Menstruação é algo que todas nós mulheres temos em comum.
Desde a primeira menstruação até à menopausa uma mulher tem em média 6 dias de período menstrual por mês.
Estima-se que cada mulher utilize em média 10.000 a 15.000 tampões ou pensos higiénicos durante toda a sua idade fértil.
Dependendo das mulheres há quem prefira o tampão ou o comum penso higiénico.
Há para todos os feitios, tamanhos e marcas.
No entanto aquilo que não pensamos é de que são feitos esses tampões e pensos. Cada vez se fala mais do tipo de alimentos que ingerimos e que são assimilados pelo nosso corpo e no impacto que têm para a nossa saúde.
Mas e então aqueles produtos que estão em contacto com o nosso corpo durante 6 a 7 dias por mês, serão eles inofensivos?
De que são feitos os tampões e pensos?
Ao contrario dos produtos de higiene e cosmética, nos tampões e pensos higiénicos não é obrigatória a descrição da lista de ingredientes, pois os produtos de higiene feminina são considerados como material médico e não existe nenhuma lei que obrigue as empresas a mencionar como são feitos .
Quando usa um tampão ou penso higiénico pensa que é feito de 100% algodão certo? pois bem a maioria dos pensos e tampões são fabricados com matérias como: Raiom ou Rayon (seda artificial, fabricada através de fibras de celulose de algodão branqueado com cloro).
Viscose (fibra artificial de celulose, fabricada através pedaço de madeira de árvore). Este material é o que permite a absorção do fluxo menstrual e o toque fofo e aveludado destes produtos.
Para além disso os aplicadores dos tampões bem como grande maioria dos pensos são feitos de produtos derivados de petroquímicos, o plástico! Nenhuma destas substâncias deriva do algodão natural.
Como é que estes produtos podem afectar a saúde feminina?
Como estes produtos não são fabricados de algodão natural mas sim de produtos sintéticos a sua produção liberta matérias tóxicas Dioxinas (que é um subproduto do branqueamento com cloro) que é tóxico para o nosso organismo.
A pele que é o maior órgão do corpo humano e também o mais fino além da ser altamente permeável, ela tem uma grande capacidade de absorção principalmente a zona vaginal.
Qualquer produto que se coloca na pele é rapidamente absorvido e entra na circulação sanguínea.
Imagine um tampão que fica algumas horas dentro do canal vaginal ou um penso que está em contacto com o corpo por algumas horas e numa zona húmida.
Pode nunca vir a manifestar nenhum sintoma, mas a utilização continua deste tipo de produtos pode estar associada a problemas como cancro do cólon e do útero, infecções vaginais, alergias, enfraquecimento do sistema imunitário, candidíase entre outros problemas de saúde que muitas vezes não associamos à utilização deste tipo de produtos.
Existem alternativas mais seguras para estes produtos?
É possível comprar tampões e pensos mais ecológicos, biodegradáveis, sem perfumes, agentes branqueadores e de algodão biológico.
Mas muitas pessoas desconhecem que existem ainda outras alternativas. Abaixo deixo as alternativas mais seguras:
1. Pensos higiénicos (em algodão biológico):
Existem no mercado em lojas da especialidade pensos higiénicos em algodão biológico, estes são mais seguros pois não têm perfumes, branqueadores, são biodegradáveis e não são fabricados através de substâncias petroquimicas.
São hipoalergénicos e indicados para quem não gosta de tampões. As principais marcas que se encontram no mercado (português) são Fiordiluna, Natracare e a Abena.
Pode encontrar em lojas como Celeiro, produtos naturais, lojas de especialidade ou online (efeito verde, organii, eco escolhas entre muitas outras)
2. Pensos higiénicos de tecido:
Como o próprio nome indica são de tecido (pode ser em algodão ou flanela) em formato de penso higiénico.
Têm a vantagem de serem reutilizáveis, são mais económicos pois podem durar alguns anos. Podem ser lavados à mão ou na maquina a baixas temperaturas.
Muitos desses pensos de tecido têm abas que se seguram com um botão ou uma mola. Pode adquirir em lojas de especialidade, mas são mais fáceis de encontrar online.
3. Tampões (em algodão biológico):
São fabricados de algodão puro, sem perfumes, branqueadores ou substâncias petroquímicas.
São biodegradáveis. As marcas que comercializam em Portugal são a Natracare e a Fiordiluna. Possivelmente poderá encontrar outras marcas online.
4. Copo menstrual:
Geralmente são feitos em silicone cirúrgico ou de borracha natural. Têm a forma de um sino invertido.
Coloca-se no canal vaginal tal como os tampões, mas ao contrario destes não absorve o fluxo mas funciona como deposito, acumulando 1/3 do sangue menstrual num dia.
Deve ser utilizado desde o 1º dia da menstruação, introduzindo-se no interior da vagina e é aconselhado despejar o sangue a cada 8 horas ou 3 vezes ao dia (isto vai depender da quantidade de fluxo que a mulher tem), passando-se por água antes de ser novamente reintroduzido, utiliza-se até ao ultimo dia de menstruação.
Como é feito de silicone é bastante maleável, hipoalergénico e ecológico pois pode durar até 10 anos, sendo mais higiénico e seguro.
Para ser higienizado e reutilizado no mês seguinte deve-se ferver por 15 minutos.
Para quem desconhece este tipo de produto pode ser estranho, mas são cada vez mais as mulheres que o usam e apesar de ser recente em Portugal (só há alguns anos e que são comercializados), noutros países já faz parte da higiene intima das mulheres à vários anos.
O copo menstrual pode ser adquirido em Farmácias, lojas de especialidade (como Celeiro, terra pura, entre outros) e online. As marcas mais conhecidas são Divacup, Mooncup, keeper e Lunette.
Vantagens | Desvantagens | |
Pensos higiénicos (algodão biológico) |
|
|
Pensos higiénicos em tecido |
|
|
Tampões (em algodão biológico) |
|
|
Copo Menstrual |
|
|
Como vê há muitas escolhas no mercado, seguras, económicas e mais amigas do ambiente e das mulheres. É tudo uma questão de estarmos informadas e conscientes das nossas escolhas.
Pessoalmente gosto bastante do copo menstrual e já uso há alguns anos. Admito que no inicio não foi facil adaptar-me, mas é tudo uma questão de prática.
Penso que é um dos métodos mais simples, ecológicos e higiénicos que existe no mercado e já são muitas as mulheres que o usam e partilham da mesma opinião.
Um bom fim de semana
Be Healthy*Be Conscious*Be Happy
Fontes Consultadas:
http://www.centrovegetariano.org/Article-426-Pensos%2Bhigi%25E9nicos%253A%2Balternativas%2Becol%25F3gicas.html
http://femininecare.mercola.com/?x_cid=05302013HPost
http://www.huffingtonpost.com/dr-mercola/feminine-hygiene-products_b_3359581.html
http://www.thehealthyhomeeconomist.com/nontoxic-alternatives-to-tampons-and-sanitary-napkins/
Olá Vânia,
A propósito deste artigo deixo-lhe aqui uma nova marca de copos menstruais que acaba de chegar a Portugal com uma filosofia totalmente “green”, já premiados e com o selo de Allergy Certified:
https://www.facebook.com/organicupportugal/
https://www.bazarbazar.pt/product/organicup-copo-menstrual
Olá Vânia
Não sei se já conhece os nossos produtos?
Posso deixar o link do nosso guia http://www.fluffydiapers.pt/page/guia-de-utilizacao-de-pensos-menstruais…
http://www.fluffydiapers.pt/category/pensos-higienicos-reutilizaveis
Temos também disponível produtos, uns feitos por mim outros feitos por mães inglesas que trabalham em casa.
Podem encontrar-nos no facebook (página e grupo)
Falta aqui o Softcup! =) Uso e foi das melhores opções que fiz! Tenho um Lunette ao qual não me consegui adaptar… O softcup apenas tem o senão ‘ecológico’ pois serve apenas para uma mentruação, mas em termos de conforto é fantástico! Segue aqui a página de facebook para quem puder estar interessado 😉
https://www.facebook.com/softcupportugal?fref=ts
Olá Marta P.
Não conhecia o Softcup.. Obrigada pela partilha é sempre bom conhecer outras e novas opções 😉 o senão é mesmo esse não ser reutilizável ao longo dos meses.. mas é sempre melhor do que os tampões ou pensos de supermercado 🙂
Beijinhos
Vânia