Gelado de banana e manga
2 Junho, 2015
Ir para a receita

Procuras uma receita de gelado de banana daquelas bem fáceis, rápidas e deliciosas?

Esta sugestão de gelado caseiro de banana e manga é a combinação perfeita para quem quer uma sobremesa saudável, Feita apenas com fruta congelada, sem lactose, sem gluten e sem açúcar adicionado.

Vamos aprender a fazer um gelado caseiro com as bananas maduras que temos em casa?

ice cream

Hoje trago uma sobremesa sem culpas, rápida de fazer e DELICIOSA! Sei que sou suspeita, mas a serio, este gelado é tãaaaao bom que nem parece que é feito SÓ com fruta! É ideal para a primavera/verão, para crianças e também crescidos.

Gelado de frutas é uma sobremesa típica da cozinha crudivora, por isso esta receita pode não ser novidade para alguns. Quis dar um toque especial ao tradicional gelado de banana congelada e adicionei também manga,  garanto que a combinação destas duas frutas fica muito boa. Receitas destas têm de ser partilhadas!

geladovegan2

Com a chegada do calor apetecem coisas frescas e um dos produtos mais consumidos nesta época são sem duvida os gelados. O problema dos gelados é a quantidade de açucares refinados e gorduras hidrogenadas que são adicionados na sua confecção. Já para não falar da maioria dos gelados que dizem ter fruta, e que na realidade têm aroma artificial e a percentagem de fruta que apresentam é quase nenhuma. Claro que os gelados não são todos iguais, agora há versões de gelados de iogurtes que dizem ser mais saudáveis, mas a maioria deles leva imenso açúcar refinado.

E que alternativas têm os vegans? pois não há muita variedade no mercado, só mesmo os gelados de soja e alguns de coco ou de ervilha que se vendem em algumas lojas de produtos naturais e supermercados biológicos. Mas a verdade é que não há muitas opções. Por isso nada melhor do que fazer os nossos próprios gelados, para aqueles dias quentes.

Este gelado é ideal para se comer como sobremesa ou entre refeições (já comi como pequeno-almoço) e é sem açúcar refinado, sem gluten, sem lactose e sem culpas.

gelado saudável

É muito fácil de fazer basta apenas:

  • Fruta madura congelada (As combinações de sabores podem ser as mais variadas. Costumo incluir sempre a banana, pois dá maior cremosidade ao gelado)
  • Um processador de alimentos ou um liquidificador
  • Toppings: usei framboesas trituradas, mas pode-se usar o que mais gostarmos. Pedaços de manga e pistáchios (mas pode-se usar amêndoas laminadas, ou outro fruto seco a gosto. Vai dar um toque crocante ao gelado).

Algumas dicas:

  • A fruta tem de estar bem congelada (durante a noite ou por 4 horas, depende do congelador) e de preferência bem madura, pois vai garantir a cremosidade e o sabor doce do gelado.
  • No caso da banana ela está madura quando começa a ganhar pintas pretas na casca e não quando está amarela.
  • Não precisa de usar leites vegetais. A principio a fruta triturada fica com aspecto de farinha, parece que não vai ficar cremoso, mas se continuar a triturar ela acaba por ficar com aspecto de gelado.
  • Dependendo do aparelho que se use para triturar a fruta, vai depender o tempo até ganhar a consistência pretendida, mas convém ir raspando as laterais da maquina para que a textura fique homogénea
  • Pode-se congelar o gelado, mas como não leva aditivos é normal que ganhe cristais de gelo e não fique com a textura inicial. O ideal é consumir na hora.

A receita para este gelado saudável encontra-se abaixo e o video no final da página.

ice cream
Imprimir Guardar no Pinterest
3.17 from 12 votes

Gelado de banana e manga

Uma receita deliciosa de gelado de banana e manga, saudável, vegan e deliciosa. Vamos aprender a fazer um gelado com bananas maduras?
Autor: Made by Choices
Tempo preparação6 hrs
Tempo cozedura5 mins
Tempo total6 hrs 5 mins
Serve: 1 taça
Categoria de receita: Snack, Sobremesa
Tipo de cozinha: vegan

Ingredientes:

  • Para o gelado
  • 2 bananas bem maduras congeladas
  • 1/2 manga bem madura congelada
  • Para os toppings
  • pedaços manga madura fresca
  • 1/3 cup framboesas
  • pistácios a gosto

Como fazer:

  • Começa-se por congelar as bananas e a manga por cerca de 6 horas ou durante a noite
  • Tritura-se as framboesas num processador de alimentos ou liquidificador e reserva-se
  • Colocam-se as bananas e a manga no processador de alimentos e tritura-se (aumentar gradualmente a velocidade até triturar)
  • Vai-se raspando as laterais do processador de alimentos
  • Continua-se a triturar até virar um creme gelado e delicioso!
  • Numa taça colocar uma camada de gelado de banana e manga e alguns pedaços de manga fresca. Repete-se todo o processo até terminar o gelado.
  • Rega-se com o molho de framboesas, por fim junta-se os pistácios
  • Comer de imediato!

Video

Informação nutricional:

Serving: 432g Calorias: 364kcal Hidratos de carbono: 85.7g Proteina: 4.8g Gordura: 3.7g Gordura saturada: 0.6g Sódio: 6mg Fibra: 12g Açúcar: 53.5g
Fizeste esta receita? Partilha comigo!Menciona @madebychoices na foto do instagram ou a tag #madebychoices

 Até breve

Vânia

Vânia Ribeiro

Vânia Ribeiro

Criou o Made by Choices em 2015 com a missão de viver e inspirar para uma vida mais saudável. Autora dos livros As 5 Cores da Cozinha saudável e O Menu da Semana“.

5 Comentários

  1. Cláudia

    Olá,
    Ofereceram-me muitos figos da índia. Para que não se estragassem, descasquei-os e congelei-os. Pode, pf, apresentar uma sugestão de gelado de figo da índia?
    Muito obrigada

    Responder
    • Vânia Ribeiro

      Olá Cláudia
      Sei que pode fazer compota ou gelado mas não tenho receitas para o figo da Índia, apesar de o conhecer nunca provei.;)
      Beijinhos

      Responder
  2. Joana Pereira

    Boa tarde
    a fruta congeal-se já cortada e batida?
    Obrigada4 stars

    Responder
    • Vânia Ribeiro

      Olá Joana,
      Eu congelo em pedaços desta forma só bato depois quando for fazer o gelado.

      bjs
      vânia

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Classificação da receita




produtos Made by Choices

Subscreve a Neswletter

Recebe gratuitamente o eBook “7 pequenos-almoços para a semana”

Categorias

Receitas Saudáveis

Na cozinha

Vegetariano 101

Sustentabilidade