Como fazer tahini ou pasta de sementes de sésamo (ou gergelim) em casa de forma fácil e simples. Com apenas 1 ingrediente, barato e nutritivo
Cook Time5 minutesmins
Processar/triturar:15 minutesmins
Total Time20 minutesmins
Course: receitas básicas
Cuisine: apto a vegetarianos e veganos, Árabe
Keyword: como fazer tahini, sementes de sésamo, tahini
Servings: 1frasco
Cost: 4€
Equipment
Processador de alimentos ou robot de cozinha (estilo Bimby)
Ingredients
450gsementes sésamobrancas (com ou sem casca)*
Instructions
Tostar as sementes
Opção 1 (na frigideira) - numa frigideira grande juntar as sementes de sésamo e deixar saltear em lume médio ficarem douradas (mexer sempre e ter atenção para não queimar).
Opção 2 (no forno) - Dispor as sementes num tabuleiro de forno forrado com um tapete de silicone e assar por 5 minutos (180ºC) ou até ficarem douradas. Nota: cuidado para não queimar.
Triturar (opção 1) - processador menos potente
Juntar as sementes num processador e triturar na velocidade máxima por 1 a 2 minutos até virar uma farinha.
Com uma espátula limpar as paredes do processador e voltar a triturar para mais 1 a 2 minutos.
Repetir o processo até começar a formar uma pasta macia, mas consistente. Nota: é importante ir parando a entre 1 a 2 minutos para não sobreaquecer o processador. Este processo pode demorar entre 15 a 20 minutos.
Se passado esse tempo ainda não tiver formado uma pasta cremosa, juntar 1 c.sobremesa de óleo de sésamo (isto vai ajudar a acelerar o processo, mas não é obrigatório)
Dica: caso o processador não consiga triturar todas as sementes, no final podemos transferir a pasta para um liquidificador e triturar até ficar bem cremoso (este passo é extra e totalmente opcional)
Triturar (opção 2) - no robot de cozinha (estilo bimby)
Junta as sementes ao copo e tritura na velocidade máxima entre 30 a 60 seg até virar farinha.
Raspar as laterais do copo e programar 3 min, velocidade 6.
Verificar se já se formou uma pasta cremosa e mais liquida. Se ainda não estiver da consistência pretendida voltar a programa 3 min, velocidade 5.
Repetir o processo até virar uma pasta bem cremosa. Nota. dependendo da variedade o tempo pode oscilar de 3 a 10 minutos.
Armazenar
Guardar num frasco de vidro fechado até 4 meses no frigorífico (ou geladeira).
Video
Notes
*Sementes de sésamo brancas (com ou sem casca): Em Portugal é possível encontrar sementes de sésamo sem casca em supermercados asiáticos (supermercado chen) ou a granel. No entanto é possível fazer com sementes de sésamo com casca (mais fácil de encontrar, na maioria dos supermercados).Sobre a textura do tahini caseiro vs de compra: Se compararmos os dois o de compra é sempre mais cremoso (não temos processadores tão potentes em casa). É perfeitamente normal o tahini caseiro ficar com alguma textura (sobretudo se usarmos sementes de sésamo com casca)