Já mencionei em alguns posts que gosto de variar no pequeno-almoço, ao contrário do Homem cá de casa que é capaz de comer dias a fio papas de aveia, a mim aborrece-me mesmo que coloque frutas diferentes. Por esse motivo gosto de variar tanto em texturas como em sabores. A sugestão de hoje são umas papas de trigo sarraceno cruas, sem gluten, sem açúcar adicionado (a não ser o da fruta) e muito nutritivas. São uma óptima alternativa às overnight oats pois não são aquecidas e podem ser transportadas na mala.
Estas papas trigo-sarraceno são ideais para quando o tempo ainda está quente (Verão e Outono) e não apetece comer nada quente de manhã. Preparam-se em alguns minutos e saciam durante algumas horas.
A base para estas papas é o Trigo-sarraceno, mas os restantes ingredientes são opcionais e podem variar de acordo com os gostos e as frutas de época. Esta combinação para mim é perfeita e tem sido uma das minhas preferidas. Com tantas amoras silvestres que tenho no congelador (vindas directamente do norte) e os pêssegos que estão na época (bem maduros e doces) nada melhor do que aproveitar a consumi-los ao pequeno-almoço.
Já devem ter reparado, mas utilizo muito fruta nas minhas receitas e mesmo no dia-a-dia. Muitas pessoas têm medo de comer fruta, pois não sei como ou porquê dizem que engorda, tem açúcar em excesso, são muitos hidratos, fazem subir o índice glicémico e outras teorias que tais. Alguém pode mostrar um estudo cientifico credível que mostre que consumir fruta faz mal? Não tenham medo de comer fruta, a fruta e os legumes são os melhores alimentos que podemos consumir. Estão cheios de fibra, vitaminas, minerais e açúcares que o nosso corpo reconhece como energia para o metabolismo. O que faz subir o índice glicémico são os hidratos de carbono e açúcares refinados. Já vi casos de pessoas que não comem fruta porque “engorda” e dietas que cortam na fruta, mas depois comem bolachinhas Maria e outras que tais..
Ao contrário da Aveia (que é um cereal), o Trigo-Sarraceno é uma semente proveniente de um fruto. É muito nutritivo, rico em fibras, proteína (tem todos os aminoácidos essenciais), minerais como magnésio e é extremamente rico em bioflavonóides como a rutina e a quercitina (poderosos antioxidantes). Apesar do nome “trigo” este não contém glúten, pode ser consumido por celíacos e tem um baixo índice glicémico. Como em todas as sementes e como vai ser consumido em alguma quantidade deve ser demolhado antes de ser consumido.
Algumas indicações para estas papas:
- Deve ser demolhado por pelo menos 4 horas (o ideal é deixar demolhar durante a noite)
- Usei sumo de 1 laranja e um pessego para fazer a papa, mas podem usar água ou uma bebida vegetal e outro tipo de frutas
- A consistência vai depender da quantidade de liquido que quiserem usar
Papas trigo-sarraceno
Ingredientes:
- ½ chávena trigo-sarraceno
- 30 grs amêndoas
- sumo de 1 a 2 laranjas
- 1 pêssego
- sementes de abóbora
- fruta a gosto usei 1 pêssego e amoras silvestres
Como fazer:
- Demolhar o trigo-sarraceno e a amêndoa durante a noite.
- De manha escorrer a água, colocar o trigo-sarraceno, as amêndoas, o sumo de laranja e o pêssego no liquidificador.
- Triturar tudo até ficar cremoso ou com a consistência desejada.
- Colocar as papas numa taça, colocar fruta e as sementes de girassol a gosto.
Video
Até breve
Vânia
Olá, posso usar trigo sarraceno já em farinha?
Já tenho um pacote em casa…
Olá Gisela
Sim pode usar o trigo sarraceno já em farinha.
Vânia
Olá!! Fiz a receita mas dupliquei as quantidades porque era para dois e não conseguimos comer tudo. Posso congelar em doses individuais ou altera a consistência do creme?
Obrigado.
Olá Vera,
Confesso que nunca congelei as papas de trigo-sarraceno por isso não sei se fica bom.
Beijinhos
Testado e aprovado! otima dica, Vania 🙂 obrigada
😉 boa.. são uma delicia, mesmo!!
O trigo saraceno é un cereal estraordinario…e delicioso! Antes só o usava em forma de farinha, mas depois descobri que pode ser comido em grãos e permite de confeccionar pratos deliciosos. E comecei a usa-lo nas papas, em sopas, misturado com lentilhas ou outros legumes… apaixonei-me!
Olá Anna,
O trigo sarraceno é de facto delicioso e muito nutritivo. Acho que nem lhe damos o devido valor.
Beijinhos
Fantastica receita, obrigado. Descobri o trigo sarraceno ha uns tempos, tambem o refogo com tomate previamente e uso como acompanhamento de comida, e fantastico.
Antonio Brito