentos que se adicionam. Este é um alimento extremamente versátil e que tem a capacidade de adquirir o sabor das especiarias que lhe adicionamos.
Para quem não sabe o tofu é feito através de grãos de soja. Inicia-se com o processo do leite vegetal de soja. Deste processo resulta o liquido e a polpa (okara). É através do liquido (leite de soja) juntamente com um coagulante (nigari ou cloreto de magnésio) que ele coagula e forma uma espécie de pasta que depois é prensada e se forma o tofu. É possível fazermos o nosso próprio tofu. How to make tofu é um video que está em inglês mas que explica muito bem e com poucos ingredientes como o tofu pode ser feito em casa.
Confesso que nunca fiz tofu em casa, mas é algo a experimentar. O importante na hora de se comprar tofu é que seja biológico, aliás como em qualquer produto que use soja (iogurtes de soja, molho de soja, tofu, tempeh) enfim, tudo o que seja proveniente desta leguminosa pois cerca de 80% da soja que se produz hoje em dia é proveniente de sementes geneticamente modificadas.
Antes de se grelhar o tofu é importante deixa-lo numa marinada de pelo menos 30 minutos, pois é aqui que o tofu vai ganhar todo o sabor. Existem mil e uma maneiras de fazer marinadas para o tofu, a receita que partilho é apenas uma forma que costumo usar, pode-se sempre substituir os condimentos por outros que mais gostarmos. O tofu é extremamente versátil.
Nesta receita sugiro também cebola roxa no forno. A combinação da cebola (que quando assada fica com sabor doce) com rúcula é simplesmente DELICIOSA!
E para acompanhar pode-se usar batata doce no forno com molho de caju, cuja receita foi publicada na semana anterior.
Abaixo segue a receita e o video encontra-se no final da página.
Tofu grelhado e cebola roxa
Ingredientes:
Para o tofu
- 200 grs tofu biológico
- 1 c.sopa molho de soja
- sumo limão metade
- 1 c.sobremesa paprika
- gengibre um pedaço (ralado)
- pimenta
- noz moscada
Para a cebola roxa
- 5 cebolas roxas médias
- tomilho seco
- 1 c.sopa azeite
- sal a gosto
Como fazer:
Marinada
- Comece por colocar o molho de soja, sumo de meio limão, o gengibre ralado, a paprika, pimenta e noz moscada num prato fundo e mexa para envolver bem os ingredientes
- Corte o tofu em fatias e envolva no molho muito bem. Deixe ficar a marinar por pelo menos 30 minutos
Cebola roxa no forno
- Enquanto o tofu fica a marinar, descasque as cebolas, lave e corte em pedaços.
- Coloque as cebolas num tabuleiro de ir ao forno e junte o azeite, o tomilho e uma pitada de sal.
- leve ao forno e deixe assar por 30 minutos, mexa de vez em quando
Tofu grelhado
- depois de marinar aqueça uma grelha ou frigideira antiaderente e coloque as fatias de tofu
- deixe grelhar o tofu de 3 a 4 minutos de cada lado ou até estar dourado
Video
Notas:
- A cebola roxa combina muito bem com rucula ou agriões
- Pode acompanhar com batata doce no forno e molho de caju
Informação nutricional:
Até breve
Vânia
amanha eu vou fazer essa receita de tofu, achei a receita maravilhosa, uma vez eu comi tofu puro na casa do meu cunhado e não gostei muito, más é bom para a saúde, agora essa receita esta nota 10
Nada como experimentar.
Beijinhos Marlene.
Obrigada pelas informacoes Dada’s, a minha sobrinha e vegeteriana e e sempre um dilemma quando sao is almocos de familia can em casa pod nao saber o que cozinhar Lara ela