Fazer os nossos leites vegetais é muito fácil e há tantas variedades possíveis. Já fiz a receita de leite de aveia e leite de coco. E hoje trago mais uma bebida vegetal: Leite de Arroz.
Esta bebida é das mais neutras, tem um sabor muito suave e é ideal para quem tem alergias a oleaginosas, é sem glúten e tolerada pela maioria das pessoas. Não tem colesterol e gorduras saturadas.
Fazer leite vegetal de arroz é muito simples: basta 2 ingredientes: Arroz cozido, e água. Um processador de alimentos ou liquidificadora ou uma varinha mágica ou uma máquina de fazer leite (o que tiver em casa) um coador de rede e um frasco para guardar no frigorífico.
Existem algumas variantes na preparação do leite de arroz. Há quem coza o arroz juntamente com 1 litro de água e triture tudo para fazer o arroz e há quem coza primeiro o arroz e só depois junte a 1 litro de água para triturar. Pessoalmente prefiro esta segunda forma por duas razões: Em primeiro porque posso cozer uma maior quantidade de arroz e fazer mais leite ao longo da semana e segundo porque o leite não fica tão forte e nem com goma, que é típico quando se coze o arroz. Quando cozia o arroz juntamente com 1 litro de água ficava viscoso e não tão liquido, pessoalmente não me agrada, mas isso fica ao gosto de cada um.
Pode fazer o leite de arroz com vários tipos de arroz, o que pode originar consistências e gostos diferentes. Pessoalmente faço sempre com arroz integral pois tem mais propriedades nutricionais. É importante relembrar que sempre que cozer arroz integral é necessário coloca-lo de molho, pois para além de ser mais rápido ao cozer diminui os níveis de fitatos presentes nos cereais integrais.
Para esta receita usei apenas 50 grs de arroz integral cozido, mas se gostar do leite mais forte pode fazer com mais arroz. Se gostar do leite mais doce pode usar algumas tâmaras. Este leite fica muito bem em papas, nos cereais como granola ou para cozinhar.
Abaixo segue a receita e o video de como se faz este leite encontra-se no final da página.
leite vegetal de arroz
Ingredientes:
- 1 litro água
- 50 grs arroz integral
- 1 pitada sal
Como fazer:
- Comece por deixar o arroz de molho (este processo ajuda a eliminar os fitatos) se for arroz normal não é necessário demolhar. Deixe a demolhar por 6 horas ou durante a noite.
- Passado esse tempo coe a água do arroz e coza o arroz normalmente com uma pitada de sal.
- Quando o arroz estiver cozido coloque num processador de alimentos com 1 litro de água e triture na velocidade máxima por 3 minutos.
- Com um coador de rede coe o líquido da polpa. Pode repetir o processo 2 vezes (se for necessário).
- Coloque o leite vegetal de arroz em um frasco de vidro de preferência com tampa e guarde no frigorífico até 3 dias.
Video
Notas:
Informação nutricional:
Até breve
Vânia
Boa tarde,
Tem algum mal em aquecer um pouco estas bebidas vegetais?
Olá Carina
Não tem problema em aquecer a quantidade a utilizar.
Beijinhos
Olá Vânia,
Estou cada vez mais interessada em fazer os meus próprios leitos e eliminar da minha alimentação as bebidas vegetais que são compradas (e cheias de coisas que são completamente desnecessárias). Como tal, experimentei fazer esta receita mas não gostei muito do resultado. Achei a bebida desenxabida (não sei se por estar habituada às bebidas vegetais de compra) e senti ao beber alguns resíduos, mesmo tendo coado a bebida algumas vezes. Não sei se aqui o problema se deve ao facto de ter utilizado a varinha mágica (não tenho bimby nem nenhuma imitação).
Tem alguma sugestão?
Beijinhos,
Filipa
Olá Filipa,
A bebida de arroz é das mais liquidas de facto, aqui a sugestão que posso dar é colocar uma maior quantidade de arroz. No caso de usar a varinha mágica deve certificar-se que tritura tudo muito bem (pode demorar mais tempo do que com um processador de alimentos ou liquidificador, pois não tem tanta potencia). Em relação aos resíduos pode coar com um pano fino, assim garante que não passam resíduos. Já experimentou fazer outras bebidas sem ser a de arroz?
beijinhos
V.
Olá!
Eu não sou vegetariana mas estou a tentar sem um.pouco mais “saudável”. A minha filha deixou de beber leite de vaca por questões de saúde e eu também optei por beber bebidas vegetais.
Como não percebo muito destas coisas talvez me possa ajudar.
Eu tenho feito as suas bebidas mas ainda não comecei a dar a minha filha porque tenho uma dúvida.
O leite de vaca tem cálcio, e estes também tem? Se não tem, onde posso ir “buscar” o cálcio? Os leites vegetais de compra fazem referência ao cálcio.
Obrigada
VÂNIA, EU SOU VEGETARIANA E DESDE QUE LI O SEU BLOG ADOPTEI UM ESTILO DE VIDA AINDA MAIS SAUDÁVEL 🙂 OBRIGADA 🙂 GOSTARIA DE SABER SE É NECESSÁRIO COLOCAR SAL PARA FAZER O LEITE?
Olá Mónica, o sal é perfeitamente opcional. Beijinhos
é tão fácil fazer estas bebida vegetal e eu a pensar que era impossível fazer em casa… parabéns pelo seu blog.
Olá Cláudia,
Sim é bastante fácil e bem mais barato
Beijinhos