Se há 3 anos atrás tinha uma ideia de como seria ter um blog, hoje posso afirmar que não penso da mesma forma. O tema “ ter um blog” é muitas vezes abordado em conversas com amigos. Oiço coisas como “deves ganhar imenso dinheiro”, “toda a gente tem um blog hoje em dia, isso é um hobbie que não dá trabalho nenhum”, “também queria ter um trabalho como o teu”.
No post da semana passada abri o meu coração e falei da minha história “a vida é mais do que trabalhar das 9h às 17h” e para dar seguimento ao tema: trabalho e comemorar os 3 anos do blog, neste post vou falar do lado menos positivo de ter um blog, que ninguém conta e que aprendi ao longo destes (apenas) 3 anos.
Inspirada pelo post da Leonor do blog Na Cadeira da Papa 5 coisas que não sabia ao ter um blog decidi falar sobre este tema.
Quero reforçar a ideia que este post é apenas a minha opinião e experiência pessoal é possível que haja outras opiniões e ideias diferentes e está tudo ok. Senti que devia escrever este post para explicar que viver dos nossos sonhos não é tarefa fácil, trabalhar por conta própria é exigente e acredito que não seja para todos. Considero-me uma pessoa lutadora e positiva, por isso vou falar das coisas “menos positivas” e não negativas, pois tudo faz parte do caminho.
1. Publicas o teu primeiro post e… nada acontece.
Ainda me lembro do primeiro post que publiquei no blog, estava nervosa, como se fosse para uma entrevista de trabalho. Publiquei o post e.. nada aconteceu. Sem comentários, sem feedback. Primeira lição (que para mim agora é obvia), as redes sociais são importantes para divulgar os conteúdos de um blog. Comecei por criar a página do facebook e agora?
Vou convidar os meus amigos, eles vão querer ler os meus conteúdos certo?
Errado!
Os teus amigos do facebook fazem gosto na tua página porque é tua, mas não estão propriamente interessados nos conteúdos e não interagem contigo. Leva tempo, muito tempo até começares a atrair as pessoas certas e que estão interessadas naquilo que partilhas.
2. O sucesso não acontece de um dia para o outro
O sucesso é relativo, eu sei. Se para algumas pessoas ter sucesso num blog ou em outra área profissional é ganhar determinado valor ao fim do mês ou ter x visitas diárias e um número x de seguidores nas redes sociais. Para outras sucesso pode ser diferente. Para mim ter sucesso é inspirar a vida de outras pessoas, ser reconhecida pelo meu trabalho e ganhar dinheiro com ele pois todos temos contas para pagar ao fim do mês.
Pois bem, a segunda lição que aprendi e que está interligada com o ponto 1 é que isso não vem de um dia para o outro. A não ser que já tenhas algum nome, sejas famosa, atriz ou modelo. Ao inicio ninguém sabe quem tu és. Recordo-me desde que escrevi o primeiro post no blog (em Janeiro de 2015), que durante mais de 6 meses não tive qualquer feedback nem comentário. Trabalhei basicamente com a convicção de que este era o meu caminho, mesmo que não tivesse nenhuma resposta do exterior. É aqui que a maioria dos blogs termina, nos primeiros 6 a 12 meses de vida.
3. É preciso investir algum dinheiro
Ok, vou esclarecer. É sim possível ter um blog de forma totalmente gratuita (no início) e ir melhorando com o tempo. Mas mais tarde ou mais cedo (se quiserem ter um blog mais profissional) é preciso investir em algumas coisas básicas como:
- Um domínio pago (Um domínio é o nome único de identificação de um site na Internet) – ex: www.madebychoices.pt.
- Certificado digital ssl (https), que é obrigatório para domínios próprios
- Servidor (para alojar o conteúdo do blog)
- Uma maquina fotográfica de boa qualidade (para quem utiliza fotografia)
E isto é mesmo o básico, nem estou a contabilizar um servidor de e-mail (que se paga a partir dos 2.000 subscritores), ou um template giro e funcional para o blog, um logotipo mais profissional, registo de marca, ou contratar os serviços de um programador para nos ajudar em questões técnicas e funcionais do blog. São uma série de investimentos que precisamos fazer e que têm custos.
4. Não ganhamos dinheiro de um dia para o outro
Este ponto é fundamental e uma grande aprendizagem para mim. Ganhar dinheiro com um blog não é tarefa fácil, principalmente nos primeiros anos. A tarefa fica ainda mais difícil se não estiverem associados a uma agência (sim existem agências de blogs) e trabalharem por conta própria.
Infelizmente no inicio as marcas olham para nós como “publicidade gratuita” e recebemos propostas indecentes, como produzir conteúdo, receitas e videos a troco de… uma embalagem de comida. Já recebi propostas de marcas conceituadas a exigirem um post, uma receita e fotografias a troco de “publicidade ao meu trabalho”.
E eu vivo de que? Do ar? Pago a renda da minha casa com divulgação? Trabalhar de graça é uma realidade comum na blogosfera.
Vou ser totalmente honesta com vocês, tive muitos momentos em que chorei (chorei muito), por não ganhar dinheiro para comprar os ingredientes para fazer as receitas que partilho de forma totalmente gratuita aqui no blog. Felizmente tenho uma marido que me apoia a 100% neste projecto e acredita tal como eu que “tem pernas para andar”. Vivemos quase 2 anos exclusivamente do ordenado dele (e ele tem um filho) para eu poder construir o que é hoje o Made by Choices.
Não me sinto confortável em partilhar isto aqui no blog, mas quero ser o mais honesta possível, pois ninguém fala disto e todos (ou quase todos) os blogs passam por esta realidade.
5. Receber produtos é bom mas não paga as contas
Ao contrário de outros países, Portugal ainda está a anos luz de reconhecer um blog como um trabalho. Digo isto pois lá fora vemos pessoas que trabalham exclusivamente com blogs e marcas. Esta realidade por aqui ainda é exclusiva para poucos e foca-se mais em blogs de lifestyle. Felizmente que vemos cada vez mais bloggers e youtubers a viver disto (na área do entretenimento e lifestyle), mas isto leva a um aspecto menos positivo. Todos querem ter um blog e um youtube para receber coisas de graça.
Sim receber coisas das marcas que gostamos é bom, mas não paga as nossas contas. Em contrapartida as marcas exigem posts, menções, vendas, videos.. a troco de produtos gratuitos. Mais uma vez volto ao ponto 4. O meu trabalho não passa por receber produtos de graça, o meu trabalho passa por partilhar conhecimento e produtos que possam melhorar as vossas vidas.
6. Dizer muitos “nãos”
Já perdi a conta dos e- mails que recebi com propostas que não fazem sentido nenhum e de marcas que não se identificam com o conceito do Made by Choices, digo muitos “não, obrigado”.
Ter um blog de qualidade é respeitar os nossos valores e para isso precisamos dizer “não”. Se defendo um estilo de vida saudável e faço uma alimentação 100% vegetal, não faz sentido para mim falar de um produto que tenha ingredientes de origem animal, ou seja totalmente inadequado para uma alimentação saudável.
Sim, são essas grandes marcas que têm capital para pagar conteúdos pagos e publicitários, mas sinceramente não foi para isso que comecei este blog. Prefiro ganhar dinheiro de outras fontes e respeitar os meus leitores.
7. Produzir um post pode demorar vários dias
Fazer um post no blog não é apenas escrever e publicar, pelo menos não para mim. Se for uma receita, o processo começa com a ideia da receita. Os passos:
- Pesquisa de receitas
- Comprar ingredientes para fazer a receita
- Testar a receita (1, 2 ou 3 vezes) até estar como queremos e dar o nosso gosto pessoal (sim não há cá copiar receitas)
- Fotografar a receita
- Editar as fotos da receita
- Fazer o upload das fotos da receita
- Se incluir video (quase todas as minhas receitas têm video) – yes I´m crazy! Filmar o video com todo o passo-a-passo
- Arrumar toda a bagunça
- Passar os videos para o computador
- Editar o video da receita (demoro no mínimo 2 horas, isto já com prática de 3 anos)
- Fazer o upload do video para o youtube.
- Escrever o passo-a-passo da receita
- Escrever o post da receita, incluir as fotos e o video
- Publicar a receita
Ufa, muito passos? Sim e isto não se faz num dia!
8. É preciso ser consistente, mas é um trabalho árduo
Para mim este é o segredo para um blog ter sucesso ao longo do tempo. A conjugação entre a qualidade do conteúdo que oferecemos e a consistência. Isto não é fácil! Não consigo publicar todos os dias no blog e nem quero, mas tento que seja consistente. Lembro-me que ao longo de 2 anos, todas as semanas à quarta-feira publiquei uma receita no blog. Isto gerou um publico fiel ao meu conteúdo, acredito que o Made by Choices é conhecido como um blog onde há muitas receitas saudáveis 🙂 Se hoje tenho uma vasta colecção de receitas e vídeos disponíveis aqui no blog, abdiquei de muitas coisas para que tal fosse possível.
Claro que agora tenho vários projectos e nem sempre consigo dedicar tanto tempo ao blog como gostaria, mas esforço-me ao máximo para que isso aconteça. Mas também acredito na ideia de Qualidade > Quantidade. Prefiro entregar um bom trabalho de forma consistente mas espaçada, do que de forma desleixada e diária.
9. É preciso amor “à camisola”
Um dos fundamentos básicos de quem tem um blog. Precisamos gostar realmente do tema e conteúdo que produzimos, pois trabalhamos horas, dias, semanas e meses de forma totalmente gratuita. Começar um blog com a ideia de ganhar dinheiro é meio caminho andado para o fracasso. Primeiro é preciso amor, dedicação, estratégia e só depois (muito depois), vem a parte monetária.
10. Não é um trabalho convencional, logo os horários não são convencionais
Desde que tenho o blog não existem sábados, domingos ou feriados. Qualquer dia é um bom dia para trabalhar e produzir conteúdo, não me estou a queixar ok? Mas a verdade é que já abdiquei de muitos dias de descanso para editar videos, fotografar ou escrever. Quanto aos horários igual. Nem sempre dá para definir um horário das 9h às 17h e por isso podemos trabalhar pela noite ou de manhã bem cedo.
Aqui aplico algo que aprendi com o tempo, quando trabalhamos por conta própria precisamos saber quando parar e descansar. É muito importante.
11. Precisamos ser multifacetados
A não ser que tenham budget para pagar a alguém para fazer o trabalho por vocês (o que nos primeiros anos não acontece), precisam fazer todo o trabalho de bastidores.
Ora então: Eu fotografo, edito fotos, faço styling de comida, cozinho, filmo (esta parte agora ficou para o Homem), edito os videos, penso em todo o processo criativo, respondo a e-mails, vou às compras, tenho de ter noções de programação e de marketing, contacto directamente com as marcas, organizo os workshops.. enfim uma série de coisas indispensáveis para que tudo funcione.
12. Precisamos ter paciência, compreensão e vontade de ajudar (ter um blog é quase um serviço publico)
Se tivesse de escolher apenas um aspecto positivo de ter um blog, eu diria que é o contacto directo com os leitores. Sem dúvida que o oxigénio de um blog são as pessoas que o lêem. Quanto mais crescemos nas redes sociais e nas visitas orgânicas do blog mais comentários, emails e feedback recebemos.
Felizmente que o meu saldo em 3 anos é muito positivo. São raras as vezes que tenho um comentário depreciativo ou maldoso, mas acontece. Às vezes é preciso paciência e perceber que do outro lado também está um ser Humano, mas nem sempre é fácil. Nunca vamos agradar a todos, nem é a minha intenção, mas há formas e formas de fazer uma crítica. Infelizmente na internet não existem filtros e é fácil apontar o dedo por detrás de um ecrã.
13. Precisamos estar sempre em aprendizagem
Acho que isto se aplica em tudo na vida. Já alguém dizia “parar é morrer”, mas neste meio da internet, onde tudo evolui muito rápido precisamos estar sempre em constante aprendizagem. As redes sociais estão sempre a mudar, todos os dias aparecem novas aplicações, novos estudos, novas descobertas. Se queremos evoluir temos de pesquisar e aprender. Não existem verdades absolutas.
14. Pode ser um trabalho muito solitário
Sabem aquelas pausas no trabalho para beber um café com os colegas ou as festas das empresas em que todos convivem? Quando trabalhas por conta própria e online, isso não acontece. Fiz muitos convívios de chás via skype com a minha querida Sofia de Assunção para desanuviar de um dia de trabalho em casa, onde não conversava com ninguém. Todos os dias falo via WhatsApp com a Leonor do blog Na Cadeira da Papa, nem que seja para dizer Olá! São duas pessoas que adoro e que mantenho uma amizade virtual, sem elas os meus dias não seria o mesmo.
15. Nem sempre tens motivação e ninguém te diz quantas horas tens de trabalhar
Termino este post (que já vai longo), com a motivação. Sim não ter um patrão é maravilhoso, não ter horários é muito bom, mas isso exige muita disciplina, motivação e empenho.
Quando pensamos em trabalhar por conta própria o que imaginamos é:
- Acordar às horas que queremos,
- Estar de pijama o dia todo (para quem trabalhar de casa),
- Dedicar apenas uma ou duas horas ao trabalho,
- Ter sempre a motivação ao mais alto nível.
Afinal não temos horários e regras certo?
Errado!
Esta ideia não podia estar mais longe da verdade (e eu sei que muitas pessoas pensam assim). Vamos então analisar cada ponto:
- Horário para acordar. Eu acordo todos os dias por volta das 6 da manhã, isto se quero ter tempo para mim, para ir ao ginásio, meditar e ler antes de começar a trabalhar. Tenho toda uma rotina até começar a trabalhar.
- Roupa para trabalhar. Ok, confesso.. já tive dias em trabalhei de pijama ou robe. Mas normalmente “obrigo-me” a vestir e fazer a minha higiene diária (caramba é o minimo)
- Horas de trabalho. Já falei acima sobre isto (trabalho muito mais de 8 horas por dia), ás vezes preciso perceber quando parar.
- Motivação. Tenho muitos dias em que penso em desistir (sim sou Humana), isto não é fácil, ponto! Mas depois lembro-me do motivo pelo qual estou a fazer isto (seguir o meu coração). Tenho muitos dias em que simplesmente não me apetece partilhar coisas nas redes sociais, em que não me apetece criar e desenvolver projectos e aqui sei que tenho de respeitar quem eu sou e ouvir a minha intuição. Também é preciso parar, recarregar e depois voltar.
Alguém a ler este post que tenha um blog? Concordam com algum ponto? Partilhem comigo as vossas aprendizagens 🙂
Vânia
Estou planejando ter um Blog, e ja estava procurando verdades assim fazia algum tempo, ja tinha lido sobre algumas mas seu Post foi esclarecedor, obrigada!
Sei bem do que fala Vânia. Aqui há 2 anos eu própria tive um blog de cozinha que ainda está em aberto, mas que estagnou. Na fase inicial as coisas até correram bem, mas com o passar do tempo, desmoronaram um pouco, pois infelizmente por eu trabalhar em Hotelaria, já não conseguia dar vazão ao projecto, o qual eu até gostava. Foi pena, mas é a vida. Concordo com o que disse da importância da divulgação nas redes sociais e da frustração que é publicar a 1ª postagem e nada acontecer. É como uma empresa que está a a nascer. Ela não cresce da noite para o dia
.
Boa tarde Ana
É verdade, ninguém sabe o trabalho que está por trás de uma receita ou publicação e depois não ter feedback.
Obrigada pelo carinho e pela partilha do seu percurso.
Beijinho
Vânia
Olá, conheci seu blog hoje , sem querer pelo Pinterest! Estou amando!
Que bom!
Obrigada Patricia
É por estas coisas todas que gostamos de ti! 🙂 É realmente uma pena que a maior parte das marcas pequenas em Portugal, não disponham de capital para investir com mais força em pessoas que fazem um trabalho honesto de divulgação das alternativas mais saudáveis, como é o teu caso. Já o disse antes a uma amiga blogger, que me identifico muito com algumas destas dificuldades, mas no outro lado do espelho. Hoje em dia, há muita gente a criar blogs para receber coisas de graça e também não entendem o esforço que é para uma mini marca nacional fazer este tipo de investimentos. Já nos aconteceu patrocinar eventos que não resultaram numa única fotografia, menção, presença nas redes sociais… ainda há muita desconsideração pelo esforço alheio e falta de consciência do trabalho que dá seguir um sonho. Sem dúvida que não há só rosas. Os espinhos também lá andam (mas sem eles também era tudo meio sem graça) ?
Olá querida Vânia.
Estive a ler o teu post e não altero uma virgula.
Ter um blog e alimenta-lo não é nada fácil e para mim tem sido uma tarefa bem árdua, pois como sabes sou fisioterapeuta, mãe, trabalho das 8 as 8 muitas vezes e ter tempo para o blog é tarefa quase heroica :).
Lembras-te, foste tu também a impulsionadora, para eu ter um blog, pois inicialmente tinha uma página no facebook e pouco mais, e foi num dos teus workshops que me falaste também da importância do blog.
Confesso que não tenho muito jeito para informáticas e vir para o computador, dá-me arrepios só de pensar, demorava séculos para publicar uma única receita…ás vezes pensei em desistir, mas como tu e bem o dizes, as nossas caras metades são muito importantes, são o pilar para que a força não nos falte.
Cheguei mesmo a ir visitar o hospital, por excesso de trabalho, claro que acumulado e muito à profissão de fisioterapeuta que tenho.
Mas o que penso é que, o caminho faz-se caminhando, e as conquistas vão-se ganhando e quando o amor, dedicação estão lá, o nosso dia chegará.
Desde o primeiro dia que li um post teu gostei, a energia que transmites é positiva e mostras que nem tudo são rosas, pois as mais belas rosas têm espinhos, mas há que saber lidar com isso…
És um caso de sucesso, trabalho árduo e realismo.
Parabéns querida Vânia, pelo que és:) linda por fora e por dentro!
Olá,
Devo dizer que gostei muito de ler o post. Concordo com o que escreveste.
Eu tenho um blog desde 2011.. primeiro começou por ser algo para escrever opiniões e divertir-me com os meus amigos. Entretanto, avançou para algo mais em “grande”, em que entre passatempos, parcerias, etc, atingi um numero de seguidores alto. Isto vai de encontro a alguns pontos que mencionaste: muitos seguidores, tanto no blog como nas redes sociais do blog, mas só fizeram gosto porque são meus amigos ou porque estavam interessados em participar nos passatempos que ia tendo no blog; pouco feedback ao resto dos posts que fazia.
Acabei por me cansar, também a vida mudou um pouco… terminei a faculdade, comecei a trabalhar e casei… parece que não, mas tratar da casa, trabalhar e afins, faz com que não sobrasse tanto tempo para o blog e acabei por desistir de post baseados em marcas, passatempos, etc. Foi como se toda a interacção no blog desaparecesse.
Uma vez que o blog para mim é um hobby, neste momento, faço posts de coisas que gosto, de situações do dia-a-dia, algumas receitas (de vez em quando, eheheh), musicas, opiniões sobre livros, etc.. confesso que estou contente com o meu blog assim.
Não vivo do blog, porque acho que não tenho tanto jeito para estas coisas como tu, acho que fazes um trabalho muito bom com ele e sei o trabalho que dá. Parabéns pelo post e pelo blog.
Beijinhos
Olá Patricia
Obrigada pela tua mensagem e partilha.
Ter um blog só para marcas e passatempos não é muito motivador. Fico feliz por teres encontrado o rumo para o teu blog.
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia… entendo-te tão bem…sempre gostei mto de escrever e partilhar ideias tanto em blog como nas redes sociais…sempre por hobbie porque nunca tive mais ambição do que isso. Desde escrita criativa, a receitas e curiosidades sobre musica e fotografia e livros, tive vários blogs e páginas mas todas foram morrendo, não por falta de vontade da minha parte mas por falta de feedback.. acho que o que eu mais procurava era gente com quem falar e partilhar ideias sobre os mesmos gostos que eu tinha…coisa que na minha “real life” diaria não encontrava… piada ou não, sempre que criava um blog novo achava que ia ser diferente, mas acaba sempre da mesma forma… ainda bem que há pessoas como tu, que não desistem de tentar chegar mais longe…espero poder continuar a ler-te durante muitos anos…não sou vegetariana mas já aprendi muito nas páginas deste blog. Acho que o principal é ter vontade de adaptar o conhecimento à nossa realidade… Beijinho Vânia… e muito sucesso 🙂
Olá Célia
Obrigada pela mensagem carinhosa.
Beijinhos
Olá Vânia,
Gostaria de lhe dar os meus parabéns sinceros pelo seu trabalho e conteúdo. Eu confesso que não seguia o blog ou os vídeos do youtube até este ano, onde me ofereceram o seu livro no meu aniversário. E ainda bem que o fizeram porque despertou-me interesse para saber mais sobre o made by choices e de facto é quase uma espécie de serviço público que faz aqui. Oferece aqui muita informação importante para quem procura alternativas mais saudáveis e sustentáveis, que nos é apresentada de forma leve e atrativa. E é-nos oferecida de facto porque não temos de pagar para ter acesso a ela.
Espero que o trabalho que faz lhe continue a trazer um propósito, concretização, feedback possitivo e dinheiro porque como em qualquer trabalho é o que nos faz continuar.
Sobre o post, como tudo na vida, nada é perfeito e ainda bem que foi sincera sobre os aspectos menos positivos, penso que ainda há inveja ou falta de empatia porque nem toda a gente tem consciência disso.
Muito sucesso e obrigada pelo conteúdo 🙂
Um beijinho
Olá Andreia
Fico muito feliz por ter sido o livro a trazer até ao Made by Choices, o meu muito obrigada pelas palavras e carinho. Significaram muito para mim.
Beijinhos
Vânia
Vânia,
Já há algum tempo que sigo o seu trabalho, nas redes sociais e também através da aquisição do seu livro. Gosto muito!!! Desde início o que me cativou foi a forma despretensiosa, humilde e transparente com que faz as coisas.
Não sou de fazer comentários “públicos”, mas acho que chegou a altura de lhe agradecer por tudo o que tem feito onde transborda amor, dedicação e humildade e o que me fez escrever este pequeno texto foi o facto dos seus últimos posts terem sido mais íntimos, onde abriu o seu coração, se expôs mais um pouco e é dessa franqueza que eu gosto e aprecio.
Muito obrigada pelo excelente trabalho em prol de uma alimentação mais saudável, consciente e ecológica.
Eu estou a fazer a transição para uma alimentação vegetariana sem lacticínios já há meses largos, redução de consumo de ovos e carne branca só uma ou duas vezes por semana. Também foi o seu trabalho que me deu esse empurrão, sem dúvida.
Este Natal fiz duas das suas receitas de doces mais saudáveis e foram um sucesso cá em casa, o que é sempre bom!
Continue, por favor, a fazer o que faz tão bem que nós cá estamos para a apoiar.
Um grande beijinho,
Vera Calha
Olá Vera
Muito obrigada pelo carinho e por fazer um comentário público ;-). Estes comentários significam muito para mim e ajudam-me a continuar.
Muitos beijinhos
Vânia
Olá Vânia!
Quero agradecer – te por não teres desistido.
O teu blogue ajudou – me imenso na minha mudança e claro, continuo a cuscar para ter inspiração na cozinha!
Indico sempre o teu blogue a quem procura receitas saudáveis e digo que é o”Melhor!!!”… e para mim é.
Para além das receitas, partilhas connosco os videos, informação e dicas. E tudo isto de uma forma muito bonita e eficiente pois não me sinto “perdido” no teu blogue. A informação está muito acessível e é fácil encontrar o que procuramos.
Mais uma vez agradeço todo o teu tempo, esforço, trabalho e empenho.
Grata…. de coração!
Olá Tânia ❤️
Obrigada pela mensagem e pelo carinho! São estas mensagens que fazem o meu trabalho valer a pena.
Beijinhos
Vânia
Adorei o artigo, muito honesto e esclarecedor! 🙂
Espero que estes artigos mais “pessoais” continuem, porque é realmente interessante conhecer um bocadinho do outro lado deste tipo de blogs e páginas nas redes sociais, e o grande trabalho por trás de tudo isto.
Obrigada por partilhar toda a experiência connosco 🙂
Obrigada pela mensagem Inês ❤️
Olá Vânia, grata pelo artigo. Gostei muito.
Partilho do mesmo sentir. No meu caso, tenho um projeto que envolve também um espaço físico a gerir, além das redes sociais, site, publicações, artigos e a dinâmica familiar e pessoal (para levar qualidade ao outro preciso estar bem e feliz).
Ai como me revi que trabalhar por conta própria não tem horário definido. Também eu mergulho pela madrugada e dedico alguns dos dias convencionais de descanso a trabalhar.
Faço-o por amor ao projeto que criei como se de um filho se tratasse. Afinal, fazer o que mais amo e partilhá-lo é uma bênção, as pessoas merecem projetos e serviços de qualidade, esse é o meu foco.
O meu bebé está quase a fazer um ano e já começa a caminhar, chama-se Alquimia Feminina Interior.
Grata pelas tuas partilhas, sabedoria e conteúdo de valor ☺
Olá Flor ❤️
Obrigada pela mensagem e pelo carinho.
Parabéns pela Alquimia Feminina Interior.. adorei o nome!
Amor é a chave. ???
Olá, Vânia!
Tomei conhecimento do blog em agosto passado, através da revista ACTIVA, onde foram publicadas as receitas de umas saladas e uma sobremesa. Tenho sempre receio dessas experiências, pois poucas correm bem ou não aprecio. Acontece que experimentei e adorei, tal como o ” homem cá de casa”. Foi então que fui ao blog, e desde então que faz parte da minha rotina.
Já andava há algum tempo para lhe escrever, para lhe disser MUITO OBRIGADA pelo altruísmo que demonstra, ao partilhar receitas tão boas e outras informações muito úteis, e também pela forma como o faz: adoro os videos, ajudam imenso.
Reconheço, respeito e admiro todo o trabalho.
Votos muito sinceros de sucesso!
Obrigada!
Beijinho
Olá Sandra,
Muito obrigada pela partilha e fico muito feliz que as experiências tenham corrido bem ❤️
Muito obrigada pelo carinho ?????
Olá Vânia!
É uma realidade. Este tipo de situações acontece muito com as actividades mais criativas – designers, ilustradores, freelancers, etc. Eu, também enquanto designer, quantas vezes não me pediram para fazer logos, ilustrações, montagens, websites, edição de fotos, vídeo tudo gratuito? Dizemos que sim, porque as pessoas que nos pedem são muitas vezes nossas amigas e eu pessoalmente não consigo dizer-lhes muitas vezes que não posso fazer um trabalho de forma gratuita, mas pensando seriamente, eu seria incapaz de pedir alguém para me fazer um trabalho de forma gratuita. Mas nestas áreas mais criativas, muitas pessoas pensam que “é só um desenho, é só uma edição”, etc etc, e não é bem assim. Acontece muito em Design por exemplo, que se estiver a fazer algum trabalho para um amigo, ele tem a noção que é só uma “coisa simples e que não demora tempo nenhum”, mas depois perdemos mais tempo, porque vai querer alterações ao que fizemos (a primeira vez nunca sai bem) e no fim do dia perdemos uma semana com um trabalho gratuito!). O software que utilizamos é pago, por isso o dinheiro tem de vir de algum lado. As horas que gastamos a investir nos trabalhos deveriam também ser pagas e não feitas de forma gratuita, mesmo que quem nos esteja a pedir seja nosso amigo. O cúmulo é que se pedirmos dinheiro, ficam ofendidos e então já não vão querer esse trabalho feito! Foi algo que demorei algum tempo a perceber, como funciona a mente de algumas pessoas. E o mesmo acontece com os bloggers, muitas marcas e muitas pessoas querem que se escreva algum post sobre um produto/marca de forma gratuita. De preferencia com muitas fotos, editadas num software pago por nós, em que investimos muitas horas, em que tivemos de comprar algum acessório ou outra coisa qualquer para que a imagem “venda mais” – no teu caso se calhar até vários ingredientes para completar o ingrediente a promover, se podermos fazer um vídeo melhor ainda e publicitar no facebook, instagram e website. Tem que se pensar mais nas pessoas e que todos nós temos contas para pagar e não deve haver trabalho gratuito (a menos que seja algum projecto nosso pessoal que queiramos investir algum tempo porque acreditamos na mensagem que queremos transmitir, ou se estivermos a contribuir para alguma causa nobre). É triste às vezes pensarmos nestes efeitos mais negativos, porque é uma grande batalha que nós próprios temos de travar contra muitos pensamentos de algumas pessoas e o caminho até lá chegar não é nada fácil! Este é um dos aspectos, porque em todos os pontos que referiste, creio que todas as actividades criativas se poderiam aplicar. Isto porque, na sociedade actual, não nos cabe na cabeça pedir a um contabilista por exemplo para fazer o nosso IRS, que depois oferecemos amêndoas como retribuição. (Já me pediram para fazer um poster e em vez de dinheiro darem-me pistachios!! É claro que disse que não!) Se todos tivéssemos este tipo de comportamento, como não seria o nosso mundo? 😉
E é assim, mas acho que nos dias que correm, mais vale focar-nos nos aspectos positivos, e lutar muito para que as mentalidades mudem. Beijinho *
Olá Teresa,
Como compreendo tudo o que foi descrito. Por esse motivo faço sempre questão de pagar pelos serviços, seja de amigos ou não… sei bem todo o trabalho que implica. Acho que este comentário descreve bem toda a realidade (que eu própria não disse). Mudar isto só depende de nós… temos de dizer mais “não”! obrigada ❤️
Olá Vânia, tenho gostado tanto desde teu arranque de ano com temas mais de dentro, do lado de lá da cortina dourada que todos imaginam existir, não é? 🙂
Eu tenho o Vida 1.0 (www.vidaumpontozero.com) conciliado com uma actividade profissional exigente e não é fácil. Impomo-nos calendários e objectivos que queremos levar a quem nos lê, mas as vezes não se consegue chegar a tudo. Ainda assim, vale a pena continuar, tenho conhecido projectos, pessoas e informações tão interessantes para partilhar, que é impossivel não crescer como pessoa.
E mtos parabéns pelo teu caminho tranquilo e seguro!
Olá Paula ❤️
Obrigada pelo carinho. Verdade por detrás da cortina existem outras coisas..
Parabéns pelo Vida 1.0… é isso mesmo vale muito a pena continuar se faz sentido para nós!
Beijinhos ???
Gostei muito do post. Acho que hoje em dia cada vez com as redes sociais é fácil e simples vermos o lado glamoroso de basicamente tudo. Tudo parece simples e fácil quando as coisas nos bastidores raramente são assim, se não nunca. Muito obrigada e vou começar a seguir o blog e deixar comentários sempre que possível!! 🙂
Obrigada pelo carinho Carla ❤️
É preciso muito amor! 🙂
Muito ❤️
Olá. Sim concordo consigo… Também tenho um blog. É recente. Iniciei-o para desabafar. Os meus pais estão na suíça, a minha irmã está em outra cidade, e o marido em Espanha, Resumindo, sou só eu e o meu filhote de 14 meses. Assim é uma maneira de partilhar as minhas opiniões, desafios da maternidade e para me sentir acompanhada. Faço tudo com o coração!
Beijinhos
❤️❤️
Olá Vânia, sigo o seu blog há algum tempo, mas nunca comentei nada. Mas todos os dias vou ver se há alguma coisa nova =) gosto imenso das receitas ( sem nunca as ter feito ou provado) mas é um bichinho que aqui anda pela comida vegetariana e uma alimentação mais saudável ( sem carne principalmente). Vou introduzindo esse conceito aqui em casa mas raramente é bem vindo, a não ser que venha acompanhado por carne ou peixe, claro! Ter um desportista que quer proteína (muita proteína) às refeições torna a coisa um pouco mais difícil. Mas vou lá chegar! Nem que seja apenas às 2as feiras (inicialmente), só tenho é que descobrir alguns truques. Mas continue o bom trabalho que tem estado a fazer porque blogs como o seu há poucos. Eu também gosto das coisas bem feitas, ‘arrumadinhas’ e com tudo a que tem direito, e o seu blog é assim! =) Não tenho nenhum blog ( nem é minha aspiração ter) mas gosto de seguir os blogs e ver o que trás à nossa vida. Porque qualquer publicação que seja feita, muda sempre um bocadinho a nossa maneira de ver a vida. É como um livro, mas a história depende sempre da pessoa que está por detrás do blog. Parabéns pelos 3 anos e que venham muitos mais! Beijinhos ***
Olá Susana,
Percebo perfeitamente, numa casa onde só uma pessoa quer fazer alterações fica difícil, acredite que não está sozinha ? tudo com tempo. Fazer apenas um dia vegetariano ou com mais vegetais já é muito positivo. Cada família e casa tem o seu ritmo.
Muito obrigada pelo carinho. Beijinhos Vânia
Não tenho um blog mas tenho uma empresa, e revejo-me muito neste post. Toda a gente pensa que é muito fácil, estão sempre a perguntar-nos se já estamos a ganhar milhares/mês e a dizer que temos uma grande vida. Ninguém pensa que muitas vezes a motivação não vem, nas saudades de trabalhar com colegas, que ganhar dinheiro às vezes demora (se não fosse o ordenado do meu marido eu também não teria conseguido). Mas não trocava por nada, porque a sensação de “eu fiz isto e resultou, e trouxe algo de bom às pessoas” é óptima!
Olá Raquel,
Percebo perfeitamente só quem passa pelas situações no dia-a-dia é que compreende realmente. É tão bom quando temos apoio ❤️ Beijinhos e muito muito sucesso para a empresa. Vânia
Gostei muito do post Vânia! Obrigada pela tua transparência! Continua o ótimo trabalho, beijinhos
❤️❤️❤️
Identifico-me completamente com o post apesar do meu blog ser de viagens, as questões acabam por ser as mesmas. O meu blog também fez agora 3 anos e senti a necessidade de parar e “dei-me” o mês de janeiro para descansar das redes sociais. Porque no meu caso tenho um trabalho para além do blog e nem sempre é fácil chegar a casa e ir novamente para o computador. E como o blog é sobre viagens nunca mais fiz uma viagem sem estar com “olhos de blogger”. É como dizes, há que saber quando parar e eu precisava mesmo desta pausa. Um beijinho grande e continuação do excelente trabalho.
Olá Sónia, é muito importante parar sim, parar faz bem, pois muitas vezes voltamos ainda mais renovadas. Beijinhos e vou acompanhar o blog ❤️ Vânia
Olá Vânia 🙂 Gostei muito deste texto, parabéns, está incrível e muito honesto acima de tudo. Obrigada por partilhares aquilo que, como dizes, poucas pessoas partilham. Eu, além do blog, tenho o meu trabalho, de oito horas, que é o que me paga as contas e às vezes é super difícil gerir tudo para que seja como quero. Para mim, este texto foi importante por teres desmistificado aquela ideia de que ficar em casa a escrever é o cenário perfeito.
Obrigada e Beijinhos 🙂
Olá Andreia ❤️?
Ui imagino mesmo, não é nada fácil gerir tudo!
hihi ficar em casa a escrever é tudo menos o cenário perfeito ??
beijinhoooos
Vânia
Obrigada pela partilha. Vou começar a dar mais feedback nos blogs que sigo.
Espero que continue este excelente trabalho.
Sandra Santos
Obrigada Sandra pelo carinho. Beijinhos
Olá!
Muito interessante o testemunho. Não fazia ideia destes bastidores. A sua transparência é mesmo simpática.
Um beijinho
??
Olá Vânia,
Não tenho qualquer blog nem faço ideia de todo o trabalho por trás, mas imagino que seja muito mesmo e com tudo o que escreves.
Já não sei como cheguei aqui ao blogue mas foi o primeiro que comecei a seguir após iniciar um caminho de mudança e tenho que fazer referência aos vídeos.
Embora achasse que daria certamente trabalho, é na realidade um trabalhão!!! Mas ficam fantásticos e é uma das razões para vir sempre aqui à procura de receitas. A partir daqui também conheci outros blogs que sigo actualmente, por isso só tenho a agradecer o que o teu (muito) trabalho tem tido de alterações positivas na minha vida ?
Olá Teresa ❤️
Muito obrigada pelo carinho. Sim dá trabalho, mas estes comentários faz todo esse trabalho valer a pena.. poder ajudar e inspirar na cozinha é a minha missão.
Muitos beijinhos
Revi-me muito nesta tua partilha! Mesmo mesmo mesmo! ‘Tu é que tens sorte, quem me dera ter o teu trabalho’ … ‘ser gestor de blogs/redes sociais é do melhor que ha’.. é mesmo porque não o têm! Apesar de adorar o que faço, não há horas para trabalhar, e como dizes, a toda a hora se pode trabalhar e o conteúdo para criar nunca se esgota ??
Olá Maria ?
Só quem passa por elas compreende como é. Não há mesmo horas. Obrigada pela tua mensagem e testemunho. Muitos beijinhos ??
Parabéns Vânia pelo seu trabalho.
Sigo o Instagram e o Blog e adoro. Aliás, neste momento tenho um gosto enorme por comida vegetariana graças ao que aprendo consigo e o próximo livro a comprar será o seu.
Fez muito bem em partilhar esta realidade. Apesar de não trabalhar por conta própria sei o que é porque tenho familiares a fazê-lo e sei que não há horários nem férias “a sério”. E admiro muito quem o faz porque no meu ver precisa de uma força de vontade enorme e passa por muita solidão que nem sempre é fácil.
Parabéns e obrigada ♥?
Olá Ana,
Muito obrigada pelo carinho ❤️
Olá Vânia, desde já agradeço a partilha que fizeste ao falar de todas estas coisas que muitas vezes pensamos mas teimamos em falar cá para fora… Desde que me tornei vegetariana os primeiros blogs a que acedi foram o teu e o da Márcia Gonçalves, do Compassionate Cuisine e foi a ver estes exemplos que decidi avançar com um pequenito projecto, o meu blog de receitas veganas. Admito que nunca pensei em ganhar dinheiro com o blog (nem ganho nenhum) pois o que sempre quis fazer foi conseguir partilhar as receitas que invento no dia-a-dia e que penso ser uma ajuda para quem procura algo simples e neste caso 100% vegetal. Não penso na questão de ganhar dinheiro com o blog porque tenho trabalhos à parte e encaro o blog mais como um hobby e um “escape”… mas desde que o criei, em Outubro do ano passado, fui sentido algumas das coisas que falaste, principalmente o facto de ver que as pessoas mais próximas simplesmente não ligavam nenhuma ao blog. Mas com o passar do tempo apercebi-me que outras pessoas que não conhecia pessoalmente tinham interesse nas receitas que partilhava e fui assim sentindo uma grande amizade por essas pessoas que perdem nem que seja 2 ou 3 minutos do dia delas a ler o meu blog, e para mim é isso que me faz continuar com este mini projecto 🙂
Olá Cristina ❤️
Obrigada pelo carinho. Adoro o blog da Márcia ?
Tão bom! É isso mesmo, demora algum tempo e aos poucos as pessoas vão chegando até nós, até aos nossos conteúdos ❤️
Eu tenho o blog há muitos anos e sempre o fiz para mim. Comecei por brincadeira como o meu livro de receitas pessoais e depois foi crescendo em visibilidade, antes de haver facebook e instagram muitas pessoas comentavam nos blogs mas agora parece que as redes sociais são mais importantes e não há tanta interacção no blog. Eu como sempre o fiz para mim não me preocupo muito, apesar de gostarmos sempre de feedback e saber que esta alguém do outro lado, mas com receitas não é fácil as pessoas chegam, copiam a receita e vão embora.
Sendo que apenas o faço por gosto e nos tempos livres que são muito poucos vai andando devagar e mesmo assim já tive propostas de marcas que como tu dizes são ofensivas… criar receitas inteiras em troca de 1 embalagem de um produto. Sinto muitas vezes que o trabalho não é valorizado mas depois continuo porque não trabalho para as marcas mas para mim e para quem gosta de visitar o blog. Parece tudo muito fácil e não há muita ideia do trabalho que está por trás dele.
Muitos parabéns e continua com este maravilhoso trabalho, comprei recentemente o teu livro e estou a adorar.
Olá Sara,
Sim é verdade, os blogs têm cada vez menos interação, mas acredito que muitas pessoas sigam um blog e não comentam (a mim acontece o mesmo), adoro vários blogs e raramente comento. Acho que quando acreditamos no nosso trabalho as pessoas acabam por chegar e ficar. Trabalhar por amor não é fácil, mas acredito que é uma missão. Quanto às marcas é uma luta diária, mas cabe a nós dizer não e mostrar os motivos.
Beijinhos e muito sucesso para o blog
Vânia
Oh minha querida concordo totalmente com o que dizes! Por vezes é difícil, e disso sei eu que, com a escola, os exames, tempo para mim e para a família quase não me dão tempo para escrever no blog. Mas como eu gosto do que estou a fazer não vou desistir. Tento sempre me lembrar que se quero escrever no blog, só depende de mim! Beijinhos querida e continua com este maravilhoso trabalho que tens feito e um dia terás, com certeza, todo o sucesso que mereces <3
Isso mesmo Ana, não desistir se acreditamos que faz a diferença ❤️❤️
beijinhos
Vânia
Que bom ter-me deparado com este blog!
Reencontro me imenso com tudo o que escreveste, e ainda estou a dar o passo que falta para investir no meu blog a 100%. Mas foi bom ler a tua publicação e perceber que há muito para além daquilo que julgamos ser tão simples! E a preguiça as vezes é a minha melhor amiga…
Continua o excelente trabalho, ainda agora aqui cheguei e já estou fã destas receitas e das fotografias maravilhosas que publicas!
Obrigada! Um beijinho
Obrigada Inês pelo carinho ❤️ vamos lá tirar a preguiça ?
Não podia deixar de comentar este artigo, querida Vânia. Senti cada palavra como se fosse minha. Apesar de não fazer do blogue a minha vida e o meu ganha pão, tenho-lhe um carinho enorme e nem sempre é fácil gerir o tempo. As pessoas pensam normalmente que isto aparece por artes mágicas, mas se soubessem a ginástica que há por trás…
Quantas vezes desesperei porque as coisas corriam todas mal? Quantas vezes saí a correr para fotografar numa hora e voltava a correr para o trabalho? Não é fácil…
Mas sabe tão bem poder partilhar não é?
Um abraço
sara
Querida Sara ❤️
Admiro muito o teu trabalho (já estás nisto há muito mais tempo), conciliar tudo não é nada fácil. Ui é um desafio. Mas por isso é que as pessoas seguem o teu trabalho, por tudo o que lhe dedicas e isso nota-se. É maravilhoso poder partilhar sim!
Muitos beijinhos
Obrigado pelo teu post sincero, e muitos parabéns pelo excelente trabalho ao longo dos anos!
Já tentei começar um blog múltiplas vezes, caindo sempre no esquecimento, mas estou a tentar motivar-me para um novo, sobre outro tema mais próximo do coração.
Grande abraço! ?
Olá Helder,
Obrigada pelo testemunho 🙂 é importante gostar do tema sim, para não cair no esquecimento.
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia!
Grata pela tua coragem, sinceridade e verdade.
É 1a vez que comento um artigo que leio na internet.
Já tive um projecto com toda logistica online e acabei por desistir.
Entretanto há sempre esta vontade de partilhar e escrever, ficou muito mais forte após maternidade. Já tive a pagina para criar o blog aberta algumas vezes. E agora estou a criar um blog sobre parentalidade consciente e desenvolvimento pessoal, já escrevi o 1o artigo. E fiquei a sentir tudo o que sentias e partilhaste. Espero que consiga encorajar-me e publicar. Sinto muito esta vontade de partilhar o que vou estudando e aprendendo.
Parabéns pela tua força, motivação, por seguires o teu coração!
Só por curiosidade eu e a minha filha somos Vegan e tenho “namorado” o teu livro, quando conseguir vou adquiri-lo com certeza.
Olá Ângela,
Obrigada pela mensagem de carinho.
A motivação tem de partir de ti.. se já sentes essa vontade em partilhar com o mundo o que vais aprendendo, põe cá para fora. Acho que isso já é um sinal. Não há que ter medos ou receios. Tudo começo com a vontade. Por isso força.
Muitos beijinhos
Vânia
Olá Vânia
Conheci o teu trabalho através de uma homeopata e amiga, que me ajudou com as bronquiolites e otites do meu filho de 18 meses (na altura), apenas dizendo…”não lhe dês leite de vaca”…a partir daí o rumo da conversa seguiu até à Made by Choices…”se queres ter uns exemplos de uma alimentação mais saudável, dá uma espreitadela”.
E, apesar de não ser vegetariana, adoro o teu trabalho e empenho. PARABÉNS! Fiz muitas alterações na alimentação da nossa família graças a ti…bebidas vegetais, leguminosas compradas no mercado e demolhadas em casa, legumes de todas as maneiras e feitios (antes a alface e o tomate deviam ser dos únicos a entrar, com a exceção da sopa do meu filho)…
Isto tudo para dizer (e eu sei que não sou muito boa no dom da palavra escrita…os números são a minha “praia”) que o amor e o carinho que depositas no teu trabalho, é bem visível…CONTINUA 🙂
Beijinhos
Ola Isa,
Tão bom! Obrigada, muito obrigada pelo carinho ❤️??
Olá Vânia, bom dia.
Parabéns, este post é genial e faz-me sentir que não estou sozinha nesta batalha entre as redes socias vs blogs.
Tenho o meu blogue á quase quase 2anos, já tive fases em que ponderei sinceramente desistir dele. Mas, a verdade é que o meu blog para mim é o meu vício.
Gosto de escrever para “alguém ” ler.
Gosto de partilhar ideias, opiniões, sugestões.
Se é cansativo depois de 9horas no trabalho, tratar da Leonor e da casa… puxar pela cabeça e escrever? Claro que sim. Mas… é compensador acordar ir ver as visualizações e sentir que alguém leu o que escrevi.
Ainda nao tenho muitas respostas aos meus posts, mas acredito que com o tempo as coisas vão acabando por acontecer naturalmente.
Um beijinho
Mamã da Nônô
Olá Ivania,
Obrigada pela mensagem. Com o tempo todo o esforço vem e compensa ❤️ muita força e beijinhos para a Nônô ??
Olá Vânia, bom dia.
Parabéns, este post é genial e faz-me sentir que não estou sozinha nesta batalha entre as redes socias vs blogs.
Tenho o meu blogue á quase quase 2anos, já tive fases em que ponderei sinceramente desistir dele. Mas, a verdade é que o meu blog para mim é o meu vício.
Gosto de escrever para “alguém ” ler.
Gosto de partilhar ideias, opiniões, sugestões.
Se é cansativo depois de 9horas no trabalho, tratar da Leonor e da Leonor, puxar pela cabeça e escrever? Claro que sim. Mas… é compensador acordar ir ver as visualizações e sentir que alguém leu o que escrevi.
Ainda nao tenho muitas respostas aos meus posts, mas acredito que com o tempo as coisas vão acabando por acontecer naturalmente.
Um beijinho
Mamã da Nônô
Rectificação
(* da Leonor e da casa.)… puxar pela cabeça e escrever…
Olá Ivania,
Não, não estás sozinha 🙂
Sei bem o que sentes. Tudo vem com o tempo e tenho a certeza que existem muitas pessoas interessadas em ler o que tens para partilhar. Por isso não desistas.
Muitos beijinhos
Vânia
Obrigada por esta partilha e dares a conhecer o trabalho que está por detrás de um blogue, tanto as coisas boas como as menos boas, independentemente de este ser conhecido ou não.
Acho que um blogue é um espaço de criatividade e partilha da pessoa, mas exige trabalho e empenho como qualquer outro projecto. E o seu sucesso depende muito da nossa dedicação, persistência e, acima de tudo, de muita vontade para ajudar e partilhar com as pessoas.
Obrigada por mostrares o nosso esforço e que não sou a única a lutar contra a maré!
Respeito muito e gosto do trabalho que tens partilhado!
Beijinhos,
Alexandra
Obrigada eu pelo carinho Alexandra ❤️❤️ muitos beijinhos
Olá Vânia!
Queria agradecer por toda a dedicação envolvida no seu trabalho, ando me inspirando cada vez mais! Não pretendo ter um blog mas percebo uma certa vontade em mim de ser minha própria chefe e estou amando esses posts relacionados a trabalho e o que rola nos “bastidores”!
Apesar de ter falado um pouco sobre, gostaria de saber se você demorou muito para dar início a esse projeto no sentido de: “Está decidido, realmente quero fazer um blog com esse conteúdo!” e como foi chegar nesse momento.
Um grande abraço!
Olá Amanda,
Obrigada pelo carinho ❤️
Demorei 3 meses até ter o blog, entre perceber como a plataforma funciona, ter um nome e a coragem de publicar o primeiro post.
Muitos beijinhos
Vânia
Vania, É inspirador ler este teu post, principalmente quando tenho um blog bebé a nascer ( tem 4 mesinhos) – easytoliveblog.com. Criei-o com toda a paixão e percebo o que dizes. Eu para já não sou (ainda) só blogger pois as contas existem mas confesso-te que esse seria o meu sonho. Faço-o com paixão, dedicação e trabalhar assim torna todas as adversidades muito mais toleráveis. Acredito que quando nos atiramos de cabeça ou quando mudamos totalmente a nossa vida para o “incerto” deve custar mais mas é também por isso que tem todo o mérito. Nesta minha jornada de mudança de estilo de vida, encontrei o Made by Choices e adorei. Estarás sempre comigo a inspirar-me. Talvez um dia também te possa inspirar eu! 🙂
Continuação de um excelente trabalho!!
Bjinhos!
Lisa
Obrigada Lisa pela partilha e pelo carinho ❤️❤️ o blog está super giro ? vou acompanhar. Beijinhooooos
Querida Vânia, posso dizer que fiquei com lágrimas nos olhos ao ler este teu artigo. Revejo-me em tudo o que escreves e também sinto que ninguém fala disto. Viver do ordenado do marido, não ganhar nada durante anos, não ter feedback durante meses, receber propostas de trabalho a troco de nada, ter muita vergonha de dizer o que fazes profissionalmente, sobretudo no meu caso depois de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento…E às vezes a família vê-te ao computador ou no telemóvel e não compreende que estou a fazer algo mais do que passear no Facebook…Tudo realidades da minha vida! Por sorte consegui criar o meu pequeno negócio das Granolas mas o crescimento é semelhante, lento e gradual. E agora para ajudar também sou mãe e quero sê-lo a tempo inteiro e então toda a dedicação que o blog e o negócio requerem fica ainda mais comprometida…E a ausência de contacto humano que não seja virtual, dia após dia, por vezes sinto-me a eloquecer… 🙂 Mas apesar dos obstáculos cá estamos em nome de uma mensagem em que acreditamos e que transmitimos com amor. Obrigada por abrires o teu coração e falares sobre isto. Abraço-te.
Querida Joana.
Obrigada pelo teu testemunho e mensagem ❤️
Acredito mesmo que te revejas nisto. Só quem tem um blog e se dedica a ele percebe realmente como é. Compreendo plenamente a parte da vergonha de dizer o que fazes profissionalmente.. é difícil explicar às pessoas que não precisamos ficar agarrados a um papel e a um curso.
A parte de ter filhos ainda deve ser mais complicado (ainda não passei por isso). Neste meio é mesmo tudo lento, mas acredito mesmo que quando fazemos por amor, é impossível não dar certo. Demore o tempo que demorar.
Muitos beijinhos e eu cá vou acompanhando o teu trabalho. ????
Olá Vânia,
Concordo a 100% contigo. Tenho um blog (Bem bons) desde 2011 e já fiz muitas paragens porque a motivação e a vida pessoal assim o exigiram. Quando retomo tento dedicar-me e ser fiel a quem me segue mas revonheço que há dias muito solitários.
Ás vezes, até pondero se deveria continuar porque acho que não está ninguém do outro lado á espera para me ler.? como as redes sociais têm hoje um papel mais influenciador que um blog, notei que há mais visualizações no facebook do que no blog, fico na dúvida se os blogs continuarão a ter impacto.
Faço receitas e partilho o que gosto, porque gosto e porque acredito que ainda tenho quem goste do que faço mas é dificil sim e por vezes inglório.
Mas quando gostamos do que fazemos, mesmo nos dias maus, tudo se resolve .
Beijinhos ,
Ana Rita M
Olá Rita,
A questão que levantas é muito pertinente (em relação às redes sociais). Na minha opinião para quem quer fazer disto uma profissão e divulgar os seus serviços, um blog ou um site é muito importante.
Eu vejo o blog como uma casa e as redes sociais como o caminho até ela. A verdade é que os nossos leitores estão nesse caminho (redes sociais), mas não podemos ficar só nas redes sociais pois não são nossas. Todos os dias mudam e se ontem o facebook estava em alta, hoje é o Instagram.. o teu blog vai ser sempre o teu blog, onde encontramos toda a informação arrumada, tu controlas o teu blog.
Sim ás vezes é um trabalho inglório, mas é mesmo isso, quando fazemos por amor não tem como não dar certo.
Beijinhos
Vânia
Vânia obrigada por este post, tenho um blog há 1 ano e meio (blog da Spice) e este texto é 100% fiel a tudo o que se passa, sinto e penso no decorrer deste caminho. Obrigada, mesmo, porque percebo que não estou sozinha, que o facto de as coisas demorarem a acontecer não significa que o meu trabalho não tem qualidade, nem tão pouco que eu estou a falhar, significa sim que há um processo, que leva tempo, mas com dedicação, amor e trabalho conseguimos lá chegar. E no decorrer desse caminho podemos aprender com quem já o trilhou (e continua a trilhar). 🙂 um beijinho, obrigada
Olá Sofia,
Não estás sozinha, a maioria dos blogs passa por isto e quem está nisto há mais tempo diz o mesmo (mas ninguém fala).
Leva tempo sim e exige muita dedicação e paciência (que é a parte mais difícil), não estás a falhar, estás no processo 🙂
Por isso se acreditas no teu projecto e blog não desistas.
Muitos beijinhos
Vânia
Obrigada Vânia ?
Vânia, quando te faltar a motivação em algum momento de “fraqueza humana”, pensa que deste lado há quem siga de forma assídua o teu trabalho! Sigo o blog graças à Sofia de Assunção, comprei o livro, sigo o Facebook e Instagram. Divulgo constantemente o teu trabalho com as pessoas que passam no meu caminho, porque também acredito no teu conceito e na minha perspectiva, faz todo o sentido. Passei a seguir outros blogs divulgados por ti, mudei a despensa (agora as tâmaras nunca faltam), cozinhei os presentes de natal e em conversas entre amigos, já todos sabem quem é a Vânia! As sementes vão sendo plantadas e a mudança vai acontecendo gradualmente. Grata por isso!
Olá Maria,
Muito obrigada pelo carinho e por gostar do meu trabalho <3
Fico tão feliz com estes testemunhos 🙂 eu acredito que sim, são sementes que demoram a crescer, mas que ficam.
A falta de motivação faz parte da jornada, mas não desistir.
Muitos beijinhos e obrigada
Vânia
Olá!
Não tenho blog e não virei a ter de certeza. Estou quase nos 60 🙂
Aprecio muito a sinceridade e honestidade, cada vez é mais raro. Por isso decidi comentar, para dar os parabéns.
E para agradecer a partilha do dia a dia de uma blogger, porque eu não fazia ideia.
Desejo muito sucesso e uma vida longa, ao blog e à autora.
Beijinhos.
Olá Maria,
Muito obrigada pelo comentário e pelo carinho.
Muitos beijinhos
Vânia
A tua sinceridade toca-me o coração.
Adoro o teu blog e sigo-o… Muito à distância, é verdade… Pouca foi a vez em que entrei em contacto contigo, mas já fiz imensas receitas e simplesmente adoro. Adoro também seres puros, sinceros e que agem de coração. Assim és tu.
Quem corre por gosto não cansa
Tudo de bom ?
Olá Ana,
Obrigada pelo carinho ❤️
Fico muito muito feliz.
Um dia luminoso.
Vânia
Vânia, nada é fácil nesta vida, mas quando trabalhamos em prol dos nossos sonhos, tudo se torna mais agradável e compensador. Não desistas, podes ter começado sozinha, mas já não estás sozinha… Tal como eu deve haver mais pessoas que “dependem” das tuas receitas e ensinamentos para cozinhar e aprender mais sobre comida saudável. Aproveito para agradecer o teu empenho e carinho. Continua por favor. Muito sucesso e conquistas para este novo ano.
Ana Cristina Pinto
Olá Ana,
Obrigada pelo carinho ❤️ adorei a parte “tal como eu deve haver muitas pessoas que dependem das tuas receitas”? é mesmo essa a minha missão, tornar a cozinha um local de prazer e saúde. Muitos beijinhooooos
Olá Vânia,
Desde criança que sempre vivi com eczema atópico e não foi até há pouco tempo que consegui erradicar este problema de vez da minha vida (e do meu corpo) ao deixar de consumir leite e respectivos derivados. Depois deste passo na minha alimentação, comecei a pesquisar mais sobre o assunto e foi então que comecei a direcionar a minha alimentação para um regime cada vez mais à base de frutas, legumes e verduras. E depois descobri o seu blog e o seu instagram e a minha vida mudou drasticamente, para melhor.
Nisto tudo (e peço desculpa pelo contexto longo da minha confissão), só lhe estou a escrever para lhe agradecer. Obrigada por toda a dedicação que entrega ao blog, às suas receitas e a nós, leitores.
Votos de um feliz ano novo!
Oh Helena, fico muito feliz e muito obrigada pela partilha da sua história ❤️❤️ são por estes motivos que o meu trabalho vale a pena.
Muitos beijinhos. Vânia
Vânia,
Obrigada por mais esta partilha. Revejo-me em tanta mas tanta coisa. Não é fácil. E quando tens mesmo de trabalhar e manter o blog com as redes sociais activas de forma consistente não é mesmo nada fácil.
Mas quando se acredita mesmo mesmo e se segue o coração como dizes há que seguir caminho 🙂
Parabéns por estes 3 anos e que os próximos te tragam ainda mais coisas boas.
beijinhos
Olá Inês ❤️
Obrigada pelo tua partilha. Conjugar trabalho e blog é um desafio mesmo. Mas vou acompanhando o teu trabalho. Continua, não desistas.
Muitos beijinhos
Vânia
Olá Vânia! Vou falar por mim e pelas minhas irmãs (gerimos um blog em conjunto). Adorei o teu post porque tudo o que disseste é tão verdade! Nós criamos o blog porque adoramos dar asas à nossa criatividade e sentimos necessidade da partilha. Mas nenhuma de nós faz do blog a nossa profissão, o que torna todo o processo na maioria das vezes mais cansativo do que divertido e isso faz-nos questionar se devemos continuar ou não. Pelo menos até agora conseguimos sempre vencer a dúvida e continuamos firmes :p eheh muitos parabéns pela partilha, realmente nunca ouvi ninguém dizer as verdades que tu disseste! Beijinho grande, Carolina** ❤
Olá Manas (e Carolina) ?
Obrigada pelo comentário ❤️
Imagino que não deve ser fácil conciliar o trabalho e um blog, mas não desistam, gosto muito do vosso trabalho.
É isso é preciso dizer estas “verdades”, pois neste mundo virtual não é tudo um mar de rosas. Há muito trabalho envolvido.
Muitos beijinhos
Vânia
Muito bom o que li porque sinto sinceridade, e tudo escrito com coerência, suga não pare, os desafios nos fazem crescer. Tenho um estilo de vida saudável depois do câncer do meu esposo e sonho ter um canal no youtub para passar minhas experiências e ajudar a outros o altruísmo faz parte de mim, mas também gostaria de ganhar algum dinheiro como recompensa; mas quando vejo as dificuldades então fico parada, mas quem sabe um dia…. Parabéns seu blog é muito bom, amo suas receitas e sua maneira de demonstrar.
Olá Aureny,
Que o dinheiro não seja impedimento para o canal do youtube.. pode inspirar muito pessoas. Força!
Beijinhos. Vânia
Eu ainda estou a começar, gosto de trabalhar no blog (parte de programação) e preparar conteúdos!
Força, estás num bom caminho.
AA
Ui essa parte é a mais chata (mas necessária).
Beijinhos
Vânia
Olá Vânia. Muito obrigada por estas tuas partilhas, este teu texto e principalmente o anterior tiveram muito impacto em mim e no meu trabalho. É realmente importante perceber que nem tudo é perfeito neste mundo digital. Apesar de já escrever há algum tempo só agora comecei a levar mais a sério o meu blog e a investir mais do meu tempo nele. Tenho aprendido muito com o teu exemplo. Muita força e já estou á espera do próximo texto.
Olá Juliana ❤️
Obrigada pela tua mensagem e carinho. Sim nem tudo (e de longe) é perfeito. Parabéns pelo blog ???
Olá Vânia,
Neste momento estou a fazer a transição das “9 às 17” para trabalhar totalmente por conta própria e a partir de casa, pois sinto que é pelos projetos que estou a iniciar (uma loja online e um blog) que passa o meu caminho. Andei um pouco perdida se o deveria fazer ou não e foi o último video do “mais saudável, ecológico e feliz” que me fez ouvir-me a mim mesma e decidir. Só não deixei totalmente, pela questão financeira.
Acredito que o me motiva mais é mesmo a necessidade de se ser multifacetada, pois sou muito criativa e os dias “sempre iguais” e sempre a fazer as mesmas tarefas desmotiva-me muito, mas às vezes preciso de me obrigar a tirar o pijama e a vestir.
O teu trabalho foi (e continua a ser) uma das minhas inspirações quando decidi optar por uma alimentação 100% vegetal.
Beijinhos 😀
Olá Lena,
Que giro que o video “mais saudável, ecológico e feliz” foi uma inspiração para ti ❤️
Muita força nesta nova fase da tua vida!!!!! qualquer coisa estou por aqui ???
“Prefiro ganhar dinheiro de outras fontes e respeitar os meus leitores.”
Quero que saibas que nós sentimos isso deste lado e que és uma grande fonte de inspiração! Tenho uma amiga com uma ideia genial de negócio com o tema comida saudavel e como precisa de ter um blog e não conhece bem este mundo ando a dar-lhe umas dicas. É incrivel como volta e meia falamos de ti e do teu exemplo disto e daquilo. Gostamos muito do teu trabalho!!
O meu blog é um hobby e tenho cá para mim que não vai passar disso, mesmo por esse trabalho todo e porque sou pessoa de trabalhar com pessoas ao vivo e a cores. Ficar os dias em casa sozinha não sou Eu. Só para não falar no compromisso e a dificuldade em desligar quando estás de folga ou férias. Por mais que adore escrever, partilhar e fotografar não parece que seja o meu caminho. “Nunca digas nunca” 😀 Mais tarde vejo-me a usar o blog como meio mediador para conseguir vender os meus serviços. Talvez.
Posto isto, muitas das dificuldades que apresentas não as sinto porque não vivo do blog. Porém tenho de dizer que este post está muito completo e tenho de concordar em tudo! O que é estranho pois tenho sempre algo a apontar ou acrescentar 😛 Mas expoes bem a vida de blogger, o facto das pessoas pensarem que somos ricos, que não dá trabalho nenhum, as horas infinitas que gastamos no antes, durante e depois de publicar, as desistencias ao fim de meses de blog…
Estou a adorar esta celebração de 3 anos de blog e estou curiosa no que vem a seguir. Obrigada por seres sempre sincera e honesta e por expores a tua vida. Precisamos de mais pessoas na blogosfera que nos falem das coisas menos boas da vida! Já agora, um encontro com os leitores? Um brunch, um piquenique, isso é que era!!!
Um abraço apertado, és uma bacana! :))))
Ps – Obrigada marido da Vânia pelo apoio enorme prestado! Aliás, qual é o marido ou namorado que nos acompanha em discussões ou workshops ligados a este mundo da internet? Só mesmo o teu hehehehe
Querida Marta ?
Obrigada pela tua mensagem e sobretudo pelo teu carinho transmitido ❤️
eheheh “nunca digas nunca”, e olha que já imaginei as tuas viagens e formas de viveres disso ?
Verdade o marido é um fixe… mas também só podia ser para me aturar ahahah
Agora a serio, obrigada por todo o apoio. Mil beijinhos ????
Ola. Tenho um blog, tenho um trabalho das 8 as 17, tenho marido e filha, e ainda tive até ao ano passado um 2 emprego. Nunca foi objetivo viver do blog pela dura realidade que isso representa. A minha filha tinha menos de 1 ano quando o criei! Tenho contas para pagar e uma boca para Alimentar. Subscrevo muito do que escreveste. O meu blog nunca “venceu” mas vou mantendo-o porque é uma forma de manter um registo das receitas que vou fazendo e que os amigos vão pedindo (umapedradesal.blogspot.pt). Não tenho tempo suficiente para investir e sempre senti que mesmo que investisse não iria ter o retorno desejado. Mas acredita que senti e sinto muito do que escreveste. Parabéns pelo blog.
Obrigada pelo carinho Sónia ❤️
Olá Vânia
Muitos parabéns pelo blog, conheço-o à pouco tempo, mas rapidamente me inspirou e agora sigo. Receitas deliciosas. Livro fantástico. Vê-se que é fruto de muito trabalho e dedicaçao. Obrigada por tudo de bom que nos transmites. Bjs…continua.
Tão bom Sandra ❤️ muito obrigada pelo carinho!!!
Olá Vânia
Não tenho um blogue, apenas página de Facebook e Instagram, mas percebo perfeitamente aquilo que diz. Não podia estar mais certa.
Obrigada pelo seu trabalho e, na realidade, o mais importante é não desistir
Parabéns
Bjs
Helena
Obrigada pelo carinho Helena ❤️❤️
Querida Vânia, estás de parabéns pelo teu sucesso!
A minha admiração pelo teu profissionalismo, dedicação, empenho e perseverança.
Apesar de termos blogs com objectivos diferentes, concordo plenamente com esta tua análise. Não tenho o meu blog para ganhar dinheiro mas por amor, para partilhar e divulgar projectos como o teu. E sei bem o trabalho que dá. O teu é muito mais!
Compensa sempre quando temos reconhecimento. E tu tens, merecido!!!!
Continua este teu projecto maravilhoso que acompanho e admiro.
Beijinhos ♥
Querida Maria de Lurdes,
Muito, muito obrigada pelo carinho ❤️ acompanho desde o inicio, tanto o Universo dos alimentos como as páginas do facebook e adoro. Não é fácil, mas vamos lá ? beijinhos Vânia
Olá! Primeiro que tudo parabéns! Adoro o seu blog e quando sigo uma receita sua é garantia de sucesso.
Quanto a este texto, agradeço a sua partilha. Eu não tenho blog ainda, mas estou a trabalhar para isso… depois de ler isto… arrependi-me! Hehe não, não me arrependo. Estive 15 anos num trabalho a dar muito de mim, sem horas, e só com stress! O blog será um escape. Obrigada pela sua sinceridade.
Beijinhos
Olá Marília,
O post não é para desmotivar quem quer ter um blog, mas alertar para os bastidores. Há tantas coisas boas por aqui 🙂
Boa sorte para o novo projecto.
Muitos beijinhos
Vânia
Obrigada Vânia! Assim espero. Mas vivendo numa ilha estou ainda mais limitada. Mas o sonho não tem fronteiras. Beijinhos e vou continuar por aqui como há muito… 😉
A internet e o sonho não tem fronteiras 🙂 podes partilhar até do outro lado do mundo ❤️
Antes de mais muitos Parabéns!!!
Podia ter sido escrito por mim e só acrescentaria que sou mãe de 2 e que tudo o que faço é com o meu filho pequenino sempre ao meu lado ( o que nem sempre correr bem e tenho que repetir receitas, vídeos etc devido ás distracções) mas confesso que o faço com muita paixão.
Beijinhos
Olá Sofia,
Com o filhote é ainda mais desafiante! Mas eu vou acompanhando tudo deste lado.
Continua com o excelente trabalho.
Muitos beijinhos
Vânia
Obrigada Vânia!!
Beijinhos grandes e um grande abraço
Identifiquei-me muito sim! Parabéns pela sinceridade e boa continuação ?❤
❤️❤️❤️
beijinhos Adriana
Olá Vânia 🙂 Já sigo o teu trabalho há algum tempo, adoro o teu livro [no qual me inspiro para muitas das minhas refeições] e adoro a forma honesta e simples como te expressas, o que faz com que sejas, para mim, das pessoas com mais credibilidade [chamemos-lhe assim] neste meio relacionado com alimentação saudável e bem-estar.
Iniciei o meu projecto/blogue há pouco tempo e já estou a sentir muito daquilo que falas neste post. Não é fácil, é verdade. Mas, como bem dizes, se fizermos isto com amor, é possível chegar a bom porto.
Um grande beijinho e obrigada**
Olá Catarina ❤️
Obrigada pelo teu testemunho. Não é um mar de rosas, mas sim é mesmo isso, seguir o coração… é impossível não dar certo. Muito sucesso para o teu projecto. Beijinhooooos
Identifico-me tanto contigo em alguns aspectos!
Realmente trabalhar sozinha e para nós, pode tornar-se complicado. Se antes me parecia ser um mar de rosas, hoje tenho dias em que sinto falta desses cafés e festas de empresa.
Porém, não trocava o meu sonho por nada 🙂
Como em todos os trabalhos há dias bons e maus, o importante é saber lidar e gerir tudo isto.
Não comento sempre mas acompanho o teu trabalho há bastante tempo.
Continua assim 🙂 um beijinho
Olá Ana,
Verdade, apesar de ser difícil, não trocava por nada!
Mas é importante falar destas coisas para muitas pessoas percebam que não é um mar de rosas. Mas quando se gosta realmente do que se faz com o tempo só tem como dar certo.
Todo o sucesso para ti!
Beijinhos
Vânia
Igualmente 🙂
Continuarei deste lado acompanhar tudo!
Um beijinho ??
???