Fazer leite de coco (ou bebida vegetal de coco) em casa é muito fácil.
Normalmente compramos o leite de coco em lata, mas o que vou mostrar neste post é numa versão mais liquida e perfeita para beber.
Podes também usar para substituir o leite de vaca em várias receitas.
Quais as vantagens do consumo de coco?
O coco para além de dar um delicioso leite vegetal é um fruto muito rico a nível nutricional (o seu valor nutritivo vai depender do seu estado de maturação e da parte do coco que estamos a consumir).
É rico em fibra, vitamina C, E, B1, B3, B5 e B6 e alguns minerais como ferro, selénio, sodio, magnésio e fosforo.
Por outro lado é muito rico em gordura (e calorias), nomeadamente gorduras saturadas (sim engloba-se dentro do mesmo tipo de gordura da carne).
No entanto a gordura do coco é composta por ácidos gordos de comprimento médio ao contrario das outras gorduras saturadas que têm maioritariamente ácidos gordos de comprimento longo.
Logo este tipo de gordura é facilmente digerido e enviado para o fígado para produção de energia (não ocorre tanta deposição de gorduras no tecido adiposo).
Mas claro que deve ser consumido com moderação!
Diferença entre leite de coco caseiro e leite de coco de lata:
Em lata:
É mais concentrado (menor percentagem de água e maior percentagem de coco). Muitas vezes também é chamado de creme de coco.
Ideal para usar em pratos como:
Também pode ser usado em sobremesas:
Nota: a partir do creme de coco da lata é possível fazer bebida de coco, para isso é necessário dissolver 100ml do leite em 600ml de água.
Caseiro ou de pacote (de litro):
É menos concentrado comparando com o de lata, mais liquido e ideal para usar em bebidas ou papas:
Como fazer leite de coco?
Podemos fazer o leite de coco de 2 maneiras:
- Com a parte branca de um coco maduro (em Portugal são os mais fáceis de encontrar)
- Ou com coco ralado.
Já experimentei das 2 maneiras e ambas funcionam muito bem, mas sinceramente vamos ser realistas é bem mais prático e simples fazer com o coco ralado!
Quando comprares o coco ralado certifica-te que não tem edição de açúcar nem conservantes.
Vais precisar de um processador de alimentos ou maquina de fazer leite (dependendo do tipo de aparelho que utilizar, varia o tempo para triturar a água com o coco).
Para esta receita aconselho o uso de um coador de pano (pode ser um coador de pano de café, um pano de cozinha ou um pano que permita passar o liquido) pois assim conseguirás extrair o máximo de liquido do coco.
A polpa que sobrar não deite fora, se não for usar de imediato guarde num recipiente de vidro no frigorífico e use mais tarde num bolo, bolachas, em panquecas, para engrossar algum molho!
São inúmeras as possibilidades.
Podes utilizar esta bebida em inúmeras receitas como substituto ao leite de vaca como:
- Papas de aveia
- Granola caseira
- ou pode bebe-lo simples
- ou com sabores adicionados como: Cacau, especiarias, canela e pode ser adoçado com geleia de arroz/maple syrup/mel ou mesmo com tâmaras (triture-as juntamente com o leite).
Vamos à receita?
Como fazer Leite de Coco
Ingredientes:
- 1 litro água
- 80 grs coco ralado ou pode usar a parte branca de um coco maduro
Como fazer:
- Começar por aquecer a água (pode ser num jarro eléctrico ou em uma panela), não deixe a água ferver.
- Juntar num processador de alimentos (ou liquidificador ou máquina de fazer leite) o coco ralado e a água quente e deixar ficar por 30 minutos (este processo é importante pois vai ajudar a amolecer o coco e a obter um liquido mais rico)
- Passado esse tempo triturar na velocidade máxima por cerca de 1:30 minutos (o tempo vai depender do aparelho que utilizar)
- Coar o líquido num passador de rede (ou pode coar directamente no passador de pano) e depois transferir a polpa do coco para um passador de pano e coar bem (o coco absorve muita água, este processo precisa de paciência)
- Não deites fora a polpa do coco, utiliza como farinha em receitas
- Transferir o líquido para um jarro de vidro limpo (de preferência com tampa) e guarde no frigorífico.
- Dura até 4 dias
Video
Notas:
Informação nutricional:
Se gostas desta receita, poderás também gostar:
Até breve
Vânia
Life hack, nunca mais comprei leite de coco. Zero desperdício, muito mais barato e rende muitíssimo mais. Obrigada pela partilha
Boa tarde,
posso colocar a bebida depois de pronta em frasquinhos de vidro e congelar?
em relação à farinha que sobra, usa assim mesmo ou é melhor secá-la?
obrigada pela partilha!
Olá Silvia.
Sim dá para ser congelado. A farinha também pode ser congelada. Se não for congelada é melhor secar para durar mais.
Beijinhos
Vânia
Olá Vania, sabes indicar pf os passos na Bimby? Grata, obrigada! ☺️
Triturar na velocidade máxima por 2 minutos
Vânia
Olá Vânia 🙂 Será que funciona se utilizar aqueles flocos de coco desidratado que se comem como snack? Sem ser os tostados, os naturais! Obrigada 🙂
Olá Joana,
Por acaso nunca experimentei com esses ??
Olá, posso usar este leite em substituição do leite de coco de lata nas receitas?
Olá Mafalda, eu uso leite de coco caseiro (e não de lata), se usar de lata convêm diluir com água, senão fica muito consistente.
beijinhos
Gosto muito desta receita! Quero experimentar fazer em casa, pois como dizes os de supermercado nem sempre são as melhores escolhas. Beijinho *
thebrunettetofu.blogspot.pt
Olá, esta receita é super fácil.. um dos meus leite vegetais favoritos. Experimenta.
beijinhos
Olá Vânia. 🙂
Chamo-me Célia, sou de Coimbra e sou seguidora assídua do teu blogue, adoro as tuas receitas pela sua simplicidade e sabores autênticos e deliciosos.
Aventurei-me na confecção dos leites vegetais quando comprei recentemente a Bimby. Comecei pelo leite de coco, adoro coco, no entanto, no dia seguinte após estar uma noite no frigorífico o liquido criou uma pasta/crosta ao cimo, suponho que seja a gordura do leite que solidificou. A minha Bimby é a nova versão – 5ª Geração TM5 – processei como indicas na receita, 1:30 velocidade 10. Será que foi tempo ou velocidade em demasia? O leite no final estava bastante quente apesar de não ser ativada a temperatura. Deixei arrefecer e só após coloquei a jarra no frigorífico. O que me aconselhas a fazer?
Muito grata
Beijinhos
Célia
Olá Célia,
É perfeitamente normal o leite de coco criar essa crosta.. é a gordura presente naturalmente e com o frio faz a separação entre a água e a gordura. O que faço normalmente é mexer e depois aqueço um pouco o leite que vou usar para a gordura se dissolver.
beijinhos