Hoje venho falar de um produto extraído do coco que eu adoro e que já uso há alguns anos. O óleo de coco.
Apesar de estarmos a falar de uma gordura (e sendo o tema gorduras, um bicho papão), é importante perceber que as gorduras não são todas iguais. E o nosso organismo precisa delas, pois são essenciais para o seu funcionamento. Claro que precisamos do tipo certo de gorduras (frutos secos, abacate, sementes, azeite e o coco) e desde que consumidas com moderação.
O óleo de coco provém da extracção da polpa do coco fresco maduro e é composto por mais de 80% de gorduras do tipo saturadas. Apesar deste tipo de gorduras ter “má reputação”, devido ao tipo de ácidos gordos de cadeia longa (utilizados pelo organismo como armazenamento de gordura), o óleo de coco é diferente, pois é composto por ácidos gordos de cadeia média (utilizado pelo organismo como energia para o metabolismo), este tipo de ácidos gordos é de fácil metabolização e de baixa capacidade de oxidação.(1)
Para além disso o óleo de coco tem propriedades antimicrobial, antiviral e antifungica. Ajuda a fortalecer o sistema imunitário, facilita a digestão e absorção dos nutrientes.(1)
Se até há 1 ou 2 anos atrás era difícil encontrar à venda, hoje já se encontra com alguma facilidade. Principalmente em loja de produtos naturais, supermercados biológicos e em alguns supermercados convencionais. Este óleo não é dos mais baratos, mas na minha opinião é um óleo multifunções. O que acabamos por se poupar noutros produtos.
Os multiusos do óleo de coco
1. para cozinhar (saltear ou refogar)
Saltear alimentos, é um dos processos que às vezes utilizo ao cozinhar. Nessa altura dou sempre preferência ao óleo de coco, pois é dos poucos óleos que quando submetido a altas temperaturas, não perde as suas características nutricionais, o que significa que não apresenta gorduras trans geradas pelo processo de aquecimento. Ao contrario de outros óleos de origem vegetal como o de girassol, soja, milho, ou mesmo o azeite (que quando é aquecido perde propriedades nutricionais)
2. para bolos, sobremesas e outros
Para confecção de pratos doces só utilizo 2 tipos de gordura, ou óleo de coco ou manteigas de oleaginosas (como de amêndoa, amendoim, cajus, avelas..), pois são gorduras mais naturais, saudáveis e não provêm de processos industrializados como as manteigas vegetais.
3. Serum para pontas do cabelo
Imagem 3: O óleo de coco é um maravilhoso sérum de pontas para o cabelo, desde que usado em pouca quantidade (mesmo muito pouca, senão as pontas ficam com aspecto oleoso), deixa as pontas hidratadas, brilhantes e nutridas.
FORMA DE USAR: Aquecer o óleo com as mãos, para ajudar a diluir e absorver o excesso de óleo e passar nas pontas do cabelo.
4. pós depilatório
Imagem 4: O óleo de coco é ótimo para retirar restos de cera da depilação ou como hidratante após a mesma pois vai nutrir, hidratar e deixa a pele macia e brilhante.
FORMA DE USAR: Aquecer o óleo de coco com as mãos e passar em toda a zona do corpo que foi depilada, deixar a pele absorver o óleo.
5. Como máscara hidratante do cabelo
Imagem 5: Esta é talvez da forma que mais gosto de usar este óleo, como hidratante profundo do cabelo, costumo usar até no couro cabelo e faço massagens para o óleo penetrar e nutrir não só o cabelo mas toda esta área. Depois do cabelo lavado fica super hidratado, nutrido e com um brilho incrível.
FORMA DE USAR: aplicar o óleo de coco por todo o cabelo abundantemente, dividir o cabelo por grandes mexas e ensopar bem o cabelo. Quando todo o cabelo estiver cheio de óleo, massajar o couro cabeludo por alguns minutos e prender o cabelo num coque. Pode-se deixar algumas horas (costumo deixar durante a noite) e depois lava-se o cabelo muito bem com champô, 2 a 3 vezes até sentir o cabelo sem óleo.
6. Hidratante corporal
Imagem 6: Não é por acaso que grande parte dos cremes hidratantes corporais têm na sua composição óleo de coco (Cocus nucifera L.), este quando usado in natura hidrata, nutre e deixa a pele com um cheiro muito suave.
FORMA DE USAR: Utilizar pouca quantidade de cada vez, aquecer com as mãos e passar no corpo uma camada fina. Costumo usar depois do banho e tiro o excesso com a toalha.
7. Desmaquilhante de rosto
Imagem 7: Muitos desmaquilhantes são à base de óleos e de outros produtos químicos, este desmaquilhante é 100% natural e funciona. Só não funciona é muito bem como desmaquilhante de olhos pois a mascara de pestanas é mais difícil de retirar. Em substituição do óleo de coco pode-se usar o azeite (também funciona muito bem).
FORMA DE USAR: Num disco de algodão colocar uma noz generosa de óleo de coco e aplicar no rosto em movimentos circulares. Quando toda a base tiver sido retirada lavar o rosto os produtos diários de limpeza.
8. Oil pulling
Imagem 8: Uma técnica ancestral ayurvédica, que consiste em colocar 1 colher de sopa de óleo na boca e trabalha-lo em torno dos dentes, gengivas e língua por cerca de 20 minutos. Sendo que o óleo é depois expelido. O que contribui para a limpeza da boca e das bactérias que aí estão presentes. Esta técnica tem efeitos muito benéficos, não só para a saúde oral, mas também para o sistema imunitário. Posteriormente irei escrever um artigo sobre oil pulling.
Todas as diversas utilizações do óleo de coco aqui mencionadas, são formas que uso habitualmente e que funcionam muito bem comigo. É importante escolher um óleo de coco de qualidade de preferência biológico e prensado a frio, pois assim garantimos todas as suas propriedades nutricionais. O óleo de coco que costumo usar encontra-se na imagem abaixo e costumo comprar nas lojas do celeiro, mas há também outras marcas de igual qualidade e possivelmente mais baratas. (Nota: não tenho qualquer patrocínio desta marca)
Be Healthy*Be Conscious*Be Happy
Vânia
Fontes consultadas:
(1)A, MacDougall D, Jones P. The Coconut Oil Miracle. Papamandjaris Medium chain fatty acid metabolism and energy expenditure: obesity treatment implications. Life Sciences 1998;62: 1203-121.Fife B. New York: Avery.(2004).
Olá Francisca, uso óleo de coco comestível do que encontra no supermercado na zona dos produtos alimentares saudáveis. Uso o mesmo para cozinhar e para o cabelo/corpo
Boa noite,
E o óleo de coco que compra é o que usa para estas diversas funções ou existem óleos de côco especifícos para cabelo e hidratante corporal ? Obrigada
OLá Francisca
Eu uso o mesmo para cozinhar uso para o corpo e cabelo.
Beijinhos
Vânia
Olá 😉
Tenho uma dúvida, quando utilizas o óleo de coco na granula e nos cozinhas é líquido ou pastoso? Porque eu comprei um que tem aspeto pastoso branco …
Obrigada e parabéns pelo blog ?
Olá Lídia,
O óleo de coco solidifica a temperaturas inferiores a 25ºC, normalmente nos cozinhados utilizo solido pois com o calor ele derrete rapidamente, mas se for num bolo as vezes derreto para que seja mais fácil de envolver na massa 😉
Beijinhos
Vânia