Já tinha prometido esta receita há algum tempo aqui no blog e hoje foi o dia. A sugestão de hoje são umas almôndegas de feijão azuki muito apreciadas cá em casa e que tenho sempre no congelador para quando apetece uma refeição rápida mas saborosa.
Ás vezes faço estas almôndegas com outro tipo de leguminosas como lentilhas ou feijão preto, mas gosto particularmente do feijão azuki e sei que muitas pessoas não conhecem este feijão e poderá ser mais uma variedade a incluir na alimentação. A primeira vez que vi uma receita deste género foi no blog da Márcia do compassionate cuisine e por isso não poderia deixar de incluir como a minha fonte de inspiração para esta receita.
Para quem não conhece o feijão azuki é originário do Japão, sendo uma leguminosa selvagem rica em proteínas, fibras solúveis, vitaminas do complexo B e inúmeras outras vitaminas e minerais. Este feijão tem uma menor fermentação em comparação a outras leguminosas, sendo que é indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes.(1)
O consumo do feijão + arroz fornece ao organismo todos os aminoácidos essenciais, formando assim uma fonte de proteínas completa.
Como todo o feijão este deve ser demolhado. Já expliquei aqui a importância de demolhar e de como o fazer correctamente.
Eu gosto sempre de acompanhar estes pratos com algum verde. Neste caso cozi folhas de acelga a vapor, cortadas em tiras e salpicadas com uma fruta que adoro e que é de época, a romã. Mas podem usar qualquer outro verde como acompanhamento.
Vamos à receita?
Almôndegas de feijão azuki
Ingredientes:
Almôndegas
- 300 grs feijão azuki
- 50 grs cajus demolhados por 6 horas - opcional
- 1 molho coentros frescos
- 1 c.sopa sementes de linhaça trituradas
- 3 c.sopa água
- pimenta preta moída a gosto
- tomilho seco
- noz-moscada
- paprika ou pimentão-doce
- alho em pó ou 1 dente de alho esmagado
Para acompanhar:
- Arroz integral
- Molho de tomate caseiro
- folhas acelgas ou outra couve
- romã para decorar
Como fazer:
- Para o feijão:
- Começar por demolhar o feijão por pelo menos 12 horas.
- Passado esse tempo escorrer a água do feijão e lavar bem.
- Numa panela colocar o dobro da água para cozer o feijão adicionar um pouco de sal marinho e uma fatia de gengibre. Quando a água estiver a ferver juntar o feijão. Nota: este processo pode ser feito numa panela de pressão, mas num tacho normal vamos conseguir controlar melhor o ponto de cozedura do feijão, que queremos que fique al dente e não muito cozido (entre 20 a 40 minutos depende da qualidade do feijão).
- Depois de cozido, escorrer toda a água do feijão.
- Almôndegas:
- Colocar o feijão num processador de alimentos com os cajus, as especiarias, os coentros e o “ovo” de linhaça (1C. sopa de linhaça com 3 C. sopa de água, deixar repousar por 5min).
- Triturar tudo e verificar a consistência da massa.
- Se a massa estiver muito mole podemos juntar aos poucos pão ralado ou sementes de linhaça trituradas até a massa se desprender das mãos.
- Se a massa estiver muito seca, podemos juntar mais um ovo de linhaça ou um pouco de água.
- Com as mãos vamos formar bolas e dispor num tabuleiro de forno.
- Levamos ao forno por cerca de 15 a 20 minutos a 180ºC, ou até as almôndegas estarem firmes e secas.
- Servir as almôndegas com arroz integral ou outro acompanhamento, couves cozidas e molho de tomate.
Video
Notas:
O molho de tomate é opcional, mas faz toda a diferença nas almôndegas que ficam naturalmente secas.
Até breve
Vânia
Fontes
(1) centro vegetariano
Olá Vania
As almondegas congelam-se dp de irem ao forno?
obrigado
Teresa
Olá Maria
Pessoalmente prefiro congelar sem irem ao forno e cozinhar na hora de comer, mas pode congelar já cozidas.
Vânia
Por vezes pergunto-me porque é que eu comia carne. Estas almôndegas têm um sabor muito melhor, mais interessante e mais rico. Obrigada Vânia por estas maravilhas culinárias. ?
Olá Vânia.
Será que resulta da mesma maneira substituir a farinha de linhaça por chia?
Olá Catarina, sim dá para substituir ?
Olá Vânia, quanto tempo é necessário para cozer o feijão? Cerca de 40 minutos? Para ficar bem cozido normalmente cozo durante 50m, mas como nesta receita referes que deve ficar al dente. Acho que mesmo sendo meramente indicativo podias acrescentar o tempo à receita. Fica a sugestão! E agora estou morrinha por provar 🙂
Beijinho
Olá Ana,
sim cerca de 40 minutos (mas ás vezes depende da qualidade do feijão), eu neste caso faço no tacho (e não na panela de pressão) e vou controlando a cozedura.. quando estiverem bons para trincar (mas não muito cozidos) desligo o lume.. por isso é que não coloquei o tempo.. mas sim entre 30 a 40 min.
beijinhos e obrigada pela sugestão vou acrescentar. 😉
ah, desculpa, só vi o vídeo e o feijão não parecia cozido, já li a receita 😀 vou experimentar!
😀
Olá Vânia! Andava aqui à procura de uma receita com feijão azuki, e dei de caras com estas almôndegas, parecem deliciosas.
Mas já tenho o feijão cozido… achas que vai resultar? e em vez dos cajus, tenho castanha do Brasil…
Obrigada, beijinhos
Olá Ana,
Sim o feijão é já cozido 😉 funciona com qualquer fruto seco.
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia! 😊
Adoro as suas receitas! Tenho uma questão, o peso do feijão é já cozinhado ou cru?
Obrigada!
Olá Vanda,
o peso é para o feijão já cozido.
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia! Tenho experimentado imensas receitas tuas porque são maravilhosas e estão a facilitar, aos poucos, eu deixar de comer carne e derivados!
Uma coisa que tenho curiosidade e gostava muito de saber era qual o processador é que utilizas para confeccionar quase todas as tuas receitas, desde às manteigas de frutos secos às almôndegas!
Obrigada!
Beijinhos e continuação de um excelente trabalho!!
Olá Ana,
Eu utilizo a Bimby, mas se não tiver qualquer processador de alimentos funciona, uma marca que recomendo é a kenwood (fica bem mais em conta que uma bimby 🙂 ) e geralmente são muito boas.
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia!
Não costumas cozer o feijão com kombu?
Sim ou com alga Kombu ou com rodelas de gengibre 😉
Olá Vânia, ontem depois da sua apresentação no Arena Shopping, tive curiosidade em visitar o seu blog e, devo dizer que adorei
Já me fiz seguidora, pois tenho muita vontade e interesse em aprender mais sobre vida e alimentação saudável, Obrigada por ter criado este espaço, onde partilha connosco receitas e informação sobre este tema. Beijinhos
Olá Sofia,
Fico muito feliz que tenha gostado e que já seja seguidora 😀 Espero que tenha gostado do showcooking e que experimente algumas receitas 😉
Beijinhos e obrigada pelo comentário tão carinhoso.
Vânia
A Vânia vai colocar as receitas das sugestões apresentadas no showcooking, aqui no site?
Beijinhos
Irei fazer um post no blog do showcooking com o link para as receitas 😉
Beijinhos