Nozes, canela e abóbora.. ingredientes perfeitos, para uma Granola deliciosa. Sei que sou suspeita, mas esta Granola entrou para o meu top de preferidos e se lhe juntar leite de coco caseiro, maçã fatiada e canela, fica uma combinação de fechar os olhos a cada colherada. Simplesmente perfeita para o pequeno-almoço ou lanche a meio da tarde.
A receita de Granola, foi das primeiras que partilhei aqui no blog, e isto já foi em Fevereiro.. mas com a chegada do outono, deu-me vontade de fazer uma Granola de edição especial. Sabia que queria incluir a abóbora, mas não sabia se a coisa iria resultar. Pesquisei inúmeras receitas pela internet mas os sabores não estavam ao meu gosto, a granola incluía sempre o óleo de coco e a geleia. Queria mesmo fazer uma diferente da que já tinha sugerido e por isso nada mais simples do que experimentar. Depois de algumas tentativas cheguei à receita final e rapidamente se tornou a preferida cá de casa.
Garanto que não sabe muito a abóbora. É adoçada apenas com tâmaras eu usei medjool (são as minhas preferidas), mas podem usar as neglet (tâmaras mais pequenas) e para ajudar a dar o toque crocante no forno usei Tahini (pasta de sésamo), mas acredito que também funcione com pasta de amêndoas ou amendoim.
Esta granola fica aglomerada em pedaços devido à pasta de tâmaras+puré de abóbora+tahini o que faz lembrar os cereais de pequeno-almoço que comia quando era mais pequena os Clusters. Mas estes são bem mais saudáveis e igualmente deliciosos e viciantes 😉
Bem vou-me deixar de conversa e passar à receita.
Granola de Outono
Ingredientes:
- 170 grs flocos de aveia
- 60 grs sementes de abobora
- 50 grs nozes
- 30 grs passas
- 150 grs tâmaras
- 50 grs tahini (pasta de sésamo)
- 60 grs puré de abóbora
- 1 c.chá canela
Como fazer:
- Demolhar as tâmaras em água (até estarem macias)
- Preparar o puré de abóbora: Cortar uma abóbora pequena em quadrados (remover todas as sementes e casca). Numa panela com água a ferver, cozer a abóbora em água ou a vapor, até a abóbora estar macia. Transferir os pedaços de abóbora para um processador de alimentos e triturar até virar um puré. O puré pode ser armazenado no frigorífico num tupperware de vidro até 1 semana.
- Numa taça de vidro juntar todos os ingredientes secos (a aveia, as sementes de abóbora, as nozes, as passas e a canela), misturar bem e reservar.
- Num processador de alimentos juntar as tâmaras demolhadas (sem a água), a pasta de sésamo (tahini) e o puré de abóbora. Triturar muito bem até virar uma pasta. Se necessário juntar água.
- Juntar esta pasta aos ingredientes secos e envolver muito bem, com as mãos ou com uma colher até todos os ingredientes estarem misturados.
- Num tabuleiro de ir ao forno colocar papel vegetal no fundo e espalhar a granola no tabuleiro.
- Levar ao forno por cerca de 30 minutos a 170ºC (ir verificando a granola para que não queime).
- Quando estiver dourada retirar do forno e deixar arrefecer completamente (ela fica estaladiça e com alguns pedaços colados).
- Pode guardar num frasco fechado de vidro.
Video
Notas:
Até breve
Vânia
Pode indicar-me um substituto das passas que não comprometa o resultado?
Muito obrigada
Olá Cláudia
Pode omitir as passas.
Vânia
Olá Vânia ?
A minha não ficou crocante ?
Olá Tatiana,
Usou todos os ingredientes como indico?
Olá,muitos parabéns pelo seu blog. Apesar de eu não ser vegetariana, sigo muito as suas receitas 🙂
Será que dá para substituir Tahini (pasta de sésamo) e puré de abóbora por mel?
Tudo de bom!
Beijinhos dos Açores
Olá Lidia,
Nunca experimentei com mel.. mas nesse caso tem de fazer as proporções do peso.
Beijinhos
Olá Vânia,
Antes de mais parabéns pelo blog. Sou uma fiel seguidora do seu blog desde o inicio de janeiro de 2016. A minha filha mais nova (13 anos) é celíaca desde essa data. Faço muitas receitas do blog especialmente para ela.Quando eu faço alguma receita ela pergunta logo se é da Vânia ou da Sofia (Gluten free) 🙂 Alem de ter a preocupação do glúten também quero fazer comida saudável para a família. Na receita da granola eu utilizo flocos de aveia da bauck of, é a que da garantias de isenção de glúten. Ainda não percebi como se faz tahini. Com certeza que indica nalguma receita mas eu não sei onde…
Para terminar gostava de lhe transmitir um pedido da minha filha Diana. Uma receita de macarrons, saudáveis e sem glúten. Ela adora macarrons!!!
Ficamos a aguardar a receita!
Obrigada e um beijinho da Ana e da Diana
Olá Ana,
O tahini são sementes de sesamo trituradas até virar uma pasta (tal como se faz a manteiga de amêndoa ou amendoim), mas eu geralmente compro em lojas de produtos naturais ou hipermercados.. mas não é obrigatório usar nesta receita, pode substituir por manteiga de amêndoa ou amendoim.
Nunca experimentei fazer macarrons, mas vou investigar e ver se há alguma receita que possa adaptar ou que me possa inspirar 😉
Beijinhos
Vânia
Os flocos de aveia podem ser subsistidos por outros flocos? Sou alérgica ao glúten e sinto falta de granola na minha alimentação. Queria adaptar a receita para inclui-la na minha dieta
Obrigada
Olá Brenda,
Podem sim, pode substituir por flocos de arroz, flocos de quinoa, arroz tufado, millet tufado, sarraceno.. aqui o cuidado é ver se não contém vestígios.
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia. Ando como uma duvida em relação à granola. Na receitas não referes que demolhas os flocos de cereais nem as sementes, mas já li o teu artigo acerca disso. Então devemos demolhar tudo e secar antes de preparar a granola? Como costumas fazer?
Olá Teresa,
Não demolho flocos. As sementes podem ser demolhadas (mas nestes casos nem sempre faço) e depois faz a granola normalmente. Apenas deverá ter atenção que o prazo de validade vai diminuir sendo que devem ser consumidas no prazo de 1 semana. Beijinhos Vania