(english recipe, scroll down)
Finalmente decidi trazer uma receita há muito pedida. Depois de várias tentativas frustradas (diria entre 5 a 7 tentativas), hoje trago a minha versão de queijo vegan, com consistência de queijo fresco.
Imagino que estejam a perguntar, e o sabor? isso sabe a queijo? pois bem vou ser sincera não sabe ao tradicional queijo, pois não leva leite, mas na minha opinião é uma boa alternativa e depois da receita aprimorada foi devorado em menos de 2 dias 😉 no entanto pode não agradar a todos os paladares.
A ideia inicial era fazer um “queijo” fermentado, mas é um processo demorado e nem todas as pessoas têm tempo para fazer estes tipos de alternativas, por isso fui em busca de receitas mais rápidas e que qualquer pessoa consiga fazer, visto que me pedem com muita frequência. Mas não descarto de todo essa hipótese e já tenho algumas receitas para testar e adaptar. Se achar que fica bom partilho no blog 😉
Não costumo consumir queijos vegetais com frequência, já experimentei outras versões em pizza e até gostei, mas não é algo que consuma diariamente, até porque a maioria dos queijos veganos de compra tem aromas e ingredientes estranhos que habitualmente não tenho na minha cozinha.
Pesquisei inúmeras receitas pela Internet e experimentei fazer com batata doce, tremoços, amêndoas e cajus, mas o sabor que mais gostei foi de amêndoa e/ou caju, e das várias técnicas que sugerem, os resultados não foram os esperados, pois ou ficava um queijo amanteigado, ou ficava rijo de mais. Por isso para mim aqui o truque é activar o agar-agar com a água e deixar ferver durante uns 8 a 10 minutos e só depois misturar muito bem com os restantes ingredientes já triturados, mas esse processo irei explicar melhor na receita e podem também ver no video abaixo.
Este “queijo” é mais indicado para comer com tostas ou pão e a sua textura assemelha-se muito ao queijo fresco.
"Queijo" fresco vegano de caju
Ingredientes:
- 75 grs cajus ou amêndoas sem pele
- 375 ml água
- 1 c.sopa sumo limão
- 1 dente alho
- 1 c.sobremesa agar-agar usei em flocos
- 1 c.sopa levedura nutricional opcional*
- pimenta a gosto
- noz-moscada em pó a gosto
- sal a gosto
Como fazer:
- Demolhar os cajus por cerca de 4 horas.
- Num processador de alimentos juntar: Os cajus demolhados, o dente de alho, ½ cup de água, o sumo de limão, a levedura de cerveja e os temperos a gosto (aqui podem juntar mais temperos). Triturar tudo (velocidade 7), por cerca de 1 minuto. Reservar
- Num tacho pequeno aquecer 1 cup (250ml) de água e o agar-agar, mexer. Quando levantar fervura contabilizar 8 a 10 minutos mexendo sempre muito bem, até o agar-agar ter dissolvido completamente. Este processo vai permitir activar o agar-agar.
- Passado esse tempo desligar o fogão e misturar o liquido ao molho de caju. Triturar tudo muito bem na velocidade máxima por 1 minuto.
- Num tupperware de vidro redondo ou rectangular, transferir rapidamente toda a mistura e deixar arrefecer.
- Quando estiver frio guardar no frigorífico até solidificar (cerca de 1 a 2 horas).
- Desenformar o “queijo” e servir com tostas.
Video
Notas:
- Podem substituir os cajus por amêndoas sem pele.
- Receita adaptada:Ela Gale
Até breve,
Vânia
Estava algo reticente em relação a este queijo, mas ficou tão bom ? Já partilhei a receita e sem dúvida que a vou repetir…muitas vezes ?
Tão bom! Obrigada pelo feedback ❤️
Olá.eu segui a receita fielmente e ficou mole como um pate.Nao houve essa consistência mostrada.o q pode ter dado.errado???
Olá Cyntia
Ferveu o agar agar? Se ele ficou mole é porque o agar agar não ficou bem activo.
Beijinhos
Vânia
Entretanto já vi que dizes nas notas da receita que pode ser levedura nutricional. Estava a ver a receita no pepperplate (aplicação que recomendaste e que é realmente muito útil) mas as notas não são importadas quando se importa a receita automaticamente ;P
Beijinhos!
Olá Catarina
Nunca tinha experimentado importar as notas. Em todo o caso podes acrescentar manualmente. 😉
Beijinhos
Muito obrigada pela partilha de todas receitas tão boas!
Em relação a este queijo, eu fiz mas não solidificou.
Estive com o agar agar em flocos 10 min a mexer sempre e a ferver, evaporou a maior parte da água…
Não pus levedura.
O que pode ter corrido mal?
Obrigada.
Olá Olga
Colocou a mesma quantidade de liquido?
Obrigada pelo Carinho.
Vânia
Olá, Vânia!! Esta receita parece deliciosa, tenho de experimentar!
Conheces algum sítio onde possa comprar Nutritional Yeast, em Lisboa? Obrigada!
Olá Mariana,
Costumo comprar na ayur (www.ayur.com.pt) têm loja física em Lisboa.
Beijinhos
Oi Vânia! Adorei a receita e vou fazer. Faço sempre algo parecido com ricota com o insumo do leite de amêndoas. Gostou muito do sabor com temperos verdes (manjericão, oregano ). Será que é possível temperar esse queijo da sua receita também? Ou melhor temperar depois de pronto?
Abc
Olá Juliana,
sim penso que funcione 😉
bjs
Vânia
Vou experimentar parece ser muito bom obrigada…
Olá olá!
Muito obrigada por tão generosa partilha!
Sempre chegou a fazer queijos fermentados? 🙂
Olá Ana,
Sim pontualmente faço queijos fermentados em casa, fica ótimo, mas dá algum trabalho.
ola sei que a receita é vegan, mas queria perguntar se posso substituir o agar-agar por folhas de gelatina? obrigada 🙂
Olá Alexandra,
Nunca experimentei (porque as folhas de gelatina são de origem animal), em todo o caso penso que sim (mas não tenho certezas)
beijinhos
Vânia
ola boa tarde
posso substituir o agar- agar por folhas de gelatina? obrigada 🙂
Ótima receita, mas queria somente destacar que o “Nutritional Yeast” da receita original NÃO É levedura de cerveja. Pode ser substituído por este sim, mas o resultado com o Nutritional Yeast (levedura nutricional) será muito melhor. É mais caro, mas tem muitos nutrientes e um sabor muito similar ao do queijo. Vários sites brasileiros já estão vendendo. Abraços.
Olá Renata,
Sim levedura não é o mesmo que nutritional yeast.. mas nem sempre é fácil encontrar à venda 😉
Vou experimentar fazer !
Eu faço com miolo de amêndoas moídas e resulta muito bem. É mais pratico e saboroso.
Com amêndoa também gosto 😉
Olá Vânia!
Esta receita apareceu mesmo na altura certa… ando na transição para o veganismo. E o que me falta são os queijos, nomeadamente o queijo fresco… Esta receita é mais um empurrão para tomar esta decisão totalmente! Grata!
Tenho que ir ver onde arranjo os cajus rapidamente!
Beijinhos, tem um dia fabuloso!
Olá Mariana,
Boa 😀 depois quero saber se foi aprovada. Também pode ser feito com amêndoa. No lidl vendem cajus sem sal 😉
beijinhos
Vânia
Olá Vânia!!! O único tipo de queijo que comia antes de ser veg era queijo fresco e agora partilhas isto? Até me dá um aperto no coração ahahah Obrigada!! Só uma questão será que demolhando os cajus fica um queijo mais humido? Exprimentas-te? E também porque eu tenho habito de demolhar todas as oleaginosas. **
Olá Catarina,
ehehe estava a adivinhar :p sim experimentei com os cajus demolhados e sem ser demolhados(porque me esqueci).. Prefiro demolhado.
Beijinhos