Uma deliciosa receita de cebola caramelizada que fica perfeita para servir com hambúrgueres, no pão ou em pizzas
Prep Time5 minutesmins
Cook Time30 minutesmins
Total Time35 minutesmins
Course: entradas
Cuisine: apto a vegetarianos e veganos
Keyword: azeite, cebola, sal, vinagre balsâmico
Servings: 200g
Cost: 1,5€
Ingredients
1kgcebolasamarelas
8c.sopaazeite*
1 a 2c.sopavinagre balsâmico
Pitadasalgrosso (não refinado)
Instructions
Etapa 1 - descascar e cortar as cebolas
Começar por cortar o topo e raiz das cebolas (as duas extremidades).
Cortar a cebola a meio e retirar a casca.
Repetir o processo com todas as cebolas.
Dispor a metade que foi cortada virada para baixo. Segurar o topo da cebola com os dedos de forma a que não deslize. Com uma faca grande, cortar a cebola em fatias (mais ou menos da mesma grossura). Nota: é importante que as fatias fiquem com a mesma grossura para garantir que cozinham uniformemente.
Repetir o processo até terminar todas as metades de cebola.
Etapa 2 - Saltear as cebolas
Para caramelizar as cebolas vamos precisar de uma frigideira de aço e inox (em vez de uma frigideira antiaderente). Aquecer a frigideira, com uma boa camada de azeite.
Quando estiver quente juntar as cebolas cortadas e sal grosso (cerca de 1 colher de chá). Nota: adicionar o sal nesta fase vai ajudar a libertar a água presente nas cebolas. A temperatura ideal nesta fase: lume médio.
Envolver bem as cebolas, com o azeite e o sal e deixar saltear por alguns minutos (sem mexer). Nota: é importante não mexer muito as cebolas nesta fase para começar a criar uma base crocante e acastanhada.
Quando a camada de baixo começar a ganhar uma cor castanha, está na hora de envolver as cebolas (cerca de 3 minutos). Deixar cozinhar novamente sem mexer muito.
Á medida que as cebolas vão cozinhado e ganhando uma cor acastanhada, precisamos ter algum cuidado para que não queimem. Nota: é normal começar a criar uma camada na base da frigideira mais acastanhada (sinal de caramelização). Vamos envolvendo até a cor ficar mais uniforme. Cerca de 10 a 15 minutos.
Etapa 3 - Caramelização
Nesta fase reduzir o lume para uma temperatura mais baixa.
Com a temperatura baixa, a velocidade a que as cebolas cozinham vai ser menor. Mexemos ocasionalmente durante 10 a 15 minutos até a cor da cebola começar a ficar mais acastanhada (típico de caramelização) e a textura ficar bem macia. Nota: o volume das cebolas vai reduzir bastante. Este processo demora algum tempo.
Quanto mais tempo as cebolas cozinharem (em lume baixo), mais doces e caramelizadas vão ficar.
Quando tiverem a textura desejada, temperar com vinagre balsâmico. Envolver e rectificar o sal.
Etapa 4 - Armazenar
Para retirar o excesso de azeite, inclinar a frigideira para um lado e deixar o azeite deslizar. Retirar o azeite para uma taça ou frasco e usar em outra receita.
Guardar a cebola caramelizada num frasco de vidro fechado no frigorifico até 10 dias.
Video
Notes
*azeite: a quantidade de azeite pode variar de acordo com a temperatura usada durante o processo de cozedura. No final é possível retirar o excesso de azeite que sobra. Em todo o caso o azeite é fundamental para ajudar a caramelizar a cebola. Esta receita pode ser feita com outras variedades de cebola, embora a cebola amarela (a mais comum e que normalmente usamos para saltear) seja a mais indicada para uma melhor textura e sabor.