Andava há imenso tempo com vontade de fazer açúcar de tâmaras, desde que vi o post da Patricia is cooking.
As tâmaras são a minha primeira escolha como alternativa ao açúcar. Utilizo muitas vezes as tâmaras ao natural em muitas receitas doces, tanto pela sua capacidade de adoçar, como pelo seu valor nutricional.
Este fruto é rico em hidratos de carbono (simples e complexos), fibra, minerais e vitaminas.
Há quem considere as tâmaras como o açúcar perfeito da natureza e a grande vantagem de fazermos o nosso próprio “açúcar” é saber que estamos a consumir o alimento inteiro pois é apenas seco, triturado e não passa por processos de refinamento.
Ainda não tinha feito açúcar de tâmaras pois para tal é necessário um desidratador e algumas horas, cerca de 30 horas (dependendo do desidratador) para desidratar as tâmaras.
Ontem fui à mercearia Indiana onde costumo comprar os amendoins, cajus e especiarias (casa piripiri) e enquanto procurava os amendoins encontrei tâmaras secas.
Nem pensei duas vezes e trouxe uma embalagem de 250grs para experimentar, custou cerca de 1.85€, se bem que não são tâmaras biológicas e não tenho 100% garantias que seja apenas tâmaras ao natural (apesar do vendedor afirmar que são), pois não vem nenhuma indicação na embalagem.
No entanto esta é uma boa opção para quem não tem desidratador.
Nunca tinha visto tâmaras secas à venda, mas penso que possa existir em outras mercearias indianas do género. Em Lisboa há uma no centro comercial do Martim Moniz (é provável que também tenha).
As tâmaras são secas com o caroço, por isso para as triturar tive de tirar todos os caroços (tarefa algo demorada pois as tâmaras estavam bastante rijas..)
Depois coloquei todas as tâmaras na bimby. Convém usar um processador de alimentos com alguma potência.
Triturei na velocidade máxima por alguns segundos, até ficar com a consistência acima.
Não consegui que ficassem em pó pois ao triturar a bimby acabou por aquecer as tâmaras e estas ganharam alguma humidade.
O que fiz foi colocar as tâmaras trituradas num tabuleiro, espalhei bem e deixei ficar no forno a 60ºC por apenas 30minutos. Passado esse tempo desliguei o forno e deixei arrefecer completamente.
Esse tempo foi suficiente para que ficassem secas e duras. Depois voltei a colocar na bimby, triturei na velocidade máxima por 10 segundos, et voilá!
Açúcar de tâmaras perfeito com a consistência do açúcar mascavado.
Guardei num frasco de vidro e está pronto a usar. Rendeu cerca de 200grs 🙂
Na minha opinião este “açúcar” não é tão doce como as tâmaras ao natural. Sinceramente não era fã de tâmaras, mas desde que adoptei um estilo de vida mais saudável que aprendi a gostar e hoje adoro simplesmente!
Se não encontrarem tâmaras secas ou se não tiverem um desidratador utilizem as tâmaras ao natural, e substituam pelo açúcar, funciona da mesma maneira.
A grande vantagem que vejo ao usar as tâmaras secas em pó (como açúcar) é poder usar como usamos o açúcar branco/mascavado em pó ou granulado. Esta é apenas mais uma alternativa ao açúcar branco e refinado (e bem mais saudável).
Até breve
Vânia
Olá Vânia, achas que é possível fazer o mesmo mas com figos secos?
Olá Bárbara
Em teoria se os figos estiverem bem secos deve dar, mas nunca testei.
Obrigada
Vânia
Boa tarde,
É possivel fazer xarope de tamaras em casa?
Olá Alice,
Nunca experimentei fazer
Muito boa sua receita.
Alguma sugestão para secar as tâmaras desidratadas, mas ainda não nesse ponto de secura?
Obrigada!
Olá Wanya,
Ou no forno a baixa temperatura ou no desidratador 😉
Muito boa sua receita. Obrigada!
Até agora só vi à venda estas tâmaras no Martim Moniz. A 400km de onde vivo 🙂
Essa loja Indiana é também em Lisboa ou mais a Norte?
Olá Gisela,
Esta loja Indiana é também na zona de Lisboa, proximo do aeroporto 🙁
beijinhos
Vânia
Olá 🙂
Obrigada pela partilha desta receita.
Este açúcar pode ser utilizado em substituição do açúcar refinado em todas as receitas e a proporção a utilizar é a mesma?
Beijinho,
Filipa
Olá Filipa,
O açúcar de tâmaras não é tão doce como o açúcar branco, no entanto usa-se na mesma proporção (pelo menos com as tâmaras inteiras funciona dessa forma), 100grs de açúcar branco para 100grs de tâmaras inteiras. Mas ainda não experimentei com o açúcar de tâmaras em pó, mas é uma questão de provar a receita à medida que for fazendo.
Beijinhos
Vânia
Obrigada Vânia 🙂
Em relação aos açúcares mais convencionais, qual aconselha: o mascavado ou o amarelo?
Beijinho,
Filipa Silva
Na minha opinião quanto menos utilizar ambos.. melhor..
no entanto o açúcar mascarado acaba por não ser tão processado como o açúcar branco pois tem maior percentagem de melaço(mas é processado na mesma, apenas não passa por processo de branqueamento), quanto ao açúcar amarelo é um açúcar igualmente processado, sendo igual ao açúcar branco (apenas tem maior percentagem de humidade e de melaço)
Beijinhos
Vânia
Que giro… estamos sempre a aprender coisas novas contigo! Obrigada por mais uma partilha interessante e completamente desconhecida para nós! Um beijinho
Que bom 🙂 as tâmaras é dos melhores substitutos para o açúcar 🙂
Beijinhos
Vânia