Yum Pizza.. quem não gosta? É daquelas refeições que agrada à maioria das pessoas.
Cá em casa é muito apreciado, mas confesso que não faço regularmente. Costumo fazer pizza naquelas alturas que apetece algo reconfortante e não apetece sentar à mesa ou comer de faca e garfo.
Por ser prática de comer muitas pessoas optam por comprar pizzas pré-feitas e congeladas, mas o problema dessas pizzas é que não são nada saudáveis, são tão processadas e cheias de gordura, sal, farinhas refinadas que os nutrientes que têm é zero!
Para esta receita não utilizei queijo daí ser uma pizza vegan. Desde que eliminei o leite da minha alimentação, pois não é o alimento mais saudável, pode ver um artigo aqui, que tenho tentado reduzir os seus derivados (confesso que o queijo é o que mais me custa, consumo apenas ocasionalmente), por essa razão comecei a fazer as pizzas sem queijo e digo desde já que ficam deliciosas na mesma. O segredo é a combinação dos ingredientes e um bom molho de tomate!
Outra diferença nesta receita é a massa. Tradicionalmente a pizza é feita com farinha de trigo refinada e leva bastante gordura. Sempre que faço massas em casa opto por cereais integrais, neste caso utilizei farinha de espelta integral. Para quem não sabe a espelta é um cereal da familia do trigo (por isso contém glúten), no entanto contém mais proteina, vitamina B1 e B2 que este. Como a massa é toda feita com farinha de espelta integral, ela comporta-se de maneira diferente da massa tradicional, sendo que é mais difícil de trabalhar.
O bom de fazer as nossas próprias pizzas é que podemos controlar todos os ingredientes, desde a massa ao molho e aos ingredientes que mais gostamos.
Para esta receita mostro todo o passo a passo da preparação da pizza, mas pode sempre preparar uma maior quantidade de molho de tomate e congelar, pode usar sobras de outras refeições ou fazer a base com pedaços de pão!
Basta ser criativo, ter uma dose de paciência e amor e terá certamente uma deliciosa refeição!
Abaixo segue a receita. O video desta receita encontra-se no final da página:
Pizza vegan
Ingredientes:
PARA A MASSA
- 180 grs farinha de espelta integral
- 1 c.sopa fermento de padeiro seco biológico
- ½ chávena água
- 1 c.sopa sal
- 2 c.sopa tomilho seco opcional
PARA MOLHO TOMATE
- 5/6 tomate maduros cortados em pedaços
- 1 cebola picada
- 2 dentes alho picados
- 1 tbsp óleo de coco
- sal pimenta, noz moscada
- manjericão fresco
PARA RECHEIO
- cebola roxa
- curgete
- brócolos
- cogumelos
- ananás
- pimentos
- rúcula
Como fazer:
- Num recipiente de vidro coloque a farinha, o fermento, o sal, o tomilho e misture. Junte a água aos poucos e mexa com uma colher ou pode usar as mãos para formar a massa. Vá adicionando a água e se precisar utilize mais farinha. Faça uma bola e reserve.
- num tacho salteie a cebola, o alho e o óleo de coco até a cebola ficar translucida. Junte o tomate e deixe ferver.
- Quando começar a ferver tape o tacho e deixe cozinhar por 10 minutos m lume médio
- Passado esse tempo junte as especiarias (menos o manjericão) e deixe cozer por mais 5 minutos.
- Desligue o fogão e adicione o manjericão. Triture com uma varinha mágica ou com um processador de alimentos.
- Transfira para um recipiente de vidro e reserve.
- em cima de uma folha de papel vegetal coloque um pouco de farinha de espelta e estenda a massa. (como esta massa é feita apenas com farinha integral e não leva gordura, torna-se um pouco mais difícil de moldar), Estenda a massa com um rolo até obter o tamanho do prato da pizza.
- Coloque a massa da pizza com o papel vegetal no tabuleiro de pizza e com a ajuda de um garfo faça pequenos buracos na massa.
- Leve ao forno por 10 minutos ou até a massa alourar.
- retire a massa do forno e deite uma camada fina de molho de tomate por cima. Agora junte os ingredientes que mais gostar. Para esta receita usei: Cebola roxa, curgete, brócolos cozidos, cogumelos salteados, ananás, pimentos e rúcula.
- Leve ao forno por mais 10 minutos e já está!
Video
Informação nutricional:
Até breve
Vânia
Olá!
Posso usar fermento fresco em vez de fermento seco?
Obrigada
Sim pode, a quantidade não sei mas normalmente vem indicado na embalagem a quantidade a usar de fermento para X de farinha.
Vânia
Posso congelar a pizza ?
Olá Claudia
Sim pode congelar a pizza e levar diretamente ao forno.
Vânia
Estou a fazer a massa e pelo video parece 1/3 cup água, 80ml. Coloquei 1/2 cup água, 125ml e foi muita.
Tinha um erro na receita. É 1/3 de cup de água 80 ml e não 1/2.
Peço desculpa.
Vânia
Já experimentaste com queijo vegan?
Já sim e fica uma delicia!
Olá, a que temperatura se leva ao forno?
Beijinho*
Olá Mafalda,
Depende do forno, mas normalmente é a 180ºC
Bjs
Vânia
Bom dia. Gostava de experimentar esta receita, mas tenho uma duvida e antes de me aventurar queria esclarece-la: a massa requer algum período mínimo para levedar?é possível deixar durante a noite, em ambiente quente ou no frigorifico?
Obrigada e muitos Parabéns por este blog super criativo e inteligente!
Olá Ana,
Sim a massa requer um período para levar devido ao fermento.. o ideal é deixares tapada com um pano (mas de forma a que respire) pode ser por um período mínimo de 30 minutos ou podes deixar durante a noite mas deve ser sempre fora do frigorífico pois o frio acaba por impedir que as leveduras se desenvolvam e a massa acaba por não ficar macia.
Beijinhos e Obrigada 🙂
Vânia