A sugestão que trago hoje é um 3 em 1 e que utilizo com alguma regularidade, seja em receitas doces ou para barrar no pão. Manteiga de frutos secos.
Foi talvez das receitas mais uteis que aprendi a fazer. Bem, não sei se pode ser chamado de receita, pois só envolve 1 ingrediente.
Podemos fazer pasta ou manteiga de qualquer fruto seco e o processo é idêntico para todos eles, fazer as nossas próprias manteigas/pastas é bastante mais saudável em comparação com as que se vê à venda nos supermercados (principalmente as de amendoim).
Também já há alguns sites online que vendem estas Manteigas com uma boa relação qualidade/preço.
Pasta ou Manteiga de Amêndoa:
É simplesmente deliciosa e nutritiva. A amêndoa é rica em proteínas, ácidos gordos (gorduras) insaturadas, rica em ácido oleico, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol total e LDL, aumentando os níveis de HDL.
É o fruto seco com maior percentagem de fibras e é rica em vitaminas e minerais (como biotina, vitamina E, magnésio e potássio). Como é rica em gorduras deve ser consumida com moderação.
Esta pasta é ideal para barrar no pão como substituto da manteiga e em receitas doces, como substituição de outras gorduras.
Pasta ou Manteiga de amendoim:
É das manteigas mais conhecidas e usadas. O amendoim é uma leguminosa rica em proteínas (aminoácidos essenciais), gorduras monoinsaturadas, vitaminas (como a vitamina E e vitaminas do complexo B) e fibras.
Apesar do amendoim trazer bastantes benefícios no seu consumo em estado natural é um alimento bastante calórico e como é rico em gorduras deve ser consumido com moderação.
Esta pasta é ideal para barrar no pão e para adicionar em pratos doces como sobremesas e bolos em alternativa às gorduras convencionais.
Pasta ou Manteiga de Caju:
O caju ou castanha de caju é uma semente proveniente da fruta do cajueiro. Esta semente é rica em minerais (como ferro, fosforo, selénio, zinco e magnésio), é uma boa fonte de proteínas e vitamina B1 (ideal para o stress e depressão).
É rico em gorduras, ácidos gordos moninsaturados (ajuda a reduzir os níveis elevados de triglicéridos). Como todos os alimentos ricos em gorduras deve ser consumido com moderação.
Esta pasta é simplesmente deliciosa e a minha preferida pelo seu sabor. É ideal para barrar no pão e para sobremesas, principalmente em pratos doces e também salgados.
Se nunca experimentaram fazer estas pastas em casa então é altura de experimentar, são muito simples, mas é necessário um processador de alimentos com alguma potência e alguma dose de paciência, pois dependendo do aparelho, depende o tempo que demora formar a consistência de manteiga.
Na bimby demora cerca de 5 minutos, mas também depende do tipo de frutos secos que se utiliza.
No inicio parece que não vai resultar, pois fica uma farinha sem qualquer consistência, mas à medida que vamos triturando, os óleos vão sendo libertados e como que por magia temos uma pasta/manteiga deliciosa e caseira.
Como já falei neste post, os frutos secos podem ser demolhados antes do seu consumo, no entanto para fazer Manteiga eu não demolho.
Mas se preferirem demolhar é necessario desidratar antes de triturar senão a pasta dura apenas alguns dias no frigorifico antes de ganhar bolor.
Manteiga de frutos secos
Ingredientes:
Manteiga de amêndoa
- 400 g amêndoas cruas (com ou sem casca)
Manteiga de amendoim
- 400 g amendoins sem casca ao natural
Manteiga de caju
- 400 g cajus ao natural
Como fazer:
Manteiga de frutos secos (amêndoa, amendoim, caju..)
- Passo opcional: assar os frutos secos no forno a 180º por 5 a 10 minutos até ficarem secos e dourados.
- Num processador de alimentos juntar os frutos secos e triturar na velocidade máxima até virar uma farinha
- Limpar as laterais do processador com uma espátula e triturar na velocidade 6/7 por 40segundos
- Limpar novamente as laterais do processador e triturar na velocidade 5/6 por 5 minutos, parando ocasionalmente para limpar as laterais
- Continuar a triturar até obter a consistência desejada (manteiga liquida e cremosa). Quanto mais tempo triturar mais liquida vai ficar
- Transferir para um frasco de vidro fechado
Video
Notas:
Até breve
Vâni
Olá
Da para fazer com menor quantidade?? Tenho aqui cajus em casa mas só tenho 100gr.
É necessário ter alguma quantidade para que a lamina do processador fique coberta e este possa trabalhar.
Se for pouca quantidade só vai triturar por isso com essa quantidade pode sempre testar a minha receita de parmesão vegano
Vânia
Olá,
Já tentei várias vezes na Bimby e não consigo acertar… Fica sempre pastosa e nunca passa p manteiga. Será a velocidade , as quantidades? Não encontrei o segredo ainda. Podes indicar-me com mais detalhe o processo? Apenas 300g e sempre na Vel 7? É essencial estarem torrada ou apenas para o sabor ser diferente? Muito obrigada e continuação de bom trabalho.
Depende o fruto seco. Qual está a usar?
Obrigada
Beijinho
Vânia
Olá! Já fiz 2 vezes com a bimby mas a última vez que fiz demorou muito tempo até atingir o ponto de manteiga. E tive de parar várias vezes pois estava a aquecer muito. Acho que cometi o erro de triturar as amêndoas logo a seguir a tirar do forno. Mas mesmo depois de deixar arrefecer, triturando na velocidade 7, a bimby começava a aquecer até aos 50º. Também te acontece?
Obrigada
Olá Susana
È normal a bimby aquecer pois com a fricção das amêndoas a temperatura sobe, a ligeira subida da temperatura ajuda a libertar os óleos dos frutos secos e dessa forma é mais rápido atingir o ponto de manteiga.
Beijinhos
Já experimentei com 200g de caju e resultou! Comprei Caju natural já torrado.
Gostei muito da receita.
Obrigado e Beijinhos!
Ola Vania. Queria saber se também se pode fazer com nozes pecã da mesma forma e na mesma quantidade.
Obrigada.
Olá Vera
Nunca experimentei com nozes peça mas deve dar uma vez que é um fruto seco.
Beijinhos
Boa tarde Vânia, devemos mesmo coloca-las no frigorífico? e a manteiga ghee sabes como se deve fazer?
Beijinhos e obrigada
Não é obrigatório. A manteiga ghee é manteiga normal fervida e depois é separada, não uso manteiga.. mas acho que existem tutoriais no youtube de como fazer.
Beijinhos
Oii Vania ontem fiz a pasta de amendoas e hoje a de amendoim, simplesmente incríveis, obrigada pela receita! Só tenho uma duvida, você pode me dizer quanto tempo elas duram na geladeira??
Olá Layla,
Duram bastante tempo, já tive cerca de 1 mês e ficou bom 🙂
Oi Vânia! Que tipo de processador você usa para fazer suas pastas? É industrial? Gostaria de começar a fazer…parabéns pelas receitas!!!
Olá Wydlene,
Uso a Bimby penso que no Brasil se chama Thermomix.
Beijinhos
Vânia
Olá!
Sabes se as lâminas da Bimby (ou a equivalente do pingo doce que é bem semelhante) se danificam com a produção a longo prazo (lâminas cortarem menos com o tempo..) ou conheces uma máquina semelhante para fazer manteiga de frutos secos mas industrial, que aguente bem ser usada diariamente?
Cumps e Obrigado,
Miguel
Olá Miguel,
Só uso a Bimby, não sei como são as lâminas do pingo doce (em termos de durabilidade) e apenas uso ocasionalmente e não diariamente, por isso não sei dizer se aguenta um uso diário.
Vânia
Olare! Ando para exprimentar há uns tempos pois os meus rapazes (tal pai tal filho!) deliciam-se com frutos secos! Se for (aposto que sim!) como outras receitas q já experimentei daqui, então é mesmo excelente!!! Tenho um pequeno processador que vinha com a varinha mágica, mas com paragens pelo meio do processo, parece-me q vai correr bem! Entretanto gostava de te perguntar o de arranjaste os maravilhosos frascos da foto! Fiquei inlove por eles e parecem-me ser os ideias para isso!!
Grata pelas fabulosas partilhas e muitos beijinhos da costa alentejana, Xana
Olá Alexandra,
Peço desculpa pela demora na resposta a esta mensagem.. Estes frascos em especifico comprei na loja “espaço casa” mas também existe dentro do género no ikea.
Beijinhos e obrigada pelo feedback.
Vânia
Olá Vânia,
Costumo fazer a de amendoim mas sem torrar, a próxima vez vou torrar e fiquei curiosa para fazer a de caju, que adoro como fruto seco 😉
Obrigada!
De caju é a minha preferida!!!
Obrigada pela resposta Vânia… Sim eu necessito de demolha-las :/ Como faço para desidratá-las? Não posso simplesmente secá-las bem e levá-las ao forno como tu fazes? Grata**
Catarina
Olá Vânia outra vez ^_^ Não é preciso demolhar as oleaginosas? Grata *
Olá Catarina,
Para fazer as pastas/Manteigas não é necessário, mas se achar que não faz bem a sua digestão pode demolhar mas após demolhar deve desidratar (para ficarem bem secas) pois só assim se liberta os óleos e se consegue fazer as Manteigas 😉
Beijinhos
Obrigada pela resposta Vânia… Sim eu necessito de demolha-las :/ Como faço para desidratá-las? Não posso simplesmente secá-las bem e levá-las ao forno como tu fazes? Grata**
Catarina
Para desidratar tem de ser ou com um desidratador especifico ou no forno a baixa temperatura para retirar toda a água (na temperatura mínima e durante algumas horas), o processo como faço é só para as tostar ligeiramente elas não foram demolhadas. Nao funciona demolhado e tostado (sem desidratar), pois não libertam os oleos devido à água e não da para fazer manteiga. Ficam apenas em farinha
Olá 🙂
Que processador utilizas? eu estou a pensar comprar um, mas tenho medo não ser potente o suficiente para fazer manteiga de nozes …
O que aconselhas? 🙂
Obrigada
Filipa :3
Olá Filipa,
Eu utilizo a Bimby, mas podes usar outro tipo de processador de alimentos, aqui o requisito é que tenham alguma potência. Há quem faça com picadoras ou um um bom liquidificador. O truque é ires parando para que a maquina não aqueça demasiado e ter alguma paciência para que a farinha vire uma pasta. Nunca experimentei fazer de nozes.
Beijinhos
Vânia
Olá!
Descobri hoje o seu blog e estou a adorar! A estética, as fotografias/vídeos, as receitas e acima de tudo, a clareza das explicações.
Eu adoro manteigas de frutos secos e gostava de fazer mais e de ter mais variedade. No entanto, acabo por fazer quase sempre de amendoim, pois é o que sai mais em conta. As amêndoas que vejo à venda são sempre mais caras e os cajus nem se fala. Sugere algum sítio para comprar cajus mais baratos? É que além destas manteigas, as aplicações em “cheesecakes” e afins parecem-me deliciosas e gostava muito de experimentar..
Obrigada desde já!
Olá Luísa 😉
Obrigada pelo comentário, fico muito feliz 🙂
Sim a manteiga de amendoim é de todas a que fica mais barata, costumo comprar os amendoins a 3.5€/kilo, as amêndoas rondam os 12€/kilo e os cajus 14€/kilo. É de Lisboa? Eu compro os frutos secos ou em mercearias indianos (em Lisboa há no Martim Moniz) ou nos mercados biológicos (miosótis em Lisboa, é dos sítios mais em conta). Não compre em grandes superfícies estilo Continente, pois geralmente é bem mais caro (salvo algumas excepções), ás vezes também costuma haver em feiras e mercados.
Espero ter ajudado
Beijinhos
Vânia
Muito obrigada pela resposta rápida! Sou de Lisboa sim, e hei de investigar o Martim Moniz numa próxima oportunidade. Até agora só conhecia o supermercado chinês de lá..
Votos de muito sucesso!
No centro comercial do Martim Moniz no 1º andar tem uma mercearia Indiana, lá encontra com toda a certeza 😉
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia,
Experimentei fazer a manteiga de caju, seguindo a sua receita à risca (só não tostei) e ficou deliciosa!!!
Como não tenho Bimby, utilizei um robot de cozinha e resultou na perfeição.
Comecei a seguir o seu blogue recentemente, porque a minha prática regular de exercício físico levou-me a ter uma alimentação saudável e deixe-me dar-lhe os parabéns, porque eu já não vivo sem os seus conselhos e receitas. Já experimentei várias das suas receitas e todas elas são maravilhosas! Também gosto imenso dos seus artigos, são bastante lúdicos e elucidativos.
Continuação de bom trabalho 🙂
Andreia
Olá Andreia,
A manteiga de caju também é a minha preferida. O tostar intensifica mais o sabor, mas fica bom na mesma 😉
Obrigada pelo incentivo e pelo comentário tão positivo:)
Beijinhoos
Vânia
Olá, Andreia!
Qual o seu processador de alimentos? Estou para comprar um para esse efeito, mas estou muito indecisa…
Cris
Boa noite.
Gostei muito do vídeo, muitos parabéns.
Tentei seguir à risca a sua receita, mas o resultado foi ter queimado o liquidificador ! 🙁
Pode indicar-me qual é o equipamento que usa e as suas características.
Muito obrigado.
Olá Nuno!
Lamento que tal tenha acontecido..
Fez paragens à medida que ia triturando? possivelmente o equipamento sobreaqueceu devido ao tempo prolongado sem paragens (talvez possa ter sido esse o problema), os frutos secos até ganharem a consistência de pasta vão aquecendo à medida que libertam os óleos. Eu usei e uso um processador de alimentos.. uma bimby (não sei se conhece), mas pode usar uma picadora ou liquidificador com alguma potência, mas é importante ir parando.. espero ter ajudado 😉
Vânia
Vânia, adorámos o vídeo e a receita! Temos uma pergunta: escreveste que a amêndoa é o fruto seco com maior percentagem de fibras. Será que nos podes esclarecer quanto à função das fibras no nosso organismo? (Desculpa a ignorância!). Um beijinho e continuação do excelente trabalho que estás a fazer e que seguimos com admiração!
Olá Inzen 😉
Claro que sim, as fibras são aquela parte do alimento que não são digeridas pelo nosso organismo, isto é, passam por todo o processo digestivo sem serem absorvidas e são muito importantes pois são elas que “limpam” o mesmo.. é tipo a vassoura/aspirador (sem eles não conseguimos limpar o chão).. ora quando chegam ao intestino, para além de servirem de alimento ás bactérias boas que lá temos, ajudam a empurrar as fezes. Por isso é que pessoas que não ingerem fibras suficientes na dieta (comem tudo refinado sem a fibra do alimento, não comem frutas e legumes, pois parte destes é fibra) têm problemas de prisão de ventre.. não há nada para empurrar as fezes.
Mas no caso das amêndoas a fibra é do tipo insolúvel. Existem 2 tipos de fibra nos alimentos a solúvel (que se liga à água e forma um gel), dão maior sensação de saciedade, ajudam na eliminação de gordura e açúcar.. e depois temos as insolúveis que actuam mais no intestino, produzem as fezes mais macias e ajudam a empurrar para fora do corpo.
Espero ter ajudado 😉
beijinhos
Olá Vânia.
Muito obrigada, andava mesmo à procura desta receita. 🙂
Conheci este blog hoje, através do blog da Anabela, http://www.aproveitaravida.pt, e já fiquei fã.
Muitos parabéns, está um blog muito bem feito e bonito. Vou voltar aqui frequentemente.
Bem haja por todo este trabalho e dedicação. Bjs
Eunice
Olá Eunice!!
Obrigada pelo comentário tão carinhoso 🙂
boa, então a receita veio mesmo na hora certa 😉 qualquer duvida é só dizer..
Também gosto muito do blog da Anabela
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia, 🙂
tenho uma pergunta: quanto tempo dura a manteiga no frigorífico?
Desde já, obrigada.
Bj
Eunice
1 a 2 meses (é provável que dure mais) este foi o tempo máximo que já tive no frigorífico.. 😉
Beijinhos
Vânia