3 documentários sobre exploração animal
8 Abril, 2016

Há uns meses atrás partilhei aqui no blog 4 documentários sobre alimentação, e que tiverem algum impacto na minha mudança alimentar. Hoje vou partilhar mais 3 documentários que vi nos últimos tempos e que estão relacionados com consumo e exploração animal.

Sei que muitas pessoas já viram estes documentários, mas para aqueles que nunca viram aqui fica o meu contributo. Estes documentários servem para despertar consciências, mostrar realidades desconhecidas e para reflexão

1| Earthlings ou terráqueos

Earthlings ou Terráqueos é um documentário de 2005 e que fala sobre uso dos animais para proveito humano.

Aviso que é um documentário extremamente explicito mas real. O documentário aborda 5 temas principais:

  1. Animais de estimação: mostra como funcionam as lojas de animais, os abrigos e como estes são abatidos.
  2. Alimentação: mostra como funciona a industria da carne e peixe, desde como os animais são mantidos e tratados até ao abate
  3. Industria do vestuário: mostra como são obtidas as peles, o couro.. usados nos casacos, malas, sapatos..
  4. Diversão: mostra como usamos os animais para divertimento próprio, desde os circos, as touradas, os jardins zoológicos..
  5. Desenvolvimento  cientifico: como utilizam os animais para testes.

O documentário está disponível online de forma gratuita e com legendas em português, podem ver aqui

A minha opinião: Este é sem duvida o documentário mais marcante e impactante que já vi. Um verdadeiro “abre olhos” para toda a industria e exploração animal. Confesso que chorei na maior parte do tempo. É extremamente real e triste, só me pergunto como o ser Humano dotado de inteligência e capacidade de amar consegue fazer algo assim? como é que nós no dia-a-dia compactuamos, compramos e usamos produtos provenientes desta origem? A verdade é que não somos nós que fazemos “o trabalho sujo”, quando vamos ao supermercado não existe sangue, nem sofrimento. Os casacos, malas, sapatos e afins são bonitos e apelativos mas será que pensamos que está ali a pele de um animal que foi esfolado vivo e que sofreu? Acho que a maioria das pessoas não sabe ou prefere não saber. Por isso recomendo vivamente este documentário, mostra os bastidores, tira-nos da ignorância e dá que pensar.

2 | A carne é fraca

A carne é fraca, um documentário de 2005, produzido pelo instituto Nina Rosa sobre a agropecuária no Brasil.

O documentário fala sobre os impactos ambientais no consumo e produção da carne e mostra toda a tranjectória dessa produção. O objectivo é levar à reflexão sobre as consequências do seu consumo, tanto para o ambiente, para a saúde, como o direitos dos animais.

O documentário está disponível online e de forma gratuita, podem ver aqui.

A minha opinião: O documentário não é tão explicito como o earthlings, embora mostre imagens igualmente reais. Mas mostra que a industria agropecuária tem um grande impacto ambiental e que a demanda pelo consumo de carne é cada vez maior e hoje sabemos as consequências que isso pode trazer para a nossa saúde. Aconselho vivamente

3 | Blackfish

O Blackfish é um documentário norte-americano de 2013.

Este filme centra-se na história de Tilikum (uma Orca macho capturada nas águas do Atlântico Norte em 1983) e que foi vendido a um parque aquático o Sealand e posteriormente a um dos maiores parques aquáticos do mundo o SeaWorld. A história de Tilikum é mundialmente conhecida após matar uma das suas treinadoras durante um espectáculo. Ao longo do documentário vamos conhecendo toda a história documentada e comentada pelos ex treinadores.

O documentário está disponível online (sem legendas em português), também está disponível na netflix (conteúdo pago por assinatura). Não encontrei gratuito com legendas em português (se encontrar coloco o link aqui).

A minha opinião: Vi este documentário à relativamente pouco tempo e posso dizer que foi um “abre olhos” no que toca à minha ideia sobre oceanários e mesmo aos espectáculos com animais. A ideia de confinar um animal que foi concebido para nadar milhares de quilómetros a um tanque, durante toda a sua vida é deprimente. Estes animais são extremamente inteligentes e merecem todo o nosso respeito. Porque sujeitamos os animais a terem comportamentos fora do normal para nossa diversão? eu confesso que já fui assistir a vários, mas hoje consigo ver estes “espectáculos” com outros olhos. Quando pagamos para assistir, estamos a enriquecer uma industria cujo objectivo é lucrar e não cuidar.

Espero que estes documentários sejam úteis para vocês como foram para mim. Não quero impor a minha ideia ou dizer que estou certa e o mundo errado, mas penso que nós enquanto seres humanos temos a capacidade de reflectir e de fazer as nossas próprias escolhas a cada dia.

Já viram estes documentários? se souberem de mais algum podem deixar nos comentários.

Até breve

Vânia

Vânia Ribeiro

Vânia Ribeiro

Autora e fundadora do Made by Choices

Estou aqui para te apoiar e ajudar a (des)complicar a alimentação de base vegetal! 

Os livros já publicados:
Livro 1 – As 5 Cores da Cozinha saudável
Livro 2 – O Menu da Semana“.

2 Comentários

  1. Xana

    Olá!
    Há uns anos decidi que não queria mais compactuar com a loucura que é a criação intensiva de animais para proveito humano. Na altura foi um vídeo que vi na televisão feito e divulgado pela associação ANIMAL que me fez ter a certeza das vidas miseráveis dos milhares de animais de criação. Chorei, enraiveci-me, perdi o sono e por fim abandonei a (já) pouca carne que comia.
    Fico muito feliz quando encontro mais gente que, tal como eu, diz que chorou e se entristeceu ao tomar conhecimento desta loucura.
    Parabéns ao Blog, muito sucesso e da minha parte estou a gostar muito de aprender uma série de coisas que não sabia (como o por quê de demolhar) e a experimentar as receitas deliciosas que aqui se encontram!

    Responder
    • Isabel Farola

      Olá !
      Não vi o documentário, não tenho coragem, duas imagens e foram o sufuciente para desabar 🙁
      Por umas ou outras imagens do género com que já me cruzei, com alguns artigos que li, pelo amor incondiconal que sinto pelos animais, decidi deixar a carne há cerca de 1 ano ..por enquanto ainda só consegui eliminar a carne ..sei que ainda tenho um longo caminho pela frente.
      Agradeço a existencia destes blogues que tanto me ajudam, leiga que sou na matéria, ao partilharem receitas alternativas.
      O meu muito obrigada
      Isabel Farola

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Redes sociais:

No Made by Choices vais aprender como organizar as refeições da semana e incluir mais alimentos base vegetal na tua alimentação.

Os posts recentes: